Este Domingo (dia 8): Solenidade da Epifania do Senhor: Cap. de Lantemil (9h30): Eucaristia solene da Festa do Menino. (dar-se-á a imagem do Menino a beijar). Retiro do Clero Diocesano (8 -12 de Janeiro, na Casa dos Jesuítas de Soutelo, Braga). O pároco estará presente neste retiro. Terça-feira (dia 9): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 10): Cap. Santa Luzia (19h30): Eucaristia cantada em honra do Beato Gonçalo de Amarante. Quinta-feira (dia 11): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração do Santíssimo Sacramento, dinamizada pelos Ministros Ex. da Comunhão. Sexta-feira (dia 12): Ig. Matriz (18h00-19h30): Sacramento da Reconciliação / Confissões! Salão (20h30): Reunião mensal dos Leitores. (Estará presente o pároco! Pede-se a presença de todos os leitores para se acertar alguns pormenores sobre a escala de leitores). Sábado (dia 13): Ig. Matriz (16h30): Eucaristia da Catequese, com a Celebração da Festa da Palavra (do 4º ano de catequese). Salão (18h00): Reunião mensal da ACR. Domingo (dia 14): Capela de Nª Sª da Livração (15h00): X Encontro de Cantares ao Menino do Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado. Os Jornais “A Voz de Fátima”: Pede-se também aos zeladores (as) que procedam à recolha e entrega do valor anual das assinaturas à pessoa responsável. “Voz Portucalense”: Os assinantes devem renovar/pagar, no cartório ou nos zeladores, as assinaturas do Jornal Diocesano para 2018. Limpeza da Igreja (Janeiro): Lugar da Lagoa! Agradecemos a quem limpou no mês anterior.
Confrarias: Os zeladores (as) das Confrarias de São José e do Coração de Jesus devem entregar o valor dos “anuais” de 2017, bem como os nomes dos associados que faleceram durante o ano de 2017. A Confraria de Nª Sª do Rosário recolherá os anuais dos associados das Aldeias de Cima, nos dias 14 e 21 de Janeiro no local habitual. Festas da Catequese e dias dos Baptismos: todas as festas da catequese e as datas dos baptismos comunitários, bem como toda a organização dos processos e normas dos sacramentos estão disponíveis no site da paróquia: www.paroquiadebougado.pt. CPM/ PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO: Os encontros de preparação para o Matrimónio vão iniciar no dia 2 de Fevereiro de 2017. Serão realizados na Cripta da Igreja nova da Trofa sempre às sextas-feiras às 21.30h. Os noivos que pensem casar nos tempos mais próximos devem frequentar estes encontros e para isso podem inscrever-se no cartório paroquial nos horários normais. ENCONTROS DE PREPARAÇÃO PARA O SACRAMENTO DO CRISMA: iniciarão já na próxima quinta, dia 11, às 21h00, no salão, os encontros mensais de preparação para o Crisma. Destinam-se aos jovens que concluíram o 10º de catequese e a todos aqueles que interromperam a catequese no passado (maiores de 18 anos) e desejam ser crismados. CÔNGRUA PAROQUIAL-OFERTA / MISSAS: convidamos os paroquianos e suas famílias a darem a sua oferta monetária à Igreja até à Páscoa. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. Podem também proceder à marcação de intenções de missa. Obrigado. CONTAS: Ofertórios das eucaristias dos dias 30, 31 de Dezembro e 1 de Janeiro: 741,79 eur. / Ofertório de exéquias : 50.10 eur./ Almas de Santo António e Almas de Cedões: 50 eur.
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Horários: Terça a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30
Evangelho (Mt 2, 1-12)
1ª leitura (Is 60, 1-6)
«Brilha sobre ti a glória do Senhor» Como uma cidade, construída sobre um monte, atrai o olhar de todos, ao ser iluminada pelo sol nascente, assim Jerusalém, iluminada pelo Nascimento de Jesus, atrai a si todos os povos, mergulhados na noite do pecado. Será, porém, na Igreja, nova Jerusalém, que Deus reunirá todos os homens, para lhes dar a salvação. Será n’Ela que se constituirá, definitivamente, a comunidade dos povos. «A luz dos povos é Cristo – Mas a Sua luz resplandece no rosto da Sua Igreja» (LG. n.° 1). Ela é, na verdade, o sinal e o instrumento de união com Deus e de unidade de todo o género humano. Salmo responsorial (Salmo 71(72)) «Virão adorar-Vos, Senhor, todos os povos da terra. » 2ª leitura (Ef 3, 2-3a. 5-6) «Os gentios recebem a mesma herança prometida » O universalismo de Isaías era um pouco limitado; os estrangeiros não estavam em posição de igualdade com os filhos de Israel. S. Paulo, descrevendo o plano salvífico de Deus, proclama que todos os homens são chamados, igualmente, a ser herdeiros da Promessa. Como consequência deste chamamento universal para a Fé, toda a separação, toda a discriminação, introduzidas na humanidade por culturas e civilizações, desaparecem. Todos são chamados a formar o verdadeiro Israel e a constituir um só Corpo – o Corpo Místico de Cristo – restabelecendo-se assim o plano primitivo de Deus acerca da humanidade, que era um projecto de unidade e amor.
«Viemos do Oriente adorar o Rei » Frente ao mistério do Nascimento de Jesus, S. Mateus procura, sobretudo, contemplá-Lo à Luz do primeiro encontro do mundo pagão com o Salvador, de que os magos são as primícias e os representantes. Sublinhando, de modo expressivo, a universalidade da Mensagem cristã, dirigida a todos os homens, mesmo àqueles que, segundo as concepções estreitas do Judaísmo, viviam fora da Geografia e da História da Salvação, o evangelista mostra como na visita dos Magos, se realizam as profecias do A. T. Não deixa também de o impressionar, em contraste com o orgulho e cegueira de Herodes e dos sábios de Israel, a boa vontade dos Magos, que, atentos aos sinais dos Tempos, se dispõem a correr a aventura da Fé. “Levanta-te e resplandece” (1ª leitura da Solenidade da Epifania) Uma família ou uma Igreja sempre a caminho não podem ficar na mesma depois do Natal. Regressam do Presépio por outro caminho. Sugere-se a entrega da Hino à Caridade, inscrito numa pegada, para que sirva de inspiração à vida das famílias e da comunidade. Trata-se, pois, de um “caminho de perfeição que ultrapassa tudo” (1 Cor 12,31). Movidos pela Estrela que brilha no amor, fomos, como os Magos do Oriente, atraídos pela Luz maior. Fazei-nos, Senhor, discípulos missionários que não podem calar ao mundo a alegria do Messias encontrado. Movidos pelo amor de Deus, sigamos o caminho da perfeição. A alegria do Evangelho é a nossa missão!