Boletim Paroquial de Santiago Bougado 1357

Page 1

Este Domingo (dia 6): Solenidade da Epifania do Senhor: Cap. de Lantemil (9h30): Eucaristia solene da Festa do Menino. (dar-se-á a imagem do Menino a beijar). Retiro do Clero Diocesano (7 -11 de Janeiro, na Casa dos Jesuítas de Soutelo, Braga). O pároco estará presente neste retiro. Cartório encerrado: Terça, Quarta e Quinta. (Qualquer assunto urgente devem contactar o Pe. Luciano Lagoa, vigário paroquial). Terça-feira (dia 8): || Sala 1 (20h30): Reunião de Vicentinos. // Ig. Matriz de Bougado (21h00): Ensaio do coro paroquial. || S. Mamede do Coronado (21h15): Encontro vicarial de formação de MEC’s. (Zona da Trofa). Quinta-feira (dia 10): Capela Santa Luzia (19h30): Eucaristia cantada em honra do Beato Gonçalo de Amarante. Sexta-feira (dia 11): Ig. Matriz (18h00-19h00): Confissões. || Salão (20h30): Reunião de Leitores. Domingo (dia 13): Festa do Baptismo do Senhor. Em todas as eucaristias faremos a renovação das promessas baptismais. “Sabes o dia em que foste Baptizado? Se não Sabes procura saber!” Pois aí nasceste para Deus! Os Jornais “A Voz de Fátima”: Pede-se também aos zeladores (as) que procedam à recolha e entrega do valor anual das assinaturas à pessoa responsável. “Voz Portucalense”: Os assinantes devem renovar/ pagar, no cartório ou nos zeladores, as assinaturas do Jornal Diocesano para 2019. Limpeza da Igreja (Janeiro): Lugar da Lagoa! Agradecemos a quem limpou no mês anterior. Festas da Catequese, festas religiosas e dias dos Baptismos: todas as festas da catequese, da paróquia e as datas dos baptismos comunitários, bem como toda a organização dos processos e normas dos sacramentos estão disponíveis no site da paróquia: www.paroquiadebougado.pt.

Confrarias: Os zeladores (as) das Confrarias de São José e do Coração de Jesus devem entregar o valor dos “anuais” de 2018, bem como os nomes dos associados que faleceram durante o ano de 2018. Obrigado! Os associados da Confraria de Nª Sª do Rosário que ainda não pagaram os anuais junto da confraria, podem fazê-lo no cartório. CÔNGRUA PAROQUIAL-OFERTA/ MISSAS: convidamos os paroquianos e suas famílias a darem a sua oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. Podem também proceder à marcação de intenções de missa para o novo ano. Procuremos colaborar nas despesas. CONTAS: serão apresentadas no próximo boletim paroquial.

Cartório paroquial e atendimento esta semana: Terça, quarta e quinta: ENCERRADO! Sexta-feira (dia 11) 09h00-12h30 | 14h00 - 19h00 Sábado: 09h00-12h30

Festas religiosas do Ano 2019: FESTA DA PÁSCOA DE CIDAI (21 e 22 de Abril) / FESTA DA NOSSA SENHORA DO DESTERRO (22 a 28 de Abril) / FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO (1 e 2 de Junho) / FESTA DA PROFISSÃO DE FÉ (16 de Junho - Solenidade da Santíssima Trindade) / FESTA DO CORPO DE DEUS / PRIMEIRA COMUNHÃO (20 de Junho) / FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (Tríduo) (26, 27 e 28 de Junho) / FESTA DE SÃO PEDRO DA MAGANHA (29 e 30 de Junho) / FESTA DE NOSSA SENHORA DA LIVRAÇÃO (15 a 21 de Julho) / FESTA DO SENHOR/SSº SACRAMENTO E SÃO TIAGO MAIOR (25, 27 e 28 de Julho) / FESTA DE NOSSA SENHORA DA ALEGRIA E SÃO GENS DE CIDAI (1 de Setembro) / ROMARIA DAS "GENTES DO MAR" (16 de Setembro).

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial): Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

ção, toda a discriminação, introduzidas na humanidade por culturas e civilizações, desaparecem. Todos são chamados a formar o verdadeiro Israel e a constituir um só Corpo – o Corpo Místico de Cristo – restabelecendo-se assim o plano primitivo de Deus acerca da humanidade, que era um projecto de unidade e amor.

Evangelho (Mt 2, 1-12)

1ª leitura (Is 60, 1-6)

«Brilha sobre ti a glória do Senhor» Como uma cidade, construída sobre um monte, atrai o olhar de todos, ao ser iluminada pelo sol nascente, assim Jerusalém, iluminada pelo Nascimento de Jesus, atrai a si todos os povos, mergulhados na noite do pecado. Será, porém, na Igreja, nova Jerusalém, que Deus reunirá todos os homens, para lhes dar a salvação. Será n’Ela que se constituirá, definitivamente, a comunidade dos povos. «A luz dos povos é Cristo – Mas a Sua luz resplandece no rosto da Sua Igreja» (LG. n.° 1). Ela é, na verdade, o sinal e o instrumento de união com Deus e de unidade de todo o género humano.

Salmo responsorial (Salmo 71(72)) «Virão adorar-Vos, Senhor, todos os povos da terra.»

2ª leitura (Ef 3, 2-3a. 5-6)

«Os gentios recebem a mesma herança prometida» O universalismo de Isaías era um pouco limitado; os estrangeiros não estavam em posição de igualdade com os filhos de Israel. S. Paulo, descrevendo o plano salvífico de Deus, proclama que todos os homens são chamados, igualmente, a ser herdeiros da Promessa. Como consequência deste chamamento universal para a Fé, toda a separa-

«Viemos do Oriente adorar o Rei» Frente ao mistério do Nascimento de Jesus, S. Mateus procura, sobretudo, contemplá-Lo à Luz do primeiro encontro do mundo pagão com o Salvador, de que os magos são as primícias e os representantes. Sublinhando, de modo expressivo, a universalidade da Mensagem cristã, dirigida a todos os homens, mesmo àqueles que, segundo as concepções estreitas do Judaísmo, viviam fora da Geografia e da História da Salvação, o evangelista mostra como na visita dos Magos, se realizam as profecias do A. T. Não deixa também de o impressionar, em contraste com o orgulho e cegueira de Herodes e dos sábios de Israel, a boa vontade dos Magos, que, atentos aos sinais dos Tempos, se dispõem a correr a aventura da Fé.

Epifania do Senhor Jesus! Epifania é a manifestação de Jesus, como a “Luz” que atrai a si todos os povos da terra. Essa “Luz” encarnou na história a fim de iluminar os caminhos dos homens com uma proposta de Salvação. Os Magos do oriente, atentos aos sinais da chegada do Messias, vão ao encontro Jesus e aceitam-no como “Salvação de Deus”. Eles representam os homens do mundo inteiro, que se põem a caminho de Jerusalém com as suas riquezas, mesmo sendo pagãos. É a imagem da Igreja – todos os batizados – constituída por gente de muitas cores e raças, que aderem a Jesus e O reconhecem como o Senhor. Sejamos sinal da “Luz”, neste mundo.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.