Boletim paroquial de santiago bougado 1257

Page 1

Este Domingo (dia 5): A associação de S. Pedro da Maganha irá realizar um Leilão de Oferendas para a sua obra. Terá início às 14h00. Os ofertórios deste fim de semana (4-5 de Fevereiro) são para a Universidade Católica Portuguesa. Terça-Feira (dia 7): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 8): Residência paroquial (20h00): Reunião do Conselho Económico (Fábrica da Igreja). Quinta-feira (dia 9): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração do SSº Sacramento orientada pelo pároco. Sexta-feira (dia 10): Salão (20h30): Reunião Mensal de todos os Leitores com o pároco. Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Fórum Trofa XXI (21h00): Sessão Ordinária da Assembleia Municipal. Sábado (dia 11): DIA MUNDIAL DO DOENTE! Salão (19h00): Reunião da ACR Ig. Matriz (20h00): Celebração do Dia Mundial do Doente e bênção: celebração da eucaristia por todos os doentes-frágeis, pelos que cuidam deles, profissionais e auxiliares. Convidamos todos os doentes que possam vir, assim como os médicos, enfermeiros e auxiliares de acção médica da paróquia. Também convidamos os grupos da paróquia que tenham a sua missão relacionada com a Pastoral da Saúde (os MEC’s, Vicentinos e MovTº da Mensagem de Fátima). PEDITÓRIO PARA A DESTA DA PÁSCOA (CIDAI): As pessoas responsáveis pela organização da festa 2017, irão fazer o peditório no dia 12 de Fevereiro. FORMAÇÃO DIOCESANA PARA OS MEC’S (dia 14, em Santo Tirso, às 21h00). CPM/ PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO: Os encontros de preparação para o Matrimónio vão iniciar no dia 17 de Fevereiro de 2017. Serão realizados na Cripta da Igreja nova da Trofa sempre às sextas-feiras às 21.30h. Os noivos que pensem casar nos tempos mais próximos devem frequentar estes encontros e para isso podem inscrever-se no cartório paroquial nos horários normais.

FESTAS DA CATEQUESE E BAPTISMOS: as festas da catequese e as datas dos baptismos e toda a organização dos processos e normas dos sacramentos estão disponíveis no site da paróquia: www.paroquiadebougado.pt. RECORDAÇÃO DA VISITA PASTORAL DE 2016: no site e no facebook da paróquia encontra-se um vídeo com algumas recordações da última visita pastoral. APOSTOLADO DA ORAÇÃO: estão em distribuição na Ig. Matriz e nas capelas os folhetos do Apostolado da Oração para se rezar pelas intenções do Stº Padre! CONTAS: Ofertórios dominicais (dia 28 e 29 de Janeiro): 324,82 eur. / Ofertórios de 7º dia 22,22 eur./ Foi mandado celebrar um Trintário Gregoriano por Assunção Pereira Serra (350 eur.). DURANTE TODO ESTE ANO PASTORAL OS PAROQUIANOS PODEM E DEVEM CONTRIBUIR COM A SUA OFERTA/ CÔNGRUA PARA AS VÁRIAS DESPESAS DA IGREJA. AINDA FALTAM MUITOS AGREDADOS FAMILIARES QUE NÃO FIZERAM A SUA VISITA AO PÁROCO. Podem fazê-lo até à Pascoa! Podem proceder à marcação de intenções de Missa para este ano de 2017. O oferecimento da Eucaristia é a melhor forma de oração que podemos fazer! Não esqueçamos os nossos entes queridos! CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES DE FÁTIMA: juntamente com o Movimento da Mensagem de Fátima, a nossa paróquia vai incentivar toda a comunidade a celebrar a devoção dos 5 Primeiros Sábados. Consiste em confessar-se, comungar, rezar o terço e fazer uma meditação em cada primeiro sábado durante 5 meses seguidos. Assim sendo, será distribuído à comunidade um folheto explicativo. Também nos primeiros sábados até Outubro haverá confissões de manhã, na Ig. Matriz. Tenhamos presente o pedido de Nossa Senhora de Fátima para desagravar o seu Imaculado Coração. VISITA AO SSº SACRAMENTO: a Ig. Matriz está sempre aberta durante as horas de Cartório e das celebrações. As pessoas podem visitar e rezar ao SSº Sacramento, entrando pela porta da sacristia.

