Boletim paroquial de santiago bougado 1320

Page 1

A Confraria de Nª Sª do Rosário irá fazer, a partir deste fim de Semana 21 e 22 de Abril o seu peditório pela paróquia para a festa em honra de NSª do Rosário. Os elementos estão devidamente identificados com o carimbo da paróquia na folha de registo da oferta. Este domingo (dia 22): Domingo do Bom-Pastor/ Dia Mundial de Oração pelas Vocações (Os ofertórios deste fim de semana serão para a Pastoral as Vocações. // Festa em honra de Nª Sª do Desterro! Cap. Bairros (11h00): Eucaristia solene da Festa em honra de Nossa Senhora do Desterro / Cap. Bairros (17h00): Oração do Terço e Procissão em honra de Nossa Senhora do Desterro. Terça-feira (dia 24): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 25): Dia Vicarial da Catequese e do Acólito: Esta festa vicarial realizar-se-á no Pavilhão Desportivo de Alvarelhos e terá o seguinte programa: 10.15h – Acolhimento; 11.00h - Missa presidida pelo Sr. Bispo, D. Pio; 12.15h - Almoço partilhado. Tarde recreativa (jogos, música, insufláveis, etc). As crianças, adolescentes e jovens da catequese, as suas famílias, catequistas e acólitos devem participar! Quinta-feira (26): Ig. Matriz (no final da eucaristia): Adoração ao SSº Sacramento/ Momento de oração “Rogai” pelas vocações. Auditório da Junta Freguesia, em Santiago (21h30): Assembleia de Freguesia. Sexta-feira (27): Ig. Matriz (18h30-19h30): Confissões / Sacramento da Reconciliação. Cartório paroquial (21h00): Reunião com equipa paroquial da Pastoral Familiar. Dia Diocesano da Família: no dia 27 de Maio de 2018 no Pavilhão Multiusos, em Gondomar, será celebrada a Solenidade da Santíssima Trindade - o Dia Diocesano da Família. Serão homenageamos os casais que, ao longo deste ano, perfazem 10, 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial e que por isso receberão uma bênção personalizada do Senhor Bispo. Os que completam este aniversário e quiserem participar devem dirigir ao cartório para se inscreveram até dia 9 de Maio. Passeio a Fátima: A junta de freguesia irá, como habitual, organizar o seu passeio anual ao Santuário de Fátima, no dia 25 de Maio. Quem desejar participar deve fazer a sua inscrição na junta de freguesia até

dia 11 de maio. As inscrições são abertas a toda a população da freguesia. Colónias Balneares: A Divisão de Educação, Ação Social e Saúde, no âmbito das suas atividades dirigidas aos seniores do Concelho, vai promover a realização das Colónias Balneares 2018, no mês de junho e o mês de julho, sendo a 1ª quinzena de 18 a 29 de junho e a 2º quinzena de 02 a 13 de julho. A data de inscrição das colónias, que será de 16 a 30 abril de 2018, nas Juntas de Freguesia e na Divisão de Educação, Ação Social e Saúde. Os jornais “A Voz de Fátima” já se encontram na sacristia para serem distribuídos pelos zeladores. CONTAS: Ofertórios Dominicais (dias 14 e 15 de Abri: 255.91.

Horário do Cartório Paroquial esta semana: Terça e quarta-feira: encerrado! Quinta-feira 09h00-12h30 | 14h00-18h00 Sexta-feira 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado: 09h00-12h30 Dia mundial das vocações

Todos os anos, o quarto Domingo da Páscoa é o “Domingo do Bom Pastor”. É, também, desde há 55 anos, o «Dia Mundial de Oração pelas vocações». Que vocações? Pensa-se logo na vocação para o sacerdócio ministerial. Precisamos de quem continue na Igreja o serviço do Bom Pastor. Fazem falta padres ao jeito de Jesus! Mas, na nossa oração, somos convidados a alargar a perspetiva, pedindo ao Senhor que chame e dê à sua Igreja homens e mulheres especialmente consagrados que vivam de forma radical e feliz o seu Batismo, imitando e seguindo Jesus pobre, casto e obediente, dedicando todas as suas energias ao crescimento do Reino de Deus neste mundo e dando testemunho dele pela forma como vivem. Fazem falta estas consagradas e consagrados: religios(a/o)s, leigos membros de Institutos Seculares… Ao ouvirmos e lermos notícias de que a maioria das crianças portuguesas nascem de pais que não estão casados, temos de alargar ainda mais o leque da nossa oração: pedimos também ao Senhor que chame e encoraje homens e mulheres a abraçarem o Matrimónio como caminho exigente mas feliz de santidade e de serviço à Igreja e ao mundo.

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

o Bom Pastor, como é na ressurreição que reconhecemos o fruto desse sacrifício redentor. Por isso, a Páscoa é o tempo particularmente consagrado ao louvor e acção de graças. O Amor …

Não se irrita nem guarda ressentimento Texto Litúrgico Ele é a pedra que vós rejeitaste e que veio a tornarse pedra angular. (1ª leitura) Da Exortação Apostólica Amoris Laetitia: “Lutar contra o mal, mas sem violência interior. Não te deixes vencer pelo mal” (AL 103-104)”

1ª leitura (Act 4, 4-12) «Em nenhum outro há salvação» As primeiras pregações dos Apóstolos foram o anúncio global de Jesus Cristo e da salvação que Ele traz aos homens. Assim, hoje S. Pedro, aproveitando o ensejo que se lhe oferece quando se vê diante do tribunal judaico, declara, alto e bom som, que Jesus, a quem os homens rejeitaram, é a pe- O Bom Pastor está vivo! dra fundamental da nova humanidade, é o Salvador esperado, a fonte da vida eterna, como o fora No evangelho deste domingo, Jesus afirjá da saúde temporal para o paralítico que Ele tinha acabado de curar. ma: “Eu sou o Bom Pastor”. O Bom Pastor é diferente dos outros por duas razões: porque está disposto a dar a vida pelas ovelhas que ama e porque conhece as Suas Salmo responsorial (Salmo 117 (118)) ovelhas e é conhecido por elas. Chama-as pelo «A pedra que os construtores rejeitaram nome e elas seguem--n’O. “Conhecer”, mais que um tornou-se pedra angular. » ato intelectual, é comunhão de vida. É fruto do convívio, do diálogo; é gerador de amor. O mercenário, contrariamente, abandona as ovelhas no perigo e 2ª leitura (1 Jo 3, 1-2) foge. «Veremos a Deus tal como Ele é » Quem são as ovelhas desse rebanho? São aqueles que seguem a voz do Pastor, mesmo Nós somos filhos de Deus por termos acredi- todos tado em Jesus Cristo, seu Filho; mas esta situação que não participem na Igreja de modo organizado: só será, para nós, plenamente consciente depois “Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil desta vida, como, para Jesus, a glória da divindade e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e só se manifestou plenamente na sua humanidade haverá um só rebanho e um só Pastor”. É um apelo à unidade que Cristo, Bom Pastor, nos faz: um zelo depois da sua Morte e Ressurreição. apostólico para cativar outras ovelhas que ainda não Evangelho (Jo 10, 11-18) descobriram o amor apaixonado do Bom Pastor. distinguir a “voz” do Bom Pastor da «O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas » dos falsosPara pastores é preciso um permanente diálogo íntimo com Cristo, um confronto assíduo com a O tema do Bom Pastor é especialmente pró- Sua palavra e a participação ativa nos sacramentos, prio do tempo da Páscoa. A afirmação de Jesus de onde Ele nos comunica uma vida nova. que “o Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas” Jesus mostra o rosto bondoso do Pai com tornou-se realmente palpável na sua Morte na cruz. os seus gestos de carinho e de acolhimento. SeAí Ele dá a vida, oferece-Se em oblação de amor jamos continuadores dos gestos e das palavras de ao Pai pelos homens. É na cruz que Ele Se revela Cristo, o Bom Pastor, que dá a vida por todos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.