Boletim paroquial de santiago bougado 1260

Page 1

Este sábado e domingo: APRESENTAÇÃO DAS CONTAS DA PARÓQUIA RELATIVO AO ANO DE 2016. JORNAL A VOZ DE FÁTIMA: está em distribuição! Segunda e terça-feira: CARTÓRIO ENCERRADO! Terça-Feira (dia 28): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial.

INÍCIO DA QUARESMA

Quarta-feira (dia 1): QUARTA-FEIRA DE CINZAS, na Igreja Matriz (20h00): Celebração de início da Quaresma com imposição das Cinzas/ Dia de jejum e abstinência. Em Quarta-feira de Cinzas os cristãos católicos recebem a imposição das cinzas, símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a fragilidade da vida humana, sujeita à morte. A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental e nesse dia são realizadas as cerimónias das cinzas em que o sacerdote marca a testa de cada fiel com cinzas, provenientes dos ramos benzidos em Domingo de Ramos. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de colocar cinzas sobre a cabeça como sinal de arrependimento perante Deus. No Catolicismo Romano é um dia de JEJUM e ABSTINÊNCIA e esta é uma normativa que deve ser experimentada no seio da nossa comunidade e das nossas famílias. Correspondendo a esta tradição multimilenar da Igreja, convidamos toda a comunidade, famílias, crianças, jovens, movimentos e grupos a participar nesta celebração penitencial! Sala 1 (final da eucaristia): Reunião Mensal dos Vicentinos. 1ª Sexta-feira depois das Cinzas (dia 3): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração ao SSº Sacramento orientada pelo pároco e com o Apostolado da Oração. 1º Sábado depois das Cinzas (dia 4): Nos Bombeiros V. da Trofa (9h00 - 12h30): Colheita de Sangue. Ig. Matriz (depois da eucaristia das 16h30): Reunião de reflexão e oração com Secretariado e zeladores(as) do Mov.º da Mensagem de Fátima (Lembramos a Devoção do 1º Sábado e a Confissão).

Salão (21h00): Reunião Mensal de Acólitos. Domingo (dia 5): Ig. Matriz (15h30): CELEBRAÇÃO DA VIA-SACRA. Salão (20h00): Reunião bimensal de Catequistas. O Tempo quaresmal: A primeira fonte da alegria onde queremos encher o nosso cântaro é a CONVERSÃO. Desde a imposição das cinzas e na primeira semana da Quaresma ressoa este apelo: alteração de atitudes, regresso a Deus, mudança de mentalidade, transformação do olhar e dos movimentos do coração. A mensagem de Fátima vem aqui ao nosso encontro com o seu repetido apelo: «penitência, penitência, penitência». A dimensão pessoal da conversão é central na mensagem de Fátima. E, no entanto, o apelo à conversão feito em Fátima não se esgota na sua dimensão pessoal: ele é também convocação ao dom de si pela conversão dos outros e pela conversão dos dinamismos da história, na certeza de que a comunidade dos crentes, no discipulado de Cristo, tem um ministério de conversão. “O convite à conversão, à oração e à penitência pretende desbloquear os obstáculos que impedem os seres humanos de experimentar uma bondade que procede de Deus e foi depositada no coração humano” (Bispos de Portugal). Para que esta conversão não se limite a um vago desejo ou sentimento propomos à comunidade paroquial de Ermesinde: – mais e melhor penitência: praticada como virtude: moderação de consumos, privação voluntária do supérfluo, alimentação mais sóbria (abstinência e jejum), combate aos vícios e dependências (álcool, tabaco, Internet, etc.); e celebrar a Penitência com o sacramento da Confissão. – mais e melhor caridade: apoiando quem sofre privações, correspondendo ao convite da paróquia para a partilha de géneros alimentares com famílias carenciadas; apoiando a Cáritas; entregando o fruto das renúncias pessoais como “Contributo Penitencial” que o Bispo do Porto fará chegar a quem mais precisa. – Mais e melhor oração: A confissão, a piedade popular, a veneração de Cristo Crucificado, aVia -Sacra, a oração do Terço (ou um mistério do terço) em família, leitura da Bíblia, da Paixão do Senhor... CONTAS: Ofertórios dominicais (dia 18 e 19 de Fevereiro): 336,89 eur. / Ofertórios de 7º dia: 14,62 eur.

