Boletim Paroquial de Santiago Bougado 1360

Page 1

Este Sábado e Domingo (26 e 27): Pavilhão Multiusos de Gondomar: Jornada da Juventude “Panamá in Douro” (O pároco e os vários jovens estarão presentes) // Semana do Consagrado. (Há velas à venda no cartório ou na sacristia da Igreja para quem quiser receber a bênção do dia 2) Segunda-feira (dia 28): Fórum Trofa XXI (21h00): Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal. Terça-feira (dia 29): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial // Salão paroquial de Fornelo (21h30): Tomada de posse perante o bispo dos Conselhos Paroquiais para os Assuntos Económicos de todas as paróquias da nossa vigararia para o próximo quinquénio (2019-2023). Quarta-feira (dia 30): Guilhabreu (21h00): Encontro vicarial de formação de Catequistas. Quinta-feira (dia 31): Alvarelhos (21h00): Encontro vicarial de formação de Catequistas. 1ª Sexta-feira (dia 1): Igreja Matriz (18h00-19h00): Confissões. // Ig. Matriz (depois da eucaristia): Devoção da Primeira Sexta-feira: adoração ao SSº Sacramento e oração pelas intenções do Papa. 1º Sábado (dia 2): Festa da Apresentação do Senhor | Ig. Matriz (16h30): Eucaristia da Catequese; bênção das velas e bênção das crianças até aos 5 anos de idade. Os bancos da frente estarão reservados para os pais e seus filhos que querem receber a bênção. // Salão (18h30): Reunião Movimento da Mensagem de Fátima. // Ig. Matriz (20h00): Eucaristia com bênção das velas / Salão (21h00): Reunião de Acólitos. Os ofertórios deste próximo fim de semana (2 e 3 de Fevereiro) são destinados para a Universidade Católica. Procuremos colaborar. A Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora da Livração irá fazer os peditórios pela paróquia no mês de Fevereiro. No fim de semana 2 e 3 de Fevereiro estarão na Trofa-velha e Cedões. Procuremos colaborar. Os Jornais “A Voz de Fátima” estão na sacristia para serem distribuídos pelos (as) zeladores (as).

CPM/ Preparação para o Matrimónio: Os encontros de preparação para o Matrimónio vão iniciar no dia 22 de Fevereiro de 2019. Serão realizados na Cripta da Igreja nova da Trofa sempre às sextas-feiras às 21.30h. Os noivos que pensam casar nos tempos mais próximos devem frequentar estes encontros e para isso podem inscrever-se no cartório paroquial nos horários normais. Festas da Catequese, festas religiosas e dias dos Baptismos: as festas religiosas e da catequese, as datas dos baptismos comunitários, bem como toda a organização dos processos e normas dos sacramentos estão disponíveis no site da paróquia normas dos sacramentos estão disponíveis no site da paróquia: www.paroquiadebougado.pt. // Para marcar os baptismos, devem contactar o cartório. Lembramos que só pode ser padrinho de baptismo quem não esteja em situação irregular perante a Igreja (divorciados recasados; casados só civilmente ou a viver em união de facto). Conselho paroquial para os assuntos económicos (Fábrica da Igreja) para o quinquénio (2019-2023): Dom Manuel Linda, bispo do Porto, a pedido do pároco, Pe. Bruno, nomeou os seguintes elementos para a Fábrica da Igreja: Pe. Bruno Ferreira (pároco e presidente); Pe. Luciano Lagoa (vigário paroquial), Francisco José Sousa Paiva (secretário); Manuel Coutinho Ramalho (tesoureiro); António Manuel Torres Castro Ferreira, Francisco Ferreira Lima, Manuel António Martins Maia, Jerónimo da Silva Torres, Paulo de Oliveira Gomes, Domingos Campos Ferreira e Rui Miguel Oliveira Ferreira (vogais). // Aos que assumem agora e aos serviram a paróquia nesta grande responsabilidade da Fábrica da Igreja, a todos, o nosso profundo reconhecimento e gratidão. CONTAS: Ofertórios dia 19 e 20 de Janeiro: 249,02 eur. / Ofertório de exéquias: 57.04 eur. / Ofertório de 7º dia: 12.10 eur. / Lampadários da Capª. de S. Gens: 6.88 eur. / Ofertório dia de São Sebastião: 90,90 eur. (Para a confrª das Almas).

Cartório paroquial e atendimento esta semana: Terça-Feira e Quinta-feira 09h00-12h30 | 14h00 - 18h00 Quarta-Feira e Sexta-feira 09h00-12h30 | 14h00 - 19h00 Sábado: 09h00 - 12h30

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial): Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

que o evangelista expõe o método que seguiu para se informar sobre o Evangelho que vai escrever, e faz a dedicatória do mesmo a um tal Teófilo, nome que significa “Amigo de Deus”. Depois, começa a sua narração, referindo o princípio do ministério público de Jesus. A cena passa-se na sinagoga de Nazaré, numa celebração de Sábado. É digno de nota este facto: Jesus inicia o seu ministério numa celebração, e nela Se apresenta como sendo Aquele a quem a leitura se refere. De facto, o Senhor é Aquele a quem toda a Sagrada Escritura 1ª leitura (Ne 8, 2-4a. 5-6. 8-10) se refere e Aquele que, em cada celebração é significado e tornado presente pela «Liam o Livro da Lei e explicavam o seu sentido» litúrgica, própria celebração, pois que “é Ele quem fala A proclamação da palavra de Deus, que quando na Igreja se lêem as Sagradas escrituJesus faz na sinagoga de Nazaré, como se irá ras” (Concílio SC 7 ouvir na leitura do Evangelho de hoje, aparece já no Antigo Testamento, cinco séculos antes de Cristo, como se vê por esta leitura. Podemos observar o cuidado na proclamação, a atenção na assembleia e como já então o povo aclamava a palavra escutada, tal como a celebração litúrgica actual continua a prever. É com esta leitura e o salmo que se lhe segue que se Tal como Cristo, também nós fomos inaugura a “mesa da palavra”, o ambão, no dia ungidos pelo Espírito Santo e enviados a da Dedicação de uma nova igreja.

Salmo responsorial (Salmo 18 B(19))

«As vossas palavras, Senhor, são espírito e vida.» 2ª leitura (1 Cor 12, 12-30) «Vós sois corpo de Cristo

e seus membros, cada um na sua parte»

Com esta comparação do corpo, S. Paulo quer fazer-nos compreender que, na Igreja, há muitos campos de acção, diferentes uns dos outros, mas que isso não deve ser causa de divisão, mas, ao contrário, de unidade, porque todos esses serviços são fruto do mesmo e único Espírito. Evangelho (Lc 1, 1-4: 4, 14-21) «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura» Esta leitura começa com a introdução em

anunciar uma boa nova de esperança e levar os oprimidos a gozar a vida plena. A fonte da nossa missão é a palavra de Deus que devemos conhecer e anunciar com a nossa vida na comunidade e no mundo em que vivemos. A abertura a Deus e à Sua Palavra é indispensável na cumprirmos a nossa missão. Em todas as épocas da história mesmo de crise, os homens voltaram a alimentar-se da Bíblia, procurando nela um sentido para a sua vida e encontraramno. E nós? A Bíblia é alimento para a nossa vida ou é apenas um objeto de enfeite na prateleira da sala ou, pior ainda, jaz esquecida no findo de uma gaveta? "Ignorar as Escrituras é desconhecer Cristo " — disse S. Jerónimo.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.