MÊS DE OUTUBRO: O mês de Outubro é chamado o “mês das Missões”. Seria bom que nas nossas orações pessoais, familiares ou comunitárias tivéssemos em conta esta intenção! O dia mundial das missões é no domingo dia 23 de Outubro! No próximo fim de semana (dias 22 e 23) os ofertórios serão para as Missões! No final do mês de Outubro vamos reunir com todos os membros do CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL para apresentar o Lema Pastoral da Diocese para este ano e delinear, mais especificamente, o nosso programa paroquial de pastoral, os nossos desafios e os objetivos para este ano e a situação do avanço das obras! LEMA PASTORAL PARA ESTE ANO PASTORAL DE 2016/2017: “Com Maria renovai-vos nas fontes da alegria”. É este o lema que nos guiará neste novo ano pastoral. Somos chamados a procurar as fontes da alegria, para podermos aumentar, alimentar e fazer crescer a nossa fé. Teremos oportunidade de aprofundar melhor este lema nos encontros com os grupos. Toda pastoral da paróquia está em marcha, procuremos todos renovar a fonte da nossa alegria com a bênção de Maria. SITE DA PARÓQUIA: o nosso Site da paróquia www.paroquiadebougado.pt foi renovado e está a ser actualizado. Procurem consultar e a acompanhar toda a nossa agenda e vida paroquial. Agrupamento de Escuteiros de Santiago de Bougado 447: Nos próximos domingos (16 e 23) irão decorrer as inscrições para a integração nos escuteiros. Recordamos que só podem integrar o Agrupamento dos Escuteiros quem já estiver integrado na catequese. As Liturgias diárias: Já se encontram disponíveis para levantamento no cartório paroquial! Segunda-feira (dia 17): Sala 2 (21h00): Encontro das “Oficinas de Oração e Vida -Aprender a orar para aprender a viver”. Terça-feira (dia 18): Colégio das Teresianas (21h00): Sessão de Formação diocesana para todos os Ministros Ex. da Comunhão. Salão paroquial (21h00): Ensaio do Coro Paroquial.
Quarta-feira (dia 19): Salão (19h00): Reunião do Conselho Económico (Fábrica da Igreja).
Sexta-feira (dia 21): Salão(21h15): Reunião do Pároco com o novo Juiz da Cruz (e mordomos), com os novos elementos da Confraria do Senhor e S. Tiago e da Confraria de Nª Srª do Rosário deste ano pastoral. Sábado (dia 22): Salão (19h00): Reunião com todos os (as) zeladores (as) das Confrarias do Sagrado Coração de Jesus e de São José.
Confissões gerais para a Solenidade de Todos Santos e Fiéis Defuntos
orar sempre, sem desanimar”. A maior penúria do homem não será não possuir, mas não ter coragem de sentir a necessidade de pedir! Não queremos ser certamente dos que vão desanimar na sua fé antes da vinda do Senhor! Para isso, oramos sem cessar.
(Haverá confissões com a presença de vários padres). Os horários serão os seguintes: São Martinho (Ig. Nova) - Quarta-feira, dia 26: (das 17h00 às 20h00). Santiago (Ig. Matriz) - Sexta-feira, dia 28: (das 9h30 às 12h00 e das 17h00 às 20h00).
Celebração paroquial do Jubileu: Dentro deste ano do Jubileu da Misericórdia, no
dia 5 de Novembro a catequese paroquial vai promover uma caminhada jubilar até à Capela de Nossa Senhora das Dores. A catequese será substituída por este momento. Sairemos da Igreja às 15.00h e por ruas secundárias iremos até ao parque de Nossa Senhora das Dores onde entraremos em procissão na Capela pela porta jubilar. Depois celebraremos a eucaristia no parque junto do palco pelas 16.30h. Além da catequese poderão participar todos os outos grupos paroquiais, movimentos, famílias e outras pessoas. A paróquia de São Martinho de Bougado também participará neste evento conjunto. As pessoas poderão aproveitar as confissões gerais para se prepararem espiritualmente para receberem com proveito a Indulgência Plenária de remissão dos pecados neste Ano Jubilar da Misericórdia. Procuremos participar. Serão dadas mais informações.
