Boletim paroquial de santiago bougado 1304

Page 1

Este Domingo (dia 31): Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José. / Ig. Matriz (12h00): Eucaristia cantada: nesta eucaristia será feita a Bênção das Famílias da Paróquia. No final será distribuída um pequeno presente alimentar para partilharem em família em espírito de comunhão familiar. O pároco e o grupo da Pastoral Familiar convidam as famílias e seus membros (pais e filhos) para esta celebração eclesial e cheia de significado neste Natal. Segunda (dia1): Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz. / Eucaristias solenes: na Capela de Bairros (11h00) e na Capela de São Gens (17h30): Festas do Menino! (dar-se-á a Imagem do Menino a beijar) // Nota: pede-se o favor dos membros da Comissão de São Gens e Nª Sª da Alegria virem vestidos com as suas opas! Obrigado! Terça-feira (dia 2): Cartório encerrado! Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 3): Sala 1 (21h00): Reunião Mensal dos Vicentinos. 1ª Sexta-feira (dia 5): Ig. Matriz (18h00-19h30): Sacramento da Reconciliação/ Confissões! Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração ao SSº Sacramento pelo grupo do Apostolado da Oração (“Amigos do Papa”) e oração pelas intenções do Papa para Janeiro. Sábado (dia 6): Início do 2º período de toda a Catequese Paroquial! Auditório da Junta de Freguesia de Santiago (21h00): XII Encontro de Cantares de Reis do Grupo Danças e Cantares de Santiago de Bougado. Domingo (dia 8): Solenidade da Epifania do Senhor: Cap. de Lantemil (9h30): Eucaristia solene da Festa do Menino. (dar-se-á a imagem do Menino a beijar). “Liturgias Diárias” de Janeiro e Fevereiro encontram –se disponíveis, no Cartório, para serem adquiridas. Os Jornais “A Voz de Fátima” estão em distribuição os jornais. Pede-se também aos zeladores (as) que procedam à recolha e entrega do valor anual das assinaturas à pessoa responsável. Confrarias: Os zeladores (as) das Confrarias de São José e do Coração de Jesus devem entregar o valor dos “anuais” de 2017, bem como os nomes dos associados que faleceram durante o ano de 2017 para serem celebradas as respectivas missas. “Voz Portucalense”: Os assinantes devem renovar/ pagar, no cartório ou nos zeladores, as assinaturas do Jornal Diocesano para 2018.

Oratórios da Sagrada Família: No início de mais um novo ano queremos incentivar a oração das famílias perante o oratório da Sagrada Família nas suas casas. Pedimos às famílias que já recebem a Sagrada Família o favor de cumprir os dias estipulados para cada casa. Procurem rezar a oração que acompanha o oratório, acendam um vela e dêem uma esmola. Essas esmolas serão, a partir de agora, para se rezar uma missa mensal pelas famílias da paróquia, em especial daquelas que recebem em suas casas o oratório e vivem esta devoção. Cabe aos zeladores de cada zona zelar pela boa organização e recolha das esmolas para essas missas, e que entregarão no cartório. Precisamos muito de rezar por todas as famílias. Mas quem quiser, a partir de agora, começar a receber o oratório em sua casa, deve falar com o zelador (a) do local. Muito obrigado e rezemos pelas famílias. CÔNGRUA PAROQUIAL-OFERTA/ MISSAS: convidamos os paroquianos e suas famílias a darem a sua oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. Podem também proceder à marcação de intenções de missa para o novo ano. Procuremos colaborar com a comunidade paroquial.

CONTAS: Ofertórios das eucaristias dos dias 23, 24 e 25 de Dezembro: 709,79 eur. / Ofertório de exéquias e 7º dias: 233.63 eur./ Pé-de-Meia do Presépio da Ig. Matriz (até agora): 591 eur. AGRADECIMENTO DO PÁROCO: No final de mais um ano civil e no começo de mais um Novo Ano quero agradecer a toda a comunidade paroquial de Bougado Grande, às famílias, aos paroquianos e a todos os membros dos nossos grupos e movimentos paroquiais a sua colaboração em todos os níveis na paróquia. Tanta generosidade, tanto sacrifício, tanto amor, tanta entrega e despreendimento...mas também quero pedir-vos muita paz, espírito de comunhão e atitudes de perdão em tudo o que fazemos e construímos para Deus e para a comunidade. Quero agradecer também às empresas e às várias entidades que anonimamente ou publicamente, nos têm ajudado com imenso carinho e com as suas ofertas, e apoiado economicamente muitas iniciativas e projetos da nossa comunidade. MUITO E MUITO OBRIGADO A TODOS (AS)! A toda a comunidade de Bougado Grande (Santiago) deixo o meu desejo de PAZ e ANO 2018 ABENÇOADO: Paz, Bênção, Misericórdia e Esperança porque Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, nos abençoa e ensina a caminhar “Movidos pelo Amor de Deus”! O pároco

