Boletim paroquial de santiago bougado 1314

Page 1

Este 4º Domingo da Quaresma (dia 11): Ig. Matriz (15h30): Oração da Via-Sacra! Esta semana as eucaristias são às 20h00! Em tempo de Confissões quaresmais na vigararia o pároco tem que ajudar os colegas a confessar. Sexta, dia 16 a eucaristia é de manha (8h00). Terça-feira (dia 13): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Salão nobre a junta de Freguesia do Muro (21h00): Palestra sobre o “Parkinson”. Quinta-feira (dia 15): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração ao SSº Sacramento com reflexões sobre o Sacramento da Reconciliação. Sexta-feira (dia 16): Ig. Matriz (8h00): Eucaristia! Ig. Matriz (das 9h30-12h00; 17h00-20h00): CONFISSÕES GERAIS PARA A PÁSCOA! Procuremos celebrar a Reconciliação para celebrarmos dignamente o Mistério Pascal, centro da nossa fé! Estarão vários sacerdotes para atender de confissão. Procuremos vir; Deus é misericordioso e Pai bondoso! Sem perdão e bênção de Deus ficamos mais pobres! Não guardemos todos para nos reconciliarmo-nos no último dia, pois será mais propício para as crianças e jovens, pois já deverão estar de férias da Páscoa. Aproveitemos esta graça da reconciliação com Deus! Salão (21h00): Reunião mensal dos leitores! Sábado (dia 17): Reunião com todos os responsáveis, colaboradores e voluntários (de todas as aldeias) do Compasso/Visita Pascal. Para programar a Visita. Pede-se a vossa comparência. 5º Domingo da Quaresma (dia 11): Ig. Matriz (15h30): Celebração da Via-Sacra! A Comissão de festas em honra de Nª Sª do Desterro de 2018 fará um peditório para as Festas nos dias 17 e 18 de Março. As pessoas que tiverem promessas ou estiverem interessadas em participar com dignidade (nos andores e figuras alegóricas) na procissão, devem inscrever-se através do telm.:918 651 034 (Marília Salgueirinho). Dia do Pai (19 de Março): celebraremos este dia na eucaristia das 19h30.

Visita aos doentes e bênçãos de casas ou fábricas: Ao aproximar-se a celebração da Páscoa, o abade vai visitar e levar conforto aos doentes que desejarem a sua visita e não podem sair de casa. Pede-se às famílias e aos ministros ex. da comunhão o favor de fazerem a inscrição no cartório. Também as famílias ou empresários que desejarem que o pároco vá benzer as suas casas ou fábricas devem fazer a inscrição no cartório. DIREITOS PAROQUIAIS/CÔNGRUA: Ainda nem todas as famílias/pessoas registadas deram a sua oferta paroquial à Igreja relativa ao ano de 2017. Esta é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia. Aproveitem para fazer a sua visita ao cartório neste tempo quaresmal até à Páscoa! Pagamento da côngrua paroquial (direitos paroquiais) por Transferência Bancária: Para quem ainda não contribuiu no ano de 2017, além dos outros meios ou de passar pelo cartório, a partir de agora, poderão dar a sua oferta paroquial por transferência bancária: O número da conta (IBAN) da Paróquia (Fábrica da Igreja) é PT50 0007 0605 0011351 0003 06. Quem o fizer por este meio, pede-se o favor de indicar, por meio de e-mail, o montante transferido, o nome da pessoa, o NIF, a data de nascimento e a morada. O e-mail é: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com. O recibo será enviado por correio. CONTAS: Ofertórios das eucaristias dos dias 3 e 4 de Março: 602,72 eur. (Para a Cáritas ) / Caixas de S. Gens: 18,31 eur. / Ofertório de Exéquias: 38,14 eur. / Ofertório de 7º dia: 17,80 eur. AGRADECIMENTO: o pároco agrade a todos (as) os paroquianos, grupos e movimentos que estiveram presentes nas 24 horas de adoração. Muito Obrigado! Jesus Sacramentado Vos abençoe!

Horário do Cartório Paroquial: Terça e Quinta-feira: 09h00-12h30 | 14h00-18h00 Quarta e Sexta-feira: 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado: 09h00 - 12h30

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Evangelho (Jo 3, 14-21) «Deus enviou o seu Filho, para que o mundo seja salvo por Ele » A partir deste IV Domingo as leituras do Evangelho são tiradas de S. João, tanto ao domingo como de semana. Hoje ela fala-nos da futura glorificação de Jesus pela Cruz e Ressurreição. É este o próprio movimento do Mistério Pascal, primeiro em Jesus, depois nos cristãos pela morte à vida, pela Cruz à glória. A Quaresma é 1ª leitura (2 Cr 36, 14-16. 19-23) também o tempo apropriado para entendermos “A indignação e a misericórdia do Senhor melhor este caminho providencial de salvação, manifesta-se no exílio e na libertação do povo” para depois celebrarmos a Páscoa com mais fé, em acção de graças a Deus e ao Senhor No tempo da Quaresma, a leitura do Antigo Jesus Cristo. Testamento vai referindo os vários passos da história da salvação, para melhor nos fazer MOVIDOS pelo AMOR compreender como toda ela se encaminha para que se ENTREGA na CRUZ! a Páscoa do Senhor, e como Deus salva os homens vindo ao encontro deles, mesmo nos O Amor …É amável caminhos por eles tão mal andados. Hoje vemos como os pagãos invadiram a Terra Santa, destruíram o templo e levaram cativo o povo Texto Litúrgico para Babilónia, por este povo ter abandonado o Assim quis mostrar a riqueza da sua bondade Senhor e imitado as acções abomináveis dos para connosco.. pagãos. Mas, por fim, o próprio rei da Babilónia serviu ao Senhor de instrumento de salvação (2ª leitura) em favor do seu povo, dando-lhe de novo a Da Exortação Apostólica Amoris Laetitia: liberdade e restituindo-o à terra que lhe havia “A fim de se predispor para um verdadeiro sido tirada. encontro requer-se um olhar amável pousado nele” (AL 99-100)” Salmo responsorial (Salmo 136(137)) «Se eu me não lembrar de ti, Jerusalém, fique presa a minha língua. » 2ª leitura (Ef 2, 4-10) «Mortos por causa dos nossos pecados, salvos pela graça» A leitura estabelece o contraste entre a situação de morte em que estávamos por causa das nossas faltas e a salvação que Deus nos oferece em Cristo Jesus. O Mistério Pascal que Jesus realizou passando, pela morte, à vida eterna, vivêmo-lo agora nós, que somos membros Venham reconciliar-se com Deus! de Cristo e com Ele morremos, com Ele ressuscitámos, com Ele subimos para junto do Pai.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.