Este fim de semana: Os ofertórios do próximo fim de semana reverterão para a Pastoral da Mobilidade Humana. Esta semana o cartório paroquial estará aberto apenas na quarta-feira! Terça-feira (dia 15): SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA (dia santo de guarda e feriado nacional). EUCARISTIA DAS 16H30 SUSPENSA: Nos meses de Agosto e Setembro a eucaristia das 16h30 (de sábado) estará suspensa! Retomará novamente em Outubro. Assim sendo as outras eucaristias serão rotativamente celebradas pelo Povo de Bougado. Por isso pedimos a vossa compreensão nos ajustes das intenções que vão ser feitos. PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA: Ainda há lugares disponíveis para a nossa peregrinação diocesana de 9 de Setembro. As pessoas que ainda desejam participar podem ainda inscrever-se até ao final do mês de Agosto no cartório. VIAGEM DA PARÓQUIA E ENCERRAMENTO DO CARTÓRIO PAROQUIAL: Por motivos de descanso, acompanhamento pastoral-espiritual e ausência do pároco e do secretário, o cartório paroquial estará encerrado nos dias 17 a 25 de Agosto! Pedimos aos paroquianos que tenham assuntos pendentes ou necessidade de alguma resolução processual, quer de baptismos, matrimónios ou de outra ordem, como marcação de intenções de missa, o favor de marcarem na próxima quarta-feira. Nos dias 17 a 25 de Agosto, na ausência do pároco, o responsável pela paróquia é o Pe. Luciano Lagoa, vigário paroquial. Qualquer assunto urgente ou funerais devem tratar com ele. Também não haverá momento de adoração ao SSº Sacramento nem Sacramento da Reconciliação. Poderão ir à paróquia de São Martinho.
se, mostrando que fazemos férias do nosso quotidiano, das nossas tarefas e dos nossos ritmos exigentes, mas não fazemos férias do Senhor. Fazemos férias com o Senhor! LIMPEZA DA IGREJA: Neste mês a limpeza da Ig. Matriz está a cargo das pessoas da Aldeia da TrofaVelha. Agradecemos a quem limpou anteriormente. CÔNGRUA PAROQUIAL: em tempo de férias e de descanso para muitos lembramos, mais uma vez, que nem todos os paroquianos e famílias cristãs fizeram o seu donativo/ oferta/ contributo paroquial respetivos ao ano 2016, e até dos anos anteriores. O contributo paroquial (“direitos”) é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia. Procurem cumprir com esta colaboração eclesial e moral. Se não tiveram possibilidades pelo menos passem pelo cartório para darem conhecimento da situação. MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: Podem também proceder à marcação de intenções de Missa para os dias e celebrações que desejarem! INSCRIÇÕES DAS FAMÍLIAS: também ainda existem famílias que frequentam a vida paroquial que não se inscreveram no novo programa da paróquia! Procurem visitar-nos e serão sempre bem acolhidas. Obrigado! CONTAS: Ofertórios das eucaristias (6 de Agosto): 307,39 eur / Ofertório da eucaristia das 20h00, do 1º sábado, dia 5 de Agosto: 98,50 eur. (para a Confraria das Almas).
O ano catequético 2016/2017 findou:
Trata-se de uma pausa para retemperar forças e para preparar um novo ano, que não nos deve afastar do encontro semanal com o Senhor, na Eucaristia. Todos os sábados e Domingos, há Eucaristia a até ao final do mês de Julho a eucaristia das 16h30 de sábado continua a ser dinamizada pela catequePe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Evangelho (Mt 14, 22-33) «Manda-me ir ter contigo sobre as águas» A descoberta que os Apóstolos fizeram de que Jesus era o Todo-Poderoso encheu-os, a princípio, de assombro e até de medo. Mas, num segundo momento, Pedro teve o desejo de fazer a mesma experiência do Mestre: andar sobre as águas. Todavia a fé não lhe foi bastante. É assim, pouco a pouco, experiência a experiência, que a fé vai lançando raízes profundas no coração. 1ª leitura (1 Reis 19, 9a. 11-13a) O Evangelho deste domingo é, antes de mais, catequese sobre a caminhada histórica da «Sai e permanece no monte à espera do Senhor» uma comunidade de Jesus, enviada à “outra margem”, a convidar todos os homens para o banquete do e a oferecer-lhes o alimento com que Deus A descoberta de Deus deixa sempre o homem Reino mata a fome de vida e de felicidade dos seus fipenetrado de um santo temor. Quer Deus Se reve- lhos. Estamos dispostos a embarcar na aventura le no rugido do vento, no tremor de terra e no tro- de propor a todos os homens o banquete do Reivão, como no Sinai, quer na brisa suave, como no? Temos consciência nos foi confiada a hoje a Elias, a sua presença há-de provocar sem- missão de saciar a fomededoque mundo? que pre no homem o sentimento profundo que Pedro são deixados à margem dessa mesa Aqueles onde se joexperimentou quando o Senhor lhe estendeu a gam os interesses e os destinos do mundo, que mão no mar e o salvou. têm fome e sede de vida, de amor, de esperança, encontram em nós uma proposta credível e coerente que aponta no sentido de uma realidade de pleSalmo responsorial (Salmo 84 (85)) nitude, de realização, de vida plena? «Mostrai-nos, Senhor, o vosso amor e dai-nos a vossa salvação.» 2ª leitura (Rom 9, 1-5) «Quisera eu próprio ser separado de Cristo por amor dos meus irmãos»
Quarta-feira: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30
Fechar os olhos e escutar… Na invasão sonora que nos envolve – e por vezes nos agride – escutamos a voz do nosso Deus? Porque não? Entretanto, tomemos, de vez em quando, o risco do silêncio e da solidão. “Ao largo… para rezar”. É aí, com Jesus, que poderemos ouvir a voz do nosso Pai.
A situação e o destino do povo judeu, do meio do qual veio Jesus, povo a quem Deus fez as suas promessas, é para S. Paulo motivo de grande máDESAFIO DA SEMANA: goa e um mistério que não sabe explicar. Mas espera que, um dia, também eles venham a fazer Em cada dia, agradecer de um modo especial um momento vivido e dizer “Obrigado, Senhor”. parte do povo de Deus.