Caminhada diocesana do Advento ao Baptismo do Senhor (2018/2019): “Presépio, lugar de encontro para todos!”. Os presépios dos grupos paroquiais serão expostos - a partir deste fim de semana - no souto da Lagoa com o nome do respectivo grupo. As aldeias também terão os seus presépios expostos. Os catequisandos devem trazer os seus presépios no próximo sábado, dia 22 de Dezembro. Apelamos à criatividade e á participação. Aproveitemos para ver os presépios . Eles sejam lugar de encontro para todos!. Estamos a chegar às celebrações do Natal! Procuremos participar na dinâmica “Presépio, lugar de encontro para todos!”. Participemos com alegria, de coração purificado, nas celebrações litúrgicas do Natal com toda a família: façamos o Presépio, valorizemos os sinais exteriores, como a imagem do Menino Jesus, e mostremos como é celebrar cristãmente o verdadeiro Natal! Este Domingo (dia 16): Domingo III do Advento. Domingo “Gaudete” (Alegria) // A confraria de Nsª Sr ª do Rosário irá proceder à recolha dos anuais (9h00-12h00) nos lugares de Bairros, Maganha, Lantemil e Lagoa (Salão). // A confraria do Senhor e Santiago irá fazer o peditório em Cidai. Terça-feira (dia 18): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial para o Natal. Quarta-feira (dia 19): Residência paroquial (20h15): Reunião com Conselho para os Assuntos económicos (Fábrica da Igreja). Quinta-feira (dia 20): Ig. Nova de São Martinho (21h00): Ensaio conjunto para o Natal. Sexta-feira (dia 21): Ig. Matriz (17h00-20h00): Confissões de Advento/Natal: Estarão presentes vários sacerdotes para atender as pessoas. Convidamos especialmente as famílias, as crianças e jovens (do 4º ao 11º ano) a prepararem o seu coração para acolher bem a chegada de Jesus! Só assim será um verdadeiro Natal! Preparemos! Sábado (dia 22): Último dia de catequese antes do Natal. A catequese fará uma pausa! Porém devemos estar presentes nas várias actividades e celebrações de Natal. Participemos com fé!
Domingo (dia 23): Alameda da Estação / Trofa (15h00-17h00): Presépio ao vivo encenado pelo nossos jovens do Grupo de Jovens da Paróquia. Presépios: estão à venda, no Cartório e no final das eucaristias, na Ig. Matriz, vários presépios feitos à mão. O fruto da venda reverte para as obras paroquiais. Eis um bom presente de Natal! Visita aos Doentes: antes do Natal o pároco deseja visitar os doentes que queiram a sua visita. As suas famílias devem marcar no cartório ou através dos Ministros Ex. da Comunhão. Obrigado. A Luz da Paz de Belém”. Esta Luz é acesa numa chama que arde incessantemente na Gruta da Natividade, em Belém, e representa o nascimento de Jesus. Na nossa comunidade de Santiago foi acolhida pelo nosso Agrupamento de Escuteiros e será distribuída na eucaristia da Vigília de Natal, dia 24 (15h00). As pessoas são convidadas, nessa tarde, a trazer as suas candeias antigas para depois poderem levar esta luz e rezarem na noite e dia de Natal com as suas famílias.
neste tempo de dar ofertas e presentes convidamos os paroquianos e as suas famílias a darem a sua oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. A sustentação da paróquia depende da ajuda de todos! Obrigado! // Podem proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2018-2019. Ofereçamos este excelente presente! CONTAS: Ofertórios da Solenidade da Imaculada
Conceição (dias 7 e 8 de Dezembro): 214,61 eur. / Ofertórios Dominicais (dia 9 de Dezembro): 442,30 eur. / Ofertórios do dia de Santa Luzia (dia 13 de Dezembro): 100 eur. / Caixas da Capela de Santa Luzia: 39,50 eur. / Ofertório de Exéquias: 15,45 eur. / Alminhas de Cidai: 5 eur. (para as Almas).
Cartório paroquial e atendimento esta semana: Terça-feira e Quinta-feira 09h00-12h30 | 14h00-18h00 Quarta-feira e Sexta-feira 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado: 09h00-12h30
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial): Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Evangelho (Lc 3, 10-18) «Que devemos fazer?»
1ª leitura (Sof 3, 14-18a)
«O Senhor exulta de alegria por tua causa »
João Baptista inserindo-se na linha dos profetas do A. T., para os quais a conversão consistia em voltar a viver o amor de Deus e do próximo, indica aos homens das mais diversas classes sociais qual a penitência agradável a Deus – o cumprimento dos seus deveres, em função do amor do próximo. Mas a conversão, com o abandono do pecado, é também recepção do Espírito, ou Amor de Deus, princípio duma vida nova, que se comunica mediante um sinal de conversão – o Baptismo. Ninguém é excluído desta conversão, pois todas as situações humanas se podem viver no amor.
O convite à alegria, dirigido pelo profeta a Jerusalém, está fundamentado nesta certeza Alegria de crer, viver consoladora: Deus, o Rei de Israel e o Salvador, está presente no meio do Seu Povo, apee comprometer-se! sar das desordens e pecados passados. Esta presença amorosa de Deus traz consigo o perdão, suspendendo o castigo, afastando o A palavra com que começa a 2ª leitura medo e o desalento e dando origem a uma deste Domingo — "Alegrai-vos" — deu-lhe o renovação tão maravilhosa que o próprio Deus nome e o tom: "Domingo da Alegria". Se alegrará perante esta nova criação. No evangelho, João Batista anuncia ao povo a Boa Nova do Salvador que vem. Mas Salmo responsorial (Salmo Is 12, 2-3)) algo pode impedir essa alegria: os nossos pe«Exultai de alegria, porque é grande cados. Daí o veemente apelo à conversão. O no meio de vós o Santo de Israel » povo acolhe este apelo e pergunta. "Que devemos fazer?". 2ª leitura (Filip 4, 4-7) João Batista propõe três atitudes bem «O Senhor está próximo» concretas a quem quer percorrer o caminho da A Religião cristã é uma religião de alegria. conversão e do alegre encontro com o Senhor É certo que alguns cristãos ficam apenas na que vem: partilha com os mais necessitados, Quaresma, esquecidos de que ela é apenas justiça e não-violência. E aponta três males a uma etapa na obra redentora, e de que, para evitar — ganância, injustiça e abuso do poder além da Paixão e da Ressurreição, Cristo conti- —, pragas do tempo de Jesus e do nosso. nua a viver no meio de nós, pondo-nos em Muitas vezes nos desculpamos de que comunhão com Deus e com os irmãos. não temos nada para partilhar. Seremos assim A alegria é uma consequência da nossa fé, um imperativo do Senhor, que S. Paulo reforça. O tão pobres que nem um sorriso, um gesto de cristão deve vivê-la, mesmo nas horas más, amizade, um momento de escuta, podemos deve transmiti-la, dando assim testemunho da oferecer? presença de Deus no mundo.