Este Domingo (dia 23): IV Domingo do Advento: Alameda da Estação / Trofa (15h30-17h00): Presépio ao vivo encenado pelo nossos jovens do Grupo de Jovens da Paróquia. Segunda-feira (dia 24): I Vésperas de Natal // Cartório aberto (das 9h30-12h30). Ig. Matriz (15h00): Eucaristia solene da Vigília de Natal: celebração de Natal para todas as crianças e jovens da catequese e suas famílias. Será feita a bênção das imagens do Menino Jesus e distribuída A Luz da Paz de Belém”. Esta Luz é acesa numa chama que arde incessantemente na Gruta da Natividade, em Belém, e representa o nascimento de Jesus. Na nossa comunidade de Santiago foi acolhida pelo nosso Agrupamento de Escuteiros e será distribuída nesta eucaristia vespertina de Natal. As pessoas são convidadas a trazerem as suas candeias antigas para depois poderem levar esta luz e rezarem na noite e dia de Natal com as suas famílias. No final haverá no Souto da Lagoa uma representação do Presépio pelos Jovens. Ig. Nova de São Martinho (23h59): Missa do “Galo”: Eucaristia solene da noite de Natal das duas comunidades de Santiago e São Martinho. Terça-feira (dia 25): Dia solene de Natal. As eucaristias serão nos horários normais! A missa das 12h00 será a mais solenizada. Em todas as eucaristias de Natal dar-se-á a imagem do Menino Jesus a beijar e será oferecido um postal e um pequeno presente. Imagens do Menino Jesus do nosso presépio. Mais uma vez queremos convidar todas as famílias a trazerem a imagem do Menino Jesus que vão colocar nos seus presépios para uma bênção especial nas celebrações do Natal. Assim sendo, na missa vespertina de Natal (15h00) e na do dia (12h00) será feita essa bênção. Tragam as imagens! Presépios: estão à venda, no Cartório e na Ig. Matriz, vários presépios feitos à mão. O fruto da venda reverte para as obras paroquiais. Quarta-feira (dia 26): Guilhabreu (21h00): Encontro de formação para catequistas. Quinta-feira (dia 27): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração ao SSº Sacramento em Acção de Graças pelo Ano de 2018 // Salão de Alvarelhos (21h00): Encontro de formação para catequistas // Ig. Matriz de Bougado (21h00): Ensaio do coro paroquial. Sexta-feira (dia 28): Ig. Matriz (18h00-19h00): Confissões. Sábado (dia 29): Ig. Matriz (16h30): Eucaristia da Catequese. No final, no Salão Paroquial, 17h30):
Festa de Natal da Catequese. As crianças e jovens da catequese, as suas famílias e catequistas estarão presentes nesta festa. Haverá surpresas e presentes para todos os catequisandos e catequistas. Domingo (dia 30): Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José. / Ig. Matriz (12h00): Eucaristia solenizada: nesta eucaristia será feita a Bênção das Famílias da Paróquia. No final será distribuída um pequeno presente às famílias. O pároco e o grupo da Pastoral Familiar convidam todas as famílias e seus membros (pais e filhos) para esta celebração eclesial da Sagª Família e cheia de significado neste Natal. neste tempo de dar ofertas e presentes convidamos os paroquianos e as suas famílias a darem a sua oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. A sustentação da paróquia depende da ajuda de todos! Obrigado! // Podem proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2018-2019. Ofereçamos este presente! CONTAS: Ofertórios dominicais (dias 15 e 16 de Dezembro): 322,78 eur. / Ofertórios de bodas de Ouro: 21,50 eur. / Caixas e lampadário da Capela de Lantemil: 173,15 eur. / Nicho de Cidai: 50 eur.
Cartório paroquial e atendimento esta semana: Segunda-feira (dia 24) e Sábado: 09h00-12h30 Quarta-feira e Sexta-feira 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Quinta-feira 09h00-12h30 | 14h00-18h00
MENSAGEM DE NATAL DO PÁROCO: A todos os paroquianos e à comunidade humana de Bougado Grande, em particular aos doentes, às crianças, aos jovens, aos velhinhos, aos enlutados, aos que sofrem privações ou abandono... a certeza de que Jesus nasceu para nós, e nos dá alegria e esperança, pois o Presépio é o lugar de encontro para todos! A todos (as) aqueles (as) que enviam felicitações, mensagens; aos que colaboram e ajudam nas várias celebrações do Natal e/ou dão os seus presentes e ofertas à paróquia e ao pároco…a todos (as), sem excepção: Muito Obrigado e Deus Vos abençoe!
