Boletim paroquial de santiago bougado 1224

Page 1

Terça-feira (dia 21): Igreja (21h00): Ensaio do Grupo Coral. Os ofertórios das eucaristias dó próximo fim de semana (25 e 26 de Junho) são para a Cadeira de S. Pedro. A Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Livração vai realizar ainda nos próximos dia 25 e 26 do mês de Junho o seu habitual peditório por toda a paróquia. Desde já agradecemos a todos quantos colaboram.

CATEQUESE:

O ano catequético 2015/2016 está a chegar ao fim. No entanto, esta pausa para retemperarmos forças e para preparar um novo ano não nos deve afastar do encontro semanal com o Senhor, na Eucaristia. Fazemos férias do nosso quotidiano, das nossas tarefas e dos nossos ritmos exigentes, mas não fazemos férias do Senhor. Por isso, enquanto não ficar suspensa a eucaristia das 16h30 nos meses de Agosto e Setembro, esta eucaristia continuara a ser dinamizada pelos anos de catequese e seus catequistas.

Comunicado aos catequistas: Devem entregar as capas da catequese no

cartório para encerrarmos o ano catequético