Semana da Vida
Este Domingo (dia 15): SOLENIDADE DO PENTECOSTES/ ESPÍRITO SANTO/ COMEÇO DA SEMANA DA VIDA/ DIA DO APOSTOLADO DOS LEIGOS (Os ofertórios deste fim de semana (14 e 15 de Maio) serão destinados para Acção Pastoral Diocesana). Terça-feira (dia 17): Ig. Matriz (19h00): Encontro de preparação para as crianças da Profissão de Fé (6º ano) e seus catequistas. Ig. Matriz (depois da missa): Ensaio do coro paroquial. Salão paroquial (21h30): 1º Encontro de preparação com os Crismandos e jovens do 10º ano de Catequese com o Sr. Abade. (Formação obrigatória!). Quarta-feira (dia 18): Ig. Matriz (19h00): Encontro de preparação para as crianças da 1ª Comunhão, seus pais e seus catequistas. Salão paroquial (depois da missa): Reunião importante para a preparação da visita pastoral do abade somente com todos os responsáveis/coordenadores dos grupos e movimentos paroquiais. (Lembramos que até este dia o processo da eleição dos assessores ao Conselho Pastoral, dos coordenadores e a actualização dos dados têm que estar concluído e entregue no cartório). Quinta-feira (dia 19): Ig. Matriz (19h00): Encontro de preparação para as crianças da Profissão de Fé (6º ano), seus pais e catequistas. Salão paroquial (21h30): 2º Encontro de preparação com os Crismandos e jovens do 10º ano de Catequese com o Sr. Abade. (Formação obrigatória!). Sexta-feira (dia 20): Ig. Matriz (das 18h00 às 20h00): CONFISSÕES para todas as crianças que vão fazer a Festa da Profissão de Fé e a 1ª Comunhão, para os seus pais e padrinhos. (As crianças devem estar na Igreja para uma pequena preparação antes). Salão (21h30): Reunião mensal dos MEC’s.
INÍCIO DA VISITA PASTORAL DE DOM PIO ALVES,
bispo auxiliar do Porto
Evangelho (Jo 20,19-23)
1ª leitura (Act 2, 1-11)
«Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar » De harmonia com a promessa de Jesus, o Espírito Santo, manifestando a Sua presença sob os sinais sensíveis do vento e do fogo, desce sobre os Apóstolos, transforma-os totalmente e consagraos para a missão, que Jesus lhes confiara. Com este Baptismo no Espírito Santo, nascia assim, oficialmente, a Igreja. Nesse dia, homens separados por línguas, culturas, raças e nações, começavam a reunir-se no grande Povo de Deus num movimento que só terminará com a Vinda final de Jesus.
Salmo responsorial (Salmo 103 (104))
CONTAS: Ofertórios dominicais (7 e 8 de Maio:
273,70 eur. (para os meios de comunicação social/ Ofertório da eucaristia das 20h00 (dia 7 de maio): 132,40 eur. / Ofertórios de exéquias: 39,60 eur. / Caixas e Lampadários de S. Gens: 26,75 eur.
Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 20h00 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Horários: Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
«Enviai, Senhor, o vosso Espírito e renovai a face da terra.»
2ª leitura (1 Cor 12, 3b-7. 12-13)
«Todos nós fomos baptizados num só Espírito, para formarmos um só Corpo » O Espírito Santo é «a alma da Igreja». É Ele que dá aos Apóstolos a perfeita compreensão do Mistério Pascal e os leva a anunciar a Ressurreição a todos os homens, sem excepção. É por Ele que nós acreditamos que Jesus é Deus e essa nossa fé se mantém. É Ele que enriquece o Corpo Místico com dons e carismas, numa grande variedade de vocações, ministérios e actividades. É Ele que, ao mesmo tempo que nos distingue, dandonos uma personalidade própria dentro da Igreja, nos põe em comunhão uns com os outros, de tal modo que a diversidade não destrói a unidade.
«Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós: Recebei o Espírito Santo » Com a Páscoa, inicia-se a nova Criação. E, como na primeira, também agora o Espírito Santo está presente, a insuflar aos homens, mortos pelo pecado, a vida nova do Ressuscitado. Jorrando do Corpo glorificado de Cristo, em que se mantêm as cicatrizes da Paixão, o Sopro purificador e recriador do mesmo Deus, comunica-se aos Apóstolos. Apodera-se deles, a fim de que possam prolongar a obra da nova Criação, e assim a humanidade, reconciliada com Deus, conserve sempre a paz alcançada em Jesus Cristo. .
Senhor, nosso Deus, como é admirável o vosso nome em toda a terra! A vossa majestade está acima dos céus. Da boca das crianças e meninos de peito sai um louvor que confunde os vossos adversários e reduz ao silêncio os inimigos rebeldes. Quando contemplo os céus, obra das vossas mãos, a lua e as estrelas que lá colocastes, que é o homem para que Vos lembreis dele, o filho do homem para dele Vos ocupardes? Fizestes dele quase um ser divino, de honra e glória o coroastes; destes-lhe poder sobre a obra das vossas mãos. Tudo submetestes a seus pés: Ovelhas e bois, todos os rebanhos, e até os animais selvagens, as aves do céu e os peixes do mar, tudo o que se move nos oceanos. Senhor, nosso Deus, como é admirável o vosso nome em toda a terra!