Este fim-de semana (dias 29-30): MUDANÇA LEGAL DA HORA (os relógios atrasam 60 min.)/ HORÁRIO DE INVERNO: as eucaristias semanais - salvo em algumas excepções - serão às 19h30! Segunda-feira (dia 31): Ig. Matriz (19h30): Eucaristia vespertina da Solenidade de Todos os Santos. Sala 2 (21h00): Encontro das “Oficinas de Oração e Vida -Aprender a orar para aprender a viver”. Terça-Feira (dia 1): SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS: eucaristias às 8h00 (Bairros), 9h30 (Lantemil), 12h00 (Igreja Matriz); não há eucaristia em S. Gens neste dia! A tradicional celebração festiva no Cemitério será celebrada à tarde, às 15h30! O OFERTÓRIO DESTA EUCARISTIA SERÁ JÁ PARA AS OBRAS DO CENTRO PAROQUIAL DE PASTORAL (será distribuído um folheto com uma mensagem do pároco e uma breve descrição do projeto)! Este peditório será realizado pelos membros da Comissão de São Gens! Procuremos ser generosos já neste primeiro peditório! Muito Obrigado! Quarta-feira (dia 2): COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS: Ig. Matriz (7h00): Eucaristia e procissão ao cemitério/ Ig. Matriz (9h00): Eucaristia e procissão ao cemitério/ Ig. Matriz (19h30): Eucaristia com ofício e procissão ao cemitério. (OS OFERTÓRIOS DESTAS EUCARISTIAS SERÃO PARA AS ALMAS! Sejamos generosos neste benefício!) Sala 1 ( 21h00): Reunião dos Vicentinos. 1ª Sexta-feira (dia 4): Ig. Matriz (das 17h00-18h30): SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO! Ig. Matriz (depois da eucaristia): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO com o Apost. da Oração pelas intenções do papa.
1º sábado (dia 5): Celebração do Jubileu paroquial da catequese e da paróquia: a catequese paroquial vai promover uma caminhada jubilar até à Capela de Nossa Senhora das Dores. A catequese será substituída por este momento. Sairemos da Igreja às 15.00h com uma pequena celebração e caminharemos por ruas secundárias até ao parque de Nossa Senhora das Dores onde entraremos em procissão na Capela pela porta jubilar. Depois celebraremos a eucaristia no parque junto do palco a partir das 16h00. Além da catequese poderão participar todos os outos grupos paroquiais, movimentos, e as famílias. Domingo (dia 6): Início da Semana dos Seminários (de 6 a 13 de Novembro)! Salão Paroquial (15h00): “Revestivos de caridade”, atividade de beneficência dos Vicentinos com oferta de roupa e calçado. JORNAIS “A Voz de Fátima” estão na sacristia para serem distribuídos pelos zeladores (as). APOSTOLADO DA ORAÇÃO: estarão em distribuição os folhetos com as intenções do Santo Padre para o Mês de Novembro. Levemos! ANUAIS: a Confraria de Nª Sª do Rosário fará a recolha dos anuais/cotas nos dias 6 e 13 de Novembro no salão paroquial, entre as 9h00 e as 12h00. CONCERTO CORAL E ORQUESTRAL: no dia 13, Domingo, pelas 16h00, na nossa Ig. Matriz, a nossa paróquia e a paróquia de São Martinho, irão assinalar o fim do ano do Jubileu da Misericórdia com um grande concerto coral e orquestral com o tema “Cantar a Misericórdia” com obras do compositor e maestro italiano Monsenhor Marco Frisina. CONTAS: Ofertório dominical (dia 22 e 23 de Outubro): 510.40 eur. (para as Missões) / Foi mandado celebrar um Trintário Gregoriano por Júlia da Silva Moreira (350 eur) / Oferta particular para a Igreja: 100 eur.