Um Santo e feliz NATAL!
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial): Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
1ª leitura (Miq 5, 1-4a) «De ti sairá Aquele que há-de reinar sobre Israel»
Evangelho (Lc 1, 39-45) «Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? » As intervenções de Deus na História da Salvação são, por vezes, designadas como «visitas» do Senhor ao Seu povo. A última intervenção de Deus, com a Encarnação, é também para S. Lucas uma «visita» do Senhor aos Seus (Lc. 1, 68; 7, 16), sendo a família do Precursor a primeira a participar dela e a beneficiar. Maria aparece intimamente unida a esta «visita» do Senhor ao Seu povo. Ela é, na verdade, a morada de Deus entre os homens, a nova Arca da Aliança, perante a qual, João, ungido pelo Espírito que repousa sobre o Messias, exulta de alegria, à semelhança de David (2 S. 6, 2-16). Em Maria concretiza-se, de algum modo, o encontro de Deus com a humanidade. Ela inicia a era messiânica. É a mulher que assegura ao seu povo a vitória absoluta sobre o pecado e o mal (a saudação de Isabel lembra a que foi dirigida a Judite, após a vitória sobre os seus inimigos). Esta união continuará no prolongamento da «visita» do Senhor a todos os homens, que é a vida da Igreja.
Completando a profecia de Isaías sobre o «Emanuel» (Deus connosco), o profeta Miqueias, seu contemporâneo, anuncia o lugar do nascimento do Messias Salvador e descreve a Sua missão. Será na cidade davídica de Belém, cujo sobrenome Efrata exprime a fecundidade messiânica, que dará à luz Aquela que será a Mãe do Salvador. Aí nascerá o Rei futuro, que será Pastor do Seu Povo. Com o Seu nascimento, O Natal é viver Jesus em nós! não só trará a Paz, reunindo os filhos de Deus dispersos, como Ele mesmo será a Paz. O Seu nascimento, O Evangelho narra o encontro de duas com efeito, significa a presença de Deus no mundo, o fim do afastamento de Deus com o pecado e a reunifi- Mães, que vibram de alegria com a realização cação universal dos irmãos. das promessas de Deus. Maria ensina-nos o Salmo responsorial (Salmo 79(80))
«Senhor nosso Deus, fazei-nos voltar, mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos» 2ª leitura (Hebr 10, 5-10) «Eu venho para fazer a vossa vontade» A entrada de Jesus no mundo está orientada para o drama da Cruz e o triunfo da Páscoa. O mistério da Encarnação é inseparável do mistério da Redenção. O esplendor da Páscoa ilumina já a aurora do Natal. O Filho de Deus, preexistente na natureza divina, desde o momento da Sua entrada no mundo pela Encarnação oferece-Se como vítima. E esta oblação divina e humana santifica e salva desde esse momento, virtualmente, unida à sua expressão prática na oblação da Cruz. Ao assumir a nossa condição humana, para a salvar, aceita os desígnios de Deus sobre Ele e ensina-nos a viver a vida como realização quotidiana da Vontade de Deus, na santificação interior, pela obediência e o amor.
melhor jeito de acolher: estar atento às necessidades dos irmãos, partir ao seu encontro, partilhar com eles a nossa amizade e ser solidário com as suas necessidades. A presença de Jesus provoca alegria em quem espera a concretização das promessas de Deus e que vê Sua chegada a realização das expectativas de um mundo de justiça, de amor, de paz e de felicidade para todos os homens. Maria levou a Isabel o que tinha de mais precioso: Jesus. Levava-O no seu seio. Preparar o Natal implica ter Jesus no coração e manifestá-Lo com o nosso amor, com o nosso sorriso, com a nossa alegria. Quando Maria e Isabel se encontraram, rejubilaram. Quando Jesus vive em nós, também nós podemos sentir o mesmo gozo ao encontrarmo-nos com os amigos. Maria foi à pressa ter com Isabel para se colocar ao seu serviço. Nestes dias, e sempre, estejamos atentos e façamos com alegria pequenos serviços às pessoas que convivem connosco (e às que estão longe).