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários: Quarta a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

1ª leitura (Sir 3, 3-7. 14-17a) «Aquele que teme a Deus honra os seus pais » A palavra de Deus faz o elogio da vida familiar. O Filho de Deus, ao fazer-Se homem, quis nascer e viver numa família humana. Foi ela a primeira família cristã, modelo, a seu modo, de todas as demais. O amor de Deus em todos os membros de uma família é condição fundamental para o crescimento, em paz, de todos os que nela nascem e vivem, como no quadro que o sábio nos apresenta nesta leitura. Salmo responsorial (Salmo 127(128)) «Ditosos os que temem o Senhor, ditosos os que seguem os seus caminhos.» 2ª leitura (Col 3, 12-21) «A vida doméstica no Senhor.» Desde o princípio que os cristãos compreenderam que a sua fé se deve manifestar em toda a sua vida e muito particularmente na vida de família; esta pode ter sempre diante dos olhos a Sagrada Família de Nazaré, que constituiu a melhor experiência do que devem ser as nossas famílias. Evangelho (Lc 2, 22-40) «O Menino crescia, e enchia-Se de sabedoria » O quadro da vida evangélica, que hoje nos é proclamado, é cheio de mistério: a Sagrada Família cumpre a Lei de Moisés, revelando assim como Deus realmente entrou no caminho dos homens; Maria escuta a profecia de Simeão, que anuncia desde já, o mistério pascal; a vida da Família de Nazaré é um mundo de sabedoria e de graça, de trabalho, de oração e de paz. “O Menino crescia e a graça de Deus estava com Ele!” (Evangelho da Festa da Sagrada Família)

Formar grupos para cantar as janeiras e os reis durante esta semana, sobretudo junto das pessoas sós e das instituições de serviço social e caritativo. Na Paróquia pode promover-se uma arruada das janeiras… a concluir com um convívio paroquial aberto a todos. A Mensagem do Dia Mundial da Paz pode inspirar e acompanhar as quadras do cântico das janeiras e dos reis… . Movidos pela Estrela que brilha no amor, encontramos Maria, José e o Menino, nosso Deus e único Salvador. Sagrada Família de Nazaré, dai-nos uma casa rica de amor, onde brilhe sempre a luz da fé. E que a chama da Paz, acesa no fogo desta lareira, brilhe na nossa casa e na Terra inteira. COMUNIDADE DE FÉ E DE AMOR! O Filho de Deus nasceu e cresceu no seio duma família humana. Assim se cumpriu integralmente o mistério da Incarnação. Por isso se celebra a festa da Sagrada Família dentro da Oitava de Natal. Aquele que nos veio trazer a Vida em abundância pelo seu nascimento, deu a cada família o dom e a missão de ser fonte de amor e de vida no seio da humanidade. A Sagrada Família de José, Maria e Jesus, sendo a primeira a ser tocada e transformada pela graça da Redenção, pode e deve ser proposta a todas as famílias como modelo e escola daquelas virtudes e valores que são semente e fruto da felicidade. Na família de Jesus, todas as famílias são convidadas a compreender e a viver o seu próprio mistério e missão: comunidade de amor e de vida. Neste tempo e com as nossas circunstâncias, é a mesma realidade que se atualiza em cada família: a presença de Jesus Cristo que faz da família uma igreja doméstica, sacramento do seu amor por todos nós. Em Maria, todas as mães se reveem, no amor e na ternura para com os seus filhos, e também na ansiedade e no sofrimento perante condições adversas. Em José, todos os pais encontram a imagem do enlevo e da solicitude para com a esposa e os filhos. Em Jesus menino, todos os filhos se reconhecem como filhos de Deus Pai, cujo amor é visível e palpável no amor dos seus pais. Demos graças a Deus Pai pelo dom do amor conjugal e familiar que tem a sua fonte no mesmo Amor divino que nos deu o seu Unigénito para fazer de todos nós irmãos e membros da Sua Família.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim paroquial de santiago bougado 1304 by Paróquia de Santiago - Issuu