CONFISSÕES:

1ª Sexta-Feira | Igreja Matriz | 17h30 - 19h00 1º Sábado | Igreja Matriz | 10h00 - 12h00 (o pároco estará sempre disponível para o atendimento espiritual e o diálogo, dentro do horário de cartório, por marcação telefónica ou encontro pessoal com ele)

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Quarta a Sexta-feira

9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

não tenham cuidados com as exigências da vida, o que é uma obrigação, mas que se abandonem à providência de Deus na oração e na confiança, e que não façam dos bens materiais – o texto diz do dinheiro, considerado como deus –, objecto de culto. As coisas adoradas como deus, não passam de ídolos; e, se as adorasse, o cristão voltaria ao paganismo. À preocupação desordenada, que leva à inquietação, Jesus contrapõe a confiança, que gera a paz: “Não vos inquieteis...”, diz o Senhor.

1ª leitura (Is 49, 14-15) «Eu não te esquecerei» O amor de Deus pelos homens é a origem da própria criação e de toda a história da salvação, e é atitude constante de Deus que nunca deixa o homem abandonado nem completamente entregue a si próprio. Por isso Deus pede ao homem que O ame a Ele acima de todas as coisas. A maior manifestação do amor de Deus pelos homens é a vinda a este mundo de nosso Senhor Jesus Cristo; mas já o Antigo Testamento afirmava claramente este amor, como nesta breve passagem do profeta. Só esse amor traz ao homem a paz total. Salmo responsorial (Salmo 61 (62)) «Só em Deus descansa, ó minha alma.» 2ª leitura (1 Cor 4, 1-5) «O Senhor manifestará o desígnio dos corações » A comunidade cristã de Corinto não era das mais fáceis. Frequentemente nasciam nela questiúnculas, divisões, contestações. O próprio Apóstolo Paulo não escapava a essas críticas. Situações tristes, fruto das limitações humanas. No meio de todas essas intrigas, S. Paulo entrega-se ao juízo de Deus. Só Ele sabe e pode ser o Juiz das intenções dos homens. Hoje, como então, a comunidade cristã não está livre de humilhações semelhantes às da Igreja de Corinto. Evangelho (Mt 6, 24-34) «Não vos inquieteis com o dia de amanhã» Jesus pede aos seus discípulos que ponham toda a sua confiança em Deus. Não lhes diz que

A liturgia deste 8º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre as nossas prioridades. Recomenda que dirija-mos o nosso olhar para o que é realmente importante e que libertemos o nosso coração da tirania dos bens materiais. O cristão não vive obcecado com os bens mais primários, pois tem absoluta confiança nesse Deus que cuida dos seus filhos com a solicitude de um pai e o amor gratuito e incondicional de uma mãe. O Evangelho convida a buscar o essencial (o “Reino”). Escolher o essencial não é negligenciar o resto: o nosso Deus é um pai cheio de solicitude pelos seus filhos, que provê com amor às suas necessidades. FESTA DA PÁSCOA DE CIDAI (16 e 17 de Abril) FESTA DA NOSSA SENHORA DO DESTERRO (17 a 23 de Abril) FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO (3 e 4 de Junho) FESTA DA PROFISSÃO DE FÉ (11 de Junho - Solenidade da Santíssima Trindade) FESTA DO CORPO DE DEUS / PRIMEIRA COMUNHÃO (15 de Junho) FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (Tríduo) (21,22 e 23 de Junho) FESTA DE SÃO PEDRO DA MAGANHA (29 de Junho, 1 e 2 de Julho) FESTA DE NOSSA SENHORA DA LIVRAÇÃO (10 a 16 de Julho) FESTA DO SENHOR/SSº SACRAMENTO E SÃO TIAGO MAIOR (25, 29 e 30 de Julho) FESTA DE NOSSA SENHORA DA ALEGRIA E SÃO GENS DE CIDAI (3 de Setembro) ROMARIA DAS "GENTES DO MAR" (18 de Setembro)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.