Boletim Paroquial de Santiago Bougado 1339

Page 1

Este sábado e domingo (1 e 2 de Setembro): Festa em honra de Nossa Senhora a Alegria e de São Gens (ver os programas). Fátima (3 a 6 de Setembro): IX Simpósio do Clero de Portugal (encontro de formação espiritual e atualização teológica dos sacerdotes). Terça-feira (dia 4): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. 1ª Sexta-feira (dia 7): Ig. Matriz (das 18h30 às 19h30): Confissões! Ig. Matriz (no final da eucaristia): Adoração ao Santíssimo Sacramento, com momento de oração “Rogai” pela vocações e devoção da “Primeira Sexta-Feira” pelas intenções do Santo Padre. Domingo (dia 9): Catedral do Porto (16h30): Celebração da Dedicação da nossa Sé-Catedral, início do ano pastoral diocesano e comemoração do aniversário da ordenação sacerdotal de Dom Pio Alves. (Todos estão convidados a vir a esta celebração na nossa igreja mãe da diocese em comunhão com o nosso bispo diocesano). Eucaristia das 16h30 suspensa: Nos meses de Agosto e Setembro a eucaristia das 16h30 (de sábado) estará suspensa! Retomará novamente em Outubro. Assim sendo as outras eucaristias serão rotativamente celebradas pelo Povo de Bougado. Por isso pedimos a vossa compreensão nos ajustes das intenções que vão ser feitos. Dia vicarial da Família: no dia 23 de Setembro vaise realizar o Dia Vicarial da Família para toda a Vigararia da Trofa/Vila do Conde. Será no Santuário de São Bento da Porta Aberta (Gerês). Começará às 10h30 e após o almoço haverá convívio e espetáculo de animação e às 16h00 será celebrada a eucaristia no santuário. A paróquia vai disponibilizar autocarros. O valor da inscrição é de 10 eur. Aproveitemos mais este momento vicarial. Visita aos doentes: o Sr. abade vai novamente fazer uma visita aos doentes este verão. Pede-se às famílias e aos ministros ex. da comunhão o favor de fazerem a inscrição no cartório de quem desejar a visita e conforto espiritual do pároco.

Apostolado da Oração: estão em distribuição os folhetos do A. O. Para este mês. Peregrinação das “ Gentes do Mar” (São Gens de Cidai, na segunda-feira, dia 17), com eucaristias às 9h00 e 10h30. Limpeza da Igreja: no mês de Setembro a limpeza da nossa Igreja Matriz fica a cargo das pessoas da aldeia de Cedões! Obrigado a quem limpou no mês anterior. INÍCIO DO ANO PASTORAL 2018-2019: depois de um tempo de pausa, descanso e férias, no mês de setembro o pároco vai começar a reunir com todos os grupos e movimentos paroquiais para a programação da Agenda Pastoral da Paróquia. Procuremos estar animados para mais um novo ano pastoral, cheio de desafios e possibilidades! CÔNGRUA PAROQUIAL: O contributo paroquial (“direitos”) é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia. Procurem cumprir com esta colaboração eclesial e moral. Se não tiveram possibilidades pelo menos passem pelo cartório para darem conhecimento da situação. MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: Podem proceder à marcação de intenções de Missa para os dias e celebrações que desejarem! INSCRIÇÕES DAS FAMÍLIAS: ainda existem famílias que frequentam a vida paroquial que não se inscreveram no novo programa da paróquia! Procurem visitar-nos e serão sempre bem acolhidas. Obrigado! CONTAS: Ofertórios Dominicais (dias 25 e 26 de Agosto): 233.30 eur. / Caixas e lampadários de S. Gens: 90 eur. / Oferta particular para obras: 50 eur.

Horário do Cartório Paroquial esta semana: Terça-feira e Quinta-feira: 09h00-12h30 | 14h00-18h00 Quarta-feira e Sexta-feira: 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado: 09h00-12h30

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

1ª leitura (Deut 4, 1-2. 6-8) «Não acrescentareis nada ao que vos ordeno... mas guardareis os mandamentos do Senhor »

Já à vista da Terra Prometida, Moisés recorda ao Povo de Israel a conveniência em observar a Lei de Deus, a sua perfeição e superioridade em comparação com as leis dos outros povos. A lei de Deus é a única luz que ensina aos homens o caminho da vida autêntica e verdadeiramente feliz. Mas essa lei procura antes de mais educar o coração do homem. Salmo responsorial (Salmo 14(15)) «Quem habitará, Senhor, no vosso santuário?» 2ª leitura (Tg 1, 17-18. 21b-22. 27) «Sede cumpridores da palavra» Começamos hoje a ler, e leremos ainda durante mais alguns domingos, a Epístola de S. Tiago. A passagem que hoje escutamos diznos que tudo o que há de bom vem de Deus, e Deus tudo criou pela sua palavra. Esta palavra continua a fazer ouvir-se no mundo e como que lançou em nós as suas raízes. Por isso, a nossa vida cristã consistirá em fazer que essa palavra desabroche em nós, dando muito fruto.

Evangelho (Mc 7, 1-8. 14-15. 21.23) «Deixais o mandamento de Deus para vos prenderdes à tradição dos homens » A palavra de Deus pode vir a ser adulterada pelas palavras dos homens, mesmo quando pretendem explicar e aplicar a palavra de Deus. O Senhor adverte-nos para que saibamos ler a palavra de Deus à luz do Espírito de Deus, que a inspirou, e não com a visão estreita e acanhada, e, por vezes, interesseira, do nosso espírito, demasiado humano e limitado. A palavra de Deus é espírito e vida, e não apenas letra, que, por si só, pode matar. Os escribas e fariseus tinham enchido a Lei de Moisés com tantas interpretações que se acabou por sacralizá-la e torná-la intocável, sob o nome de “tradições dos antigos”. A lei tinha-se tornado, em todos os detalhes da vida quotidiana, um fardo insuportável denunciado pelo próprio Jesus. Assim, era contrário à tradição dos antigos comer sem ter lavado as mãos. Regra de higiene elementar, sem dúvida, mas que se tinha intitulado de “purificação”. Não se submeter a essa regra era tornar-se impuro aos olhos de Deus! O que faziam precisamente alguns discípulos de Jesus. Jesus aproveita para dar uma lição de moral… A palavra de Jesus tem todo o seu valor e vigor. Quantas interpretações dadas em Igreja, ao longo dos séculos, que acabámos por identificar com a Palavra de Deus! Multiplicaram-se leis, obrigações e proibições, dizendo: “É a tradição!” Nem pensar em mudar uma vírgula das regras litúrgicas ou morais! É, sem dúvida, uma atitude tranquilizadora, mas esconde muitas vezes medos e inseguranças. É a mesma reacção que a dos escribas e dos fariseus! Ora, não é protegendo a nossa fé com uma carapaça de leis que a tornamos mais sólida, mas por uma escuta sem cessar nova daquilo que “o Espírito diz às Igrejas”. Mas é verdade que o Espírito Santo sempre teve tendência para mexer com os homens e provocálos, para fazê-los avançar para o grande largo! O Espírito de Jesus quer construir-nos como seres vivos, com uma coluna vertebral interior e não com uma carapaça exterior, para que possamos manter -nos de pé, como ressuscitados!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.