convidamos, a partir desta altura até ao fim do ano, os paroquianos e suas famílias a dar a sua oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos integrados na comunidade são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. A manutenção de uma paróquia e os seus vários recursos humanos, espirituais e sociais tem sempre elevadas despesas, como por exemplo, as despesas com o pessoal em serviço permanente (ordenado do pároco e do secretário, e outras ofertas), as despesas de secretaria, as despesas do culto divino, as despesas com a formação dos agentes de pastoral, com a evangelização, com a catequese, as várias despesas de manutenção e conservação (eletricidade, limpeza, água, etc), as despesas em ações de caridade, etc...Por isso caros paroquianos a nossa ajuda é fundamental. Bem sei como é difícil a conjuntura económica e social que estamos a viver e, por isso, agradeço desde já a vossa generosidade e exorto a que cada um, na medida das suas possibilidades e vontade, possa cumprir este sinal de comunhão e partilha. Muito obrigado! Podem também proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2016. O oferecimento da Eucaristia é a melhor flor e a obra de caridade e sufrágio que podemos dar aos nossos entes queridos que já partiram! será distribuído um folheto com uma mensagem do pároco de balanço do ano 2015/2016 e com o plano pastoral para este ano de 2016/2017 e já uma breve apresentação das futuras obras do nosso Centro Paroquial de Pastoral. Levem e leiam! Sintamo-nos envolvidos! Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Quarta a Sexta:
9h30 - 12h30 15h00 - 19h30
Sábado
9h30 - 12h30
1ª leitura (Sab 11, 22-12, 2) «De todos Vos compadeceis,
porque amais tudo o que existe» De novo, a palavra de Deus nos quer convencer do seu amor para com os homens, e particularmente para com os mais pecadores. Deus não quer que ninguém se perca, porque a todos ama. “Se tivesse detestado alguma criatura não a teria formado”. Até a correcção com que nos castiga é um modo de nos chamar a Si.
Salmo responsorial (Salmo 144(145)) «Louvarei para sempre o vosso nome, Senhor, meu Deus e meu Rei» 2ª leitura (2 Tes 1, 11-2, 2)
«O nome de Cristo será glorificado em vós, e vós n’Ele»
S. Paulo quer corrigir certos rumores sobre a vinda do Senhor, que alguns começavam a entender mal. Em qualquer caso, a glória que o Senhor há-de encontrar neles e eles no Senhor será que Ele, quando vier, os possa encontrar dignos da sua vocação cristã.
Evangelho (Lc 19, 1-10)
«O Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido»
A predilecção de S. Lucas pelos pecadores, em razão da atenção que Jesus lhes dá, é patente, uma vez mais, na passagem que hoje lemos. Com este episódio, somos todos convidados, a tomar parte na mesa do Senhor, particularmente na Eucaristia, com os sentimentos de Zaqueu. A
«Solenidade de Todos os Santos que estão com Cristo na glória. Na mesma celebração festiva, a santa Igreja ainda peregrina sobre a terra venera a memória daqueles cuja companhia alegra os Céus, para que se estimule com o seu exemplo, se conforte com a sua proteção e com eles receba a coroa do triunfo na visão eterna da divina majestade» (Martirológio Romano). «Os Santos, tendo atingido pela multiforme graça de Deus a perfeição e alcançado a salvação eterna, cantam hoje a Deus no Céu, o louvor perfeito e intercedem por nós. A Igreja proclama o mistério pascal, realizado na paixão e glorificação deles com Cristo, propõe aos fiéis os seus exemplos, que conduzem os homens ao Pai por Cristo; e implora, pelos seus méritos, as bênçãos de Deus. Segundo a sua tradição, a Igreja venera os Santos e as suas relíquias autênticas, bem como as suas imagens. É que as festas dos Santos proclamam as grandes obras de Cristo nos Seus servos e oferecem aos fiéis os bons exemplos a imitar» (SC, n.º 104 e 111). O verdadeiro sufrágio: O verdadeiro sufrágio dos nossos ente queridos defuntos - mais do que gastar rios de dinheiro em vaidades, que são mais para os vivos (flores, arranjos, etc) - passa por celebrar o Sacramento da Reconciliação pelos nossos pecados, oferecer a nossas eucaristias e comunhões eucarísticas com alma limpa, oferecer as nossas orações e sacrifícios, as nossas esmolas e visitar o cemitério com atitude de silencio, de oração e fazendo memória viva. Porque o amor e a esperança não morrem com a morte, procuremos então ajudar autenticamente os nossos entes queridos a chegar até Deus com as nossas orações! Eucaristias e adoração ao Santíssimo neste mês: durante este mês as nossas eucaristias e adorações ao Santíssimo Sacramento serão preenchidas por algumas reflexões sobre o Mês das Almas. Terço pelas Almas: o Movimento da Mensagem de Fátima rezará diariamente, antes das missas, o Terço por todas as almas, especialmente por todos os nossos familiares e benfeitores da paróquia. Indulgências: «Ao fiel que devotamente visitar o cemitério e nele orar, ainda que só mentalmente, pelos defuntos, concede-se indulgência aplicável somente às almas do Purgatório; esta indulgência é plenária em cada um dos primeiros oito dias de Novembro; nos restantes dias do ano, será parcial» (Manual das indulgências, concessão 13) / «Para ganhar a indulgência plenária, requer-se o cumprimento da obra indulgenciada e das três condições seguintes: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice. É necessário, além disso, que não exista nenhum afeto a qualquer pecado, mesmo venial. Se faltar esta plena disposição, ou se não se cumprem as condições indicadas (…) a indulgência será apenas parcial».