Boletim paroquial de santiago bougado 1266

Page 1

Este fim-de-semana: DOMINGO DE RAMOS/ INÍCIO DA SEMANA SANTA: Os peditórios das eucaristias serão para as despesas do Juiz da Cruz! Procuremos colaborar! No Souto da Lagoa/ Ig. Matriz (11h00): MISSA SOLENE DO DOMINGO DE RAMOS com bênção e procissão dos ramos. Dia Mundial da juventude! Neste dia convidamos a estarem presentes todas as famílias, as crianças e jovens da catequese, os movimentos e grupos paroquiais para dar início à SEMANA SANTA! No escadório de S. Gens (19h45): VIA-SACRA ENCENADA PELO GRUPO DE JOVENS. Toda a programação da SEMANA SANTA será anunciada. Esta semana: O cartório paroquial estará aberto na segunda, terça e quarta! Terça-Feira (dia 11): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. TRÍDUO PASCAL: ver a toda a programação no boletim! Procuremos participar! Convidamse também todos os catequizandos e suas famílias a participarem nestas celebrações! As Liturgias Diárias dos meses Maio e Junho já se encontram disponíveis para levantamento no cartório. Apostolado da Oração: Estão em distribuição os folhetos do Apostolado da Oração com as intenções do papa para este mês. VISITA PASCAL: como de costume nos anos anteriores, os 7 grupos do compasso (Lagoa, Bairros, Maganha, Cidai, Cedões, Lantemil, Trofa-Velha e Pateiras) vão percorrer a paróquia anunciando a alegria pascal no compasso! A cerimónia de partida será na Igreja, pelas 9h15, onde convidamos as pessoas a estarem presentes. Depois param para almoço às 13h00 e recomeçam às 14h30. No final, todos os grupos se reúnem em Cidai até às

20h00 e depois seguem até à Igreja Matriz onde se concluirá com a Eucaristia Solene pelas 20h30. Juntamente com os membros dos grupos andarão os nossos 2 diáconos, João Alves. O senhor abade, Pe. Bruno só andará na parte da tarde, pois tem que celebrar as eucaristias. Este ano vai andar pela Aldeia de Lantemil. Todas as pessoas que vão no compasso vão enviadas para levar a mensagem de Cristo, morto e ressuscitado. Levarão a Cruz ornada em sinal de vitória e depois da breve oração com todos aspergirão com a agua viva os lares. Procuremos acolher a todos com muito respeito, dedicação e fé. Também se pede a compreensão de todos quanto à visita pascal e aos pormenores de tempo e da visita. É Cristo que nos visita! O Povo de Bougado é sempre hospitaleiro, generoso, valente e amável. Por isso vamos continuar a ser grandes na fé! NOTA: o Folar é uma oferta que é dada ao pároco. Este ano ele a destinou para as despesas da Igreja e das futuras obras da residência e salão. Sede generosos! FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO DESTERRO: 17 a 23 de Abril. (Semana da Páscoa. Nas eucaristias teremos sermões com pregador).

VISITA PASCAL AOS DOENTES: Nesta Semana Santa o Sr. Abade vai continuar a sua visita aos doentes, levando-lhes conforto espiritual e a bênção de Deus. DIREITOS PAROQUIAIS/CÔNGRUA: Ainda nem todas as famílias/pessoas registadas deram a sua oferta paroquial à Igreja relativa ao ano de 2016. Esta é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia. Aproveitem para visitar o cartório nesta semana santa até à Páscoa! CONTAS: Ofertórios dominicais (dia 1 e 3 de Março): 247,83 eur. / Ofertório do dia 1 (20h00): 55,80 eur / Ofertório de 7º dia: 60,00 eur. / Ofertas particulares: 70 eur. / Oferta particular para as Almas: 50eur. / Alminhas: 8,53 eur. (para a confraria das almas).

Sacramento da Reconciliação:

Esta semana não haverá confissões!

(o pároco estará sempre disponível para o atendimento espiritual e o diálogo, dentro do horário de cartório, por marcação telefónica ou encontro pessoal com ele)

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Segunda a Quarta Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA 9h30 - 12h30 Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 15h00 - 19h30 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

judeus. Estes conhecem muito bem o Antigo Testamento e, por isso, ele faz referências frequentes a passagens deste Testamento nas quais manifesta que o que nelas estava anunciado se realizou na Paixão de Jesus. O Senhor é, de facto, o ponto de chegada de tudo o que antes tinha sido profetizado.

1ª leitura (Is 50, 4-7)

«Não desviei o meu rosto dos que Me ultrajavam, mas sei que não ficarei desiludido» Esta leitura é um dos chamados “Cânticos do Servo do Senhor”. Este Servo revela-se plenamente em Jesus, na sua Paixão: Ele escuta a palavra do Pai e responde-lhe cheio de confiança, oferecendo-Se, em obediência total, pela salvação dos homens.

Salmo responsorial (Salmo 21(22)) «Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?»

2ª leitura (Filip 2, 6-11)

«Humilhou-Se a Si próprio; por isso Deus O exaltou » Esta leitura é também um cântico, mas agora do Novo Testamento, muito provavelmente em uso nas primitivas comunidades cristãs. Nele é celebrado o Mistério Pascal: Cristo fez-Se um de nós, obedeceu aos desígnios do Pai e humilhou-Se até à morte, e foi, por isso, exaltado até à glória de “Senhor”, que é a própria glória de Deus. Evangelho (Mt 26, 14-27, 66) «Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo» Todos os evangelistas apresentam a história da Paixão do Senhor. São Mateus escreve tendo em vista sobretudo os cristãos que vêm do meio dos

A vida é paixão. Nunca ficamos insensíveis diante de um apaixonado. Ou irrita ou seduz… De qualquer modo, ele provoca. Jesus foi apaixonado de Deus seu Pai. Uma só coisa contava para Ele: fazer a sua vontade. Ora, a vontade de Deus não era que seu Filho morresse, mas que fosse até ao fim do amor. Com o risco de dar a sua vida… e foi o que Ele fez. Jesus foi um apaixonado dos homens seus irmãos. Uma só coisa contava para Ele: salvar a humanidade, arrancando-a do egoísmo, da violência, do orgulho, da riqueza, da idolatria, de tudo o que leva à morte e à infelicidade… para lhe propor o serviço, o acolhimento, o perdão, a pobreza, tudo o que leva à vida e à felicidade, e que tem um nome: o Amor. Durante toda esta Semana Santa, ergamos os olhos para Cristo na sua Paixão por Deus seu Pai, na paixão pelos homens seus irmãos. Para que nós também sejamos apaixonados! Contemplar a cruz, onde se manifesta o amor e a entrega de Jesus, significa assumir a mesma atitude e solidarizar-se com aqueles que são crucificados neste mundo: os que sofrem violência, os que são explorados, os que são excluídos, os que são privados de direitos e de dignidade… Olhar a cruz de Jesus significa denunciar tudo o que gera ódio, divisão, medo, em termos de estruturas, valores, práticas, ideologias; significa evitar que os homens continuem a crucificar outros homens; significa aprender com Jesus a entregar a vida por amor… Viver deste jeito pode conduzir à morte; mas o cristão sabe que amar como Jesus é viver a partir de uma dinâmica que a morte não pode vencer: o amor gera vida nova e introduz na nossa carne os dinamismos da ressurreição.

VOTOS DE UMA SEMANA SANTA FRUTUOSA E DE UMA SANTA PÁSCOA. (Pe. Bruno, pároco)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim paroquial de santiago bougado 1266 by Paróquia de Santiago - Issuu