Boletim paroquial de santiago bougado 1308

Page 1

Semana da Vida Consagrada e Jornadas de Teolgia na Universidade Católica do Porto (de 26 de Janeiro a 2 de Fevereiro): semana especial de oração nas nossas eucaristias, nos terços e meditações, pela Vida Consagrada. Rezemos! A Confraria de Nª Sª do Rosário recolherá mais uma vez os anuais dos associados na Maganha: 28 de Janeiro; Lagoa: 4 de Fevereiro. A recolha será feita nos locais habituais. Terça-feira (dia 30): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Colégio das Teresianas (21h00): Formação Permanente de MEC’s. Quarta-feira (dia 31): Residência paroquial (20h30): Reunião do Conselho Económico (Fábrica da Igreja). 1ª Sexta-feira (dia 2): Ig. Matriz (18h00-19h30): Sacramento da Reconciliação / Confissões! Ig. Matriz (19h30): Eucaristia solene da Festa da Apresentação do Senhor (Dia do Consagrado) e Bênção das Velas: Convidamse as famílias, os grupos da liturgia, da catequese e o Grupo de Jovens e Apostolado da Oração a estarem presentes nesta celebração e oração pela Vida Consagrada/ Se o tempo permitir, haverá bênção e procissão de velas, que iniciará no cruzeiro grande e prosseguirá até à Igreja, onde celebraremos Festa da Consagração/ “Candelária”. Poderão adquirir velas litúrgicas no cartório ou na sacristia da Ig. Matriz, antes da celebração. 1º Sábado (dia 3): Ig. Matriz (16h30): Festa da Palavra (4º ano de catequese): entrega da Bíblia. Os ofertórios deste fim de semana (3 e 4) são para a Universidade Católica Portuguesa. CPM/ Preparação para o Matrimónio: Os encontros de preparação para o Matrimónio vão iniciar no dia 2 de Fevereiro de 2017. Serão realizados na Cripta da Igreja nova da Trofa sempre às sextas-feiras às 21.30h. Os noivos que pensem casar nos tempos mais próximos devem frequentar estes encontros e para isso podem inscrever-se no cartório paroquial nos horários normais. Esta formação é necessária!

Encontros-formação cristã de Adultos para o Crisma: Iniciaram os encontros de preparação para o Crisma. Destinam-se aos jovens que concluíram o 10º de catequese. Mas todos aqueles (as) que interromperam a catequese no passado, depois da Profissão de Fé (e maiores de 18 anos) podem frequentar estes encontros para o Crisma. Devem inscrever-se no cartório ou aparecer na próxima reunião, dia 25, às 21h00, no salão. Festas da Catequese e dias dos Baptismos: as festas da catequese e as datas dos baptismos comunitários, bem como toda a organização dos processos e normas dos sacramentos estão disponíveis no site da paróquia. Para marcar os baptismos, devem passar pelo o cartório. Lembramos que só pode ser padrinho de baptismo quem não esteja nas seguintes situações perante a Igreja (Divorciados recasados; casados só civilmente ou a viver em união de facto). Pelo menos um dos padrinhos deve ser crismado. Dia mundial do Doente: 11 de Fevereiro. Início da Quaresma: 14 de Fevereiro. CÔNGRUA PAROQUIAL - OFERTA / MISSAS: convidamos os paroquianos e suas famílias a darem a sua oferta monetária à Igreja. Ainda há muita gente que não contribuiu. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. Podem também proceder à marcação de missas. Por favor, colaborem com a vossa comunidade e apoiem o seu sustento e manutenção. Obrigado! CONTAS: Ofertórios das eucaristias dos dias 20 e 21 de Janeiro: 219,38 eur. / Ofertórios de 7º dia : 11.60 eur. / Ofertório do dia de S. Sebastião: 75.80 eur. / Caixas da Igreja Matriz: Esmolas e Santos: 136,35 eur.; Almas: 138.08 eur. (para a Confraria das Almas) / Ofertório de matrimónio: 36,55 eur. VISITA AO SSº SACRAMENTO E ATENDIMENTO: a Ig. Matriz está sempre aberta durante as horas de Cartório e das celebrações. As pessoas podem visitar A Ig. Matriz e visitar o SSº Sacramento, entrando pela porta da sacristia. Também o pároco estará sempre disponível para o atendimento espiritual e o diálogo, dentro do horário de cartório, por marcação telefónica ou encontro pessoal com ele.

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários: Terça a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

1ª leitura (Deut 18, 15-20) «Farei surgir um profeta e porei as minhas palavras na sua boca» A leitura evangélica vai apresentar Jesus como Mestre a ensinar. É o que também significa a palavra do profeta, aquele que fala em nome de Deus. Profeta foi no Antigo Testamento Moisés. Mas é o próprio Moisés quem, nesta leitura, anuncia o aparecimento de outro profeta, que surgirá depois dele. Todo o povo do Antigo Testamento o esperou, embora não o tivesse sabido reconhecer na pessoa de Jesus de Nazaré. Admirável é que Deus fale aos homens por meio de outros homens; mas as palavras que eles hão-de dizer são as palavras de Deus. Como Deus tudo faz para que a sua palavra esteja perto de nós! Salmo responsorial (Salmo 94(95)) «Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações.» 2ª leitura (1 Cor 7, 32-35) «A virgem preocupa-se com os interesses do Senhor, para ser santa» O Apóstolo deseja que os cristãos vivam sem estarem prisioneiros de preocupações que os impeçam de servirem ao Senhor em liberdade de espírito. Por isso, vê no celibato consagrado ao Senhor, portanto por motivos de fé e de amor, uma forma superior de consagração de toda a pessoa, em corpo e espírito, ao serviço de Deus, mas que é sempre um dom seu.

Evangelho (Mc 1, 21-28) «Ensinava-os como quem tem autoridade» O ensino de Jesus reveste-se de autoridade única, porque Ele é o Filho, Enviado de Deus, e, por isso, as suas palavras são a própria Palavra de Deus. Ele é realmente o Profeta por excelência. Para os escribas, que ensinavam as Escrituras, a autoridade vinha-lhes das mesmas Escrituras e da tradição; para Jesus a autoridade vem-lhe de Ele ser o Filho de Deus e seu Messias. Para o manifestar, Jesus expulsa o demónio, mostrando assim que o poder demoníaco cessa diante do seu poder. Ele é “o mais forte”, como noutra passagem se diz.

Anunciar Jesus vivendo ao Seu jeito O evangelho deste domingo revela que o profeta esperado é Jesus. Ele tem um jeito novo de ensinar. Não comunica a palavra de Deus como os rabinos do Seu tempo. A Sua mensagem é nova e é anunciada com autoridade. É a palavra definitiva de Deus. A autoridade revela-se nas palavras de Jesus e nas ações concretas. O homem possuído pelo espírito impuro foi libertado pela Sua palavra dita com autoridade. Diante das palavras e dos milagres de Jesus, o povo percebe que Ele é o profeta prometido por Moisés e a fama de Jesus espalha-se logo por toda parte. Vivemos num mundo de muitas palavras: na rádio, TV e em tantos outros meios de comunicação, o que não falta são palavras. Quantos discursos ocos, vazios, sem verdade e sem autoridade! Palavras que, em vez de libertar e promover, manipulam, enganam e oprimem as pessoas! Mas há uma palavra muito mais forte e poderosa do que todas: é a Palavra de Jesus que liberta, transforma, dá vida. A autoridade não brota das palavras, não se impõe. Conquista-se com o serviço coerente da verdade que liberta; é fruto de uma autêntica vivência humana e cristã.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.