Boletim paroquial de santiago bougado 1295

Page 1

Este fim-de semana (dias 28-29): MUDANÇA LEGAL DA HORA (os relógios atrasam 60 min.)/ HORÁRIO DE INVERNO: as eucaristias semanais - salvo em algumas excepções - serão às 19h30! Este Domingo (dia 29): Ig. Matriz (10h30): Eucaristia extraordinária, transmitida pela RTP 1. Pede-se aos paroquianos que se façam presentes nesta celebração de festa, em que nos honra a presença da televisão que transmitirá este momento festivo da nossa comunidade. Pedimos a presença especial dos nossos grupos da liturgia (coro, acólitos, leitores, zeladores, MEC, etc...) o nosso Agrupamento de Escuteiros, o Grupo de Jovens e os Jovens do 11º ano de Catequese e todos os catequistas. Procuremos participar! NOTA: por causa desta transmissão e pelos meios técnicos que envolve, a circulação à volta da Igreja vai ficar interdita desde as 12h00 de sábado até ao fim da celebração de domingo. Pedimos compreensão! Terça-feira (dia 31): Ig. Matriz (19h30): Eucaristia vespertina da Solenidade de Todos os Santos. Salão (21h00): REUNIÃO IMPORTANTE DE INÍCIO DE ANO PASTORAL COM TODOS OS MEMBROS ELEITOS E NOMEADOS DO CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL (CPP). Quarta-feira (dia 1): SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS: o horário das missas de manhã é o de domingo. A tradicional celebração no Cemitério será celebrada à tarde às 15h30! O OFERTÓRIO DESTA EUCARISTIA SERÁ NOVAMENTE PARA AS OBRAS DO CENTRO PASTORAL PAROQUIAL (RESIDÊNCIA E SALÃO). (será distribuído também distribuído um folheto com uma mensagem do pároco de início de Ano Pastoral e mais uma breve descrição do projeto das obras)! O peditório no cemitério será realizado

pelos membros da Comissão de São Gens! Procuremos ser muito generosos já neste peditório! Muito Obrigado! O NOSSO GRUPO DE JOVENS VAI VENDER À PORTA DO CEMITÉRIO PEÇAS DE ARTE PARA AS OBRAS DA PARÓQUIA. Quinta-feira (dia 2): COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS: Ig. Matriz (7h00): Eucaristia e procissão ao cemitério/ Ig. Matriz (9h00): Eucaristia e procissão ao cemitério/ Ig. Matriz (19h30): Eucaristia com ofício e procissão ao cemitério. (OS OFERTÓRIOS DESTAS EUCARISTIAS SERÃO PARA AS ALMAS, e será realizado pela Confraria das Almas). Sala1 (21h00): Reunião dos Vicentinos. Sexta-feira (dia 3): Ig. Matriz (depois da eucaristia): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO com os jovens Apost. da Oração pelas intenções do papa: Devoção da 1ª Sexta-Feira. Salão (20h30): Reunião de MEC’s. As Liturgias diárias já se encontram disponíveis para levantamento no cartório paroquial. A CONFRARIA DO SENHOR E SANTIAGO (da Aldeia da Maganha) vai iniciar os seus peditórios pela paróquia pra festa do nosso padroeiro a partir do dia 5 de Novembro. Sejamos generosos e colaboremos! CONTAS: Ofertórios do fim de semana 21 e 22 de Outubro: 626,10 eur. (Para a Missões) / Ofertas particulares para a Igreja: 150 eur. AGRADECIMENTO DO PÁROCO: quero agradecer a todos os paroquianos que celebraram o sacramento da Reconciliação na passada sexta-feira. Foi sem dúvida uma alegria ver tanta gente e a grande afluência das pessoas. Deus ficou muito feliz! Parabéns!

CÔNGRUA PAROQUIAL:

convidamos, a partir desta altura até ao fim do ano, os paroquianos e suas famílias a dar a sua tradicional oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos integrados na comunidade são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. A manutenção de uma paróquia e os seus vários recursos humanos, espirituais e sociais tem sempre elevadas despesas, como por exemplo, as despesas com o pessoal em serviço permanente (ordenado do pároco e do secretário, e outras ofertas), as despesas de secretaria, as despesas do culto divino, as despesas com a formação dos agentes de pastoral, com a evangelização, com a catequese, as várias despesas de manutenção e conservação (eletricidade, limpeza, água, etc), as despesas em ações de caridade, etc...Por isso caros paroquianos a nossa ajuda é fundamental. Por isso, agradecemos, desde já, a vossa generosidade e partilha. Exorto a que cada um, na medida das suas possibilidades e vontade, possa cumprir este sinal de comunhão e partilha. Muito obrigado! Os paroquianos que desejam proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2017/2018. O oferecimento da Eucaristia é a melhor oferta, obra de caridade e sufrágio que podemos dar aos nossos entes queridos que já partiram! será distribuído um folheto com uma mensagem do pároco com o balanço do ano 2016/2017 e sobre as perspectivas pastorais para este novo ano de 2017/2018. Virá novamente mais uma apresentação das futuras obras do nosso Centro Paroquial de Pastoral. Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários: Terça a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

«Solenidade de Todos os Santos que estão com Cristo na glória. Na mesma celebração festiva, a santa Igreja ainda peregrina sobre a terra venera a memória daqueles cuja companhia alegra os Céus, para que se estimule com o seu exemplo, se conforte com a sua proteção e com eles receba a coroa do triunfo na visão eterna da divina majestade» (Martirológio Romano). «Os Santos, tendo atingido pela multiforme graça de Deus a perfeição e alcançado a salvação eterna, cantam hoje a Deus no Céu, o louvor perfeito e intercedem por nós. A Igreja proclama o mistério pascal, realizado na paixão e glorificação deles com Cristo, propõe aos fiéis os seus exemplos, que conduzem os 1ª leitura ( Ex 22, 20-26) homens ao Pai por Cristo; e implora, pelos seus méritos, as bênçãos de Deus. Segundo a sua tradição, a Igreja «Se fizerdes algum mal à viúva e ao órfão, venera os Santos e as suas relíquias autênticas, bem inflamar-se-á a minha ira contra vós » como as suas imagens. É que as festas dos Santos as grandes obras de Cristo nos Seus servos O amor de Deus concretiza-se logo no amor do proclamam e oferecem aos fiéis os bons exemplos a imitar» (SC, n.º próximo. Esta leitura assinala algumas situações 104 e 111).

particularmente exigentes, onde se há-de tornar concreto este amor do próximo. A primeira expressão do amor ao próximo é a justiça, sem a qual não há caridade. E não se perca de vista que este texto é do Antigo Testamento, ainda anterior ao próprio Evangelho. Salmo responsorial (Salmo 17 (18)) «Eu Vos amo, Senhor: sois a minha força. » 2ª leitura (1 Tes 1, 5c-10) «Convertestes-vos dos ídolos para servir a Deus e esperar o seu Filho» Esta leitura é como que um certificado de vida cristã, passado pelo Apóstolo à sua querida comunidade de Tessalónica, e que poderá servir de modelo e estímulo a outras Igrejas. Assim ela sirva ainda hoje para a nossa comunidade.

Evangelho (Mt 22, 34-40) «Amarás o Senhor teu Deus e o próximo como a ti mesmo » Uma pergunta frontal posta a Jesus, embora com má intenção, foi ocasião para o Senhor afirmar, de maneira solene e inequívoca, a verdadeira hierarquia dos valores à luz de Deus: o mandamento fundamental é o do amor a Deus e ao próximo. Ao ser interrogado sobre qual era o maior mandamento, Jesus acrescenta também qual é o segundo, não fosse julgar-se que, ao pretender amar-se a Deus, se poderia humilhar o próximo, como parece ter sido intenção daquele que O interrogou.

O verdadeiro sufrágio: O verdadeiro sufrágio dos nossos ente queridos defuntos - mais do que gastar rios de dinheiro em vaidades, que são mais para os vivos (flores, arranjos, etc) - passa por celebrar o Sacramento da Reconciliação pelos nossos pecados, oferecer a nossas eucaristias e comunhões eucarísticas com alma limpa, oferecer as nossas orações e sacrifícios, as nossas esmolas e visitar o cemitério com atitude de silencio, de oração e fazendo memória viva. Porque o amor e a esperança não morrem com a morte, procuremos então ajudar autenticamente os nossos entes queridos a chegar até Deus com as nossas orações! Eucaristias e adoração ao Santíssimo neste mês: durante este mês as nossas eucaristias e adorações ao Santíssimo Sacramento serão preenchidas por algumas reflexões sobre o Mês das Almas. Terço pelas Almas: o Movimento da Mensagem de Fátima rezará diariamente, antes das missas, o Terço por todas as almas, especialmente por todos os nossos familiares e benfeitores da paróquia. Indulgências: «Ao fiel que devotamente visitar o cemitério e nele orar, ainda que só mentalmente, pelos defuntos, concede-se indulgência aplicável somente às almas do Purgatório; esta indulgência é plenária em cada um dos primeiros oito dias de Novembro; nos restantes dias do ano, será parcial» (Manual das indulgências, concessão 13) / «Para ganhar a indulgência plenária, requer-se o cumprimento da obra indulgenciada e das três condições seguintes: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice. É necessário, além disso, que não exista nenhum afeto a qualquer pecado, mesmo venial. Se faltar esta plena disposição, ou se não se cumprem as condições indicadas (…) a indulgência será apenas parcial».


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.