Boletim paroquial de santiago bougado 1252

Page 1

Este Domingo (dia1): SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS E DIA MUNDIAL DA PAZ/ DIA MUNDIAL DA PAZ: Eucaristias solenes: na Capela de Bairros (11h00) e na Capela de São Gens (17h30): Festas do Menino! Segunda-feira (dia 2): Sala 2 (21h00): Encontro das “Oficinas de Oração e Vida -Aprender a orar para aprender a viver”. Terça-Feira (dia 3): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-Feira (dia 4): Sala 1 (21h30): Reunião mensal dos Vicentinos. 1ª Quinta-Feira (dia 5): Residência (20h00): Reunião da Confraria das Almas. 1ª Sexta-feira (dia 6): Ig. Matriz (18h00-19h00): CONFISSÕES. Ig. Matriz (depois da missa): ADORAÇÃO DO SSº E ORAÇÃO PELAS INTENÇÕES DO SANTO PADRE. Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Salão (21h00): Formação Cristã de Adultos e dos jovens crismados. 1ª Sábado (dia 7): INICIO DO 2º PERÍODO DE TODA A CATEQUESE PAROQUAL. Salão (22h00): Reunião de Acólitos. Auditório da Junta de Freguesia de Santiago (21h30): ENCONTRO DE CANTARES DE REIS do Grupo Danças e Cantares de Santiago de Bougado. Domingo (dia 8): SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR. Cap. de Lantemil (9h30): Festa do Menino. Salão (9h00 - 12h00): Recolha dos anuais da confraria de NSª do Rosário Capela S. Pedro (Mindelo, Vila do Conde, às15h00): ENCONTRO DE NATAL/ CONCERTO DOS COROS DA VIGARARIA.

CONFRARIAS: Os zeladores (as) das Confrarias de São José e do Coração de Jesus devem entregar o valor dos “anuais” de 2016, bem como os nomes das associados (as) que faleceram durante o ano de 2016 para serem celebradas as respectivas missas de sufrágio. INTENÇÕES DO PAPA: estão em distribuição os folhetos com as intenções de oração do Papa. Levem e rezem nas vossas orações. JORNAIS “A VOZ DE FÁTIMA”: estão em distribuição os jornais. Pede-se também aos zeladores (as) que procedam à recolha e entrega do valor anual das assinaturas à pessoa responsável. Voz Portucalense: Os assinantes devem renovar/ pagar, no cartório ou nos zeladores, as assinaturas do Jornal Diocesano “ A Voz Portucalense”. CONTAS: Ofertórios dominicais (dia 24 e 25 de Dezembro): 524,95 eur. / Ofertório de 7º dia: 23,22 eur. / Ofertas particulares e de empresas à Paróquia: 2475.90 eur. (1000 eur. +1475.90 eur.). AGRADECIMENTO DO PÁROCO: No final de mais um ano civil e no começo de mais um Novo Ano quero agradecer a toda a comunidade paroquial de Bougado Grande, às famílias, aos paroquianos e a todos os membros dos nossos grupos e movimentos paroquiais a sua colaboração a todos os níveis na paróquia. Tanta generosidade, tanto sacrifício, tanto amor, tanta entrega e despreendimento...mas também quero pedir-vos muita paz, espírito de comunhão e atitudes de perdão em tudo o que fazemos e construímos para Deus e para a comunidade. Quero agradecer também às empresas e às várias entidades que anonimamente ou publicamente, no passado e no presente, têm ajudado com imenso carinho, com grandes ofertas, e apoiado economicamente muitas iniciativas e projetos da nossa comunidade. MUITO E MUITO OBRIGADO! A toda a comunidade de Bougado (Santiago) deixo o meu augúrio de PAZ e Ano Bom. Paz na fraternidade que envolve a justiça no abraço do amor e diz “não” à violência. Ano bom abençoado e próspero. Paz e Ano Bom porque Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, nos abençoa e ensina a dizer e invocar o Nome de JESUS.

convidamos os paroquianos e suas famílias a darem a sua oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos integrados na comunidade são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. A sustentação da paróquia depende da ajuda de todos! Obrigado! Podem proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2016-2017. O oferecimento da Eucaristia é O MELHOR PRESENTE que podemos dar! Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Terça a Sexta

9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado 9h30 - 12h30

1º de janeiro

Maria assume assim um papel insubstituível nesta revelação da Paternidade divina. É a Mãe de Deus, que concebe Seu Filho por obra e graça do Espírito Santo. É a Mãe da Igreja, Corpo de Cristo na terra.