CONTAS: Ofertório dominical (dia 8 e 9 de Outubro):
410,79 eur./ Ofertório de Exéquias: 27,75 eur. / Ofertas particulares para a Igreja: 2000 eur. + 2000 eur. / Oferta particular para as obras da paróquia: 500 eur. / Foi mandado celebrar um Trintário Gregoriano por Olívia de Sousa Moreira (350 eur) / A Confraria de Nª Sª do Rosário do ano pastoral de 2015/2016 entregou à Igreja um saldo de 1000 eur. Conforme está previsto nos benefícios da confraria, serão celebradas 2 missas na paróquia pelos associados falecidos (foram 47 pessoas). Portanto serão oferecidos 940 eur. para as missas! / O Juiz da Cruz e mordomos do ano pastoral de 2015/2016 entregaram à Igreja o saldo total de 250 eur. Muito obrigado a todos pelo serviço à paróquia.
Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h30 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Terça a Sexta:
9h30 - 12h30 15h00 - 19h30
Sábado
9h30 - 12h30
1ª leitura (Ex 17, 8-13)
«Quando Moisés erguia as mãos, Israel ganhava vantagem » O episódio de Moisés de braços erguidos em oração pela vitória do seu povo no combate contra os Amalecitas é-nos hoje lido em relação com a leitura do Evangelho, em que se nos fala da perseverança na oração. Seremos capazes de acreditar que Deus tem os ouvidos atentos à oração dos pobres e dos humildes que sabem confiar-se a Ele?
Salmo responsorial (Salmo 120(121)) «O nosso auxílio vem do Senhor, que fez o céu e a terra.»
2ª leitura (2 Tim , 14-4, 2)
«O homem de Deus será perfeito, bem preparado para todas as boas obras» Ao procurar a formação do seu discípulo Timóteo, S. Paulo incute-lhe o amor à palavra de Deus, contida na Sagrada Escritura. A leitura assídua que dela fazemos, ao menos mas sobretudo na celebração da liturgia, é a melhor escola de formação no serviço de Deus, e sempre alimento que fortifica no crescimento da vida em Cristo, pois que ela continua a ser criadora.
A Palavra de Deus, neste domingo, é um convite e um desafio à oração perseverante. Só assim será possível aceitar os projetos de Deus, compreender os Seus silêncios, respeitar os Seus tempos e acreditar no Seu amor. A oração deve ser um diálogo insistente e contínuo. Deus está sempre atento aos nossos pedidos, mesmo quando “parece” insensível aos nossos apelos e clamores por justiça. O tempo de Deus não se compadece com a nossa pressa. Ele sabe a hora e o momento para cada coisa. A nós resta-nos moderar a nossa impaciência e confiar totalmente n’Ele. Rezar sempre significa nunca interromper o diálogo com Deus, mesmo quando nos parece que Ele está silencioso e alheio às nossas preces. Nesse diálogo, Deus transforma os nossos corações e aprendemos a abandonarmo-nos nas Suas mãos, confiando n’Ele. Se interrompermos esse diálogo, se deixarmos “cair os braços”, fracassaremos.
PALAVRA PARA O CAMINHO DA VIDA…
Levar a Palavra de Deus como luz para mais uma semana de trabalho, de estudo… Ao longo dos dias desta semana que se segue, procurar rezar e meditar algumas frases da Palavra de Deus: “o Senhor é quem te guarda… o Senhor vela pela tua vida…”; “proclama a palavra, insiste a propósito e fora de propósito, argumenta, ameaça e exorta, com toda a paciência e doutrina”; “… necessidade de orar sempre sem desanimar…”. Evangelho (Lc 18, 1-8) Procurar transformá-las em atitudes e em gestos de verdadeiro encontro com Deus e com os próxi«Deus fará justiça aos seus eleitos, mos que formos encontrando nos caminhos percorque por Ele clamam.» ridos da vida… Ah...continua a rezar o Terço, meditando-o No princípio da leitura desta passagem do Evangelho explica-se a intenção de Jesus ao pro- com a Palavra de Deus. E que Nossa Senhora do nunciar esta parábola: “Sobre a necessidade de Rosário nos ajude não baixar os braços!