CONFISSÕES: Quarta-Feira | Capelas de Bairros e Lantemil | 17h30 - 18h30

Sexta-Feira | Igreja Matriz | 17h30 - 19h00

(o pároco estará sempre disponível para o atendimento espiritual e o diálogo, dentro do horário de cartório, por marcação telefónica ou encontro pessoal com ele)

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Terça a Sexta

9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: Encerrado!

este mundo como Luz para os homens. E agora é o próprio Senhor Jesus que diz aos seus discípulos que são eles a luz do mundo, porque a luz de Deus chegará aos homens do mundo por meio daqueles que já se deixaram iluminar pela luz de Cristo. É por meio dos discípulos de Cristo que os homens acreditarão em Cristo, e, por Ele, irão ao Pai. O Cristão é Luz e Sabor para o Mundo

1ª leitura (Is 58, 7-10) «A tua luz despontará como a aurora» A palavra de Deus é-nos dirigida, muitas vezes, por meio de imagens, de comparações. A comparação é maneira fácil de ser compreendida e, por meio dela, a verdade chegará melhor à inteligência e ao coração. Hoje a palavra de Deus fala-nos muito de “luz”. A nossa vida, sem a luz da palavra de Deus, fica nas trevas; mas, se se deixa iluminar e guiar por aquela palavra, está sempre na luz, como na frescura clara das manhãs. Esta luz, que vem de Deus, ilumina o nosso coração e palpa-se nas próprias mãos, quando as nossas obras correspondem à nossa fé. É este o testemunho que já o Antigo Testamento propunha aos crentes. . Salmo responsorial (Salmo 111(112)) «Para o homem recto nascerá uma luz no meio das trevas» 2ª leitura (1 Cor 2, 1-5) «Anunciei-vos o mistério de Cristo crucificado»

Na continuação do sermão da montanha, Jesus mostra, utilizando dois símbolos – o sal e a luz, o compromisso de vida cristã a que todos os batizados estão vinculados em ordem à construção do Reino de Deus, na terra, ser: sal da terra e luz do mundo. Jesus define assim a identidade dos que se afirmam Seus discípulos. Ser o sal da terra é ser o tempero que dá o gosto pelas coisas de Deus, que dá o sabor à vida, com o seu entusiasmo, o seu otimismo, a sua alegria nascida de Deus, fonte de todo bem. O sal dá sabor à comida e conserva-a. A sua presença na comida é discreta, mas atua eficazmente. O sal dissolve-se completamente nos alimentos e perde-se em agradável sabor. Só se nota quando é de mais ou quando falta. Assim deve o cristão ser sal da terra, humilde, derretido, saboroso, que atua de dentro, que não se nota, mas é indispensável. A luz para nós é sinal de vida, de calor, dinamismo, trabalho. Ilumina o caminho, as belezas presentes na natureza. Sem a luz não as enxergamos. O cristão deve ser uma luz acesa apontando os caminhos da vida, da liberdade, do amor, da fraternidade. Jesus disse de Si: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. A luz acesa no nosso baptismo deve estar sempre bem luminosa. O cristão não é “a Luz” mas deve ser um “reflexo da Luz”, que revela a ação de Deus em nós. O discípulo de Jesus, ligado à fonte geradora da “Luz” que Deus é, deve iluminar e consumir-se ao serviço dos irmãos, tornando visível Jesus, o caminho que leva ao Pai.

A segunda leitura é, na maior parte das vezes, tirada de uma epístola, uma carta apostólica dirigida a determinada comunidade cristã. Essa leitura dá-nos, por isso, o quadro da vida dessa comunidade, e ensina-nos como poderá hoje a nossa comunidade viver também a fé cristã. Na leitura de hoje, o Apóstolo, ao dirigir-se a uma comunidade que era muito pobre, apresenta-se como missionário desprovido de meios humanos, e cuja força e riqueza lhe vem só de Jesus Cristo crucificado. É este mistério que ele tem para lhes anunciar. “Sal da terra”. As nossas vidas têm gosto? Assim também hoje a nós. E que gosto? O gosto da partilha, do acolhimento, da misericórdia, da caridade, como nos convida Evangelho (Mt 5, 13-16) Isaías? Têm o sabor de Cristo ressuscitado? Se «Vós sois a luz do mundo»

sim, as nossas vidas terão gosto para nós mesmos

Jesus Cristo é luz que vem da luz, como e para os outros… tornar-se-ão “Luz diante dos dizemos no “Credo”; Ele é o Filho de Deus, que veio a homens”. Que assim seja em mais uma semana!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim paroquial de santiago bougado 1257 by Paróquia de Santiago - Issuu