Evangelho (Lc 2, 16-21) «Encontraram Maria, José e o Menino. E, depois

1ª leitura (Num 6, 22-27) «Invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e Eu os abençoarei»

Recitada sobre o povo, que se havia reunido para o sacrifício da manhã, esta bênção sacerdotal é um augúrio de paz para os filhos de Israel. Esta «paz», que em si concentra todos os bens, é um dom de Deus. Invadiu o mundo com o Nascimento de Jesus, pois o Salvador, realizando em Si as promessas divinas de salvação, reconciliou-nos com o Pai e estabeleceu relações fraternais entre os homens. Mas esta Paz, que se fundamenta na Paternidade divina, é também uma conquista do homem. Na verdade, a paz, antes de ser uma realidade externa, é uma disposição interior. «Se antes não se travassem guerras em milhões de corações, também se não travariam no campo de batalha». Cada um de nós deve ser, pois, construtor da paz verdadeira.

Salmo responsorial (Salmo 66(67)) «Deus Se compadeça de nós e nos dê a sua bênção »

2ª leitura (Gal 4, 4-7) «Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher»

de oito dias, deram-Lhe o nome de Jesus» De todos aqueles que virão a ser adoptados em Cristo como filhos de Deus, os pastores são os primeiros a receberem a Boa Notícia da Salvação. É, porém, junto de Maria, Sua Mãe, a primeira crente, a totalmente disponível a Deus, que encontram o Salvador e, n’Ele, se encontram com Deus. A intervenção discreta de Maria ajudou-os, na verdade, a descobrir o verdadeiro rosto de Seu Filho. «A Virgem Santíssima, predestinada para Mãe de Deus desde toda a eternidade, simultaneamente com a Encarnação do Verbo, por disposição da divina providência foi na terra a nobre Mãe do divino Redentor, a Sua mais generosa cooperadora e a escrava humilde do Senhor – Cooperou de modo singular, com a sua fé, esperança e ardente caridade, na obra do Salvador, para restaurar nas almas a vida sobrenatural. É por esta razão nossa Mãe na ordem da graça» (LG., 61). .

OBJETIVOS DA FAMÍLIA: Famílias de Paz OBJETIVOS DA COMUNIDADE : Sermos comunidades de Paz COMPROMISSO FAMILIAR : Votos de Paz, Fazer a paz... COMPROMISSO ECLESIAL: Construtores de Paz em família. Usar em família as três palavras mágicas: «Por favor, desculpa e obrigado» (AL 133; 266). ATIVIDADES COMUNITÁRIAS : Distribuir pequenos papelinhos ou cartas ou outro material, com alguma(s) frase (s) da Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz.

O Mistério da Incarnação realiza-se na plenitude dos tempos, no termo duma longa expectativa da humanidade, numa maravilhosa manifestação da benevolência divina. Em Cristo, com efeito, Deus cumula os homens de todas as bênçãos, concedendo-lhes a filiação divina e libertando-os da escravidão da lei mosaica. Para produzir, porém, este duplo efeito, a Encarnação realiza-se pela via normal dos homens e da lei. Cristo aceita um nascimento humano e a ACTIVIDADE EM FAMÍLIA: submissão à lei. A lei situa-O na História da Salvação, na História do Seu Povo; Maria situa-O entre Sermos construtores de paz nas nossas famílias. os homens, Seus irmãos, que vem libertar e salvar, E ser como Maria, que “conservava todas estas tornando-os, à Sua semelhança, filhos do Pai. palavras, meditando-as em seu coração” (Lc 2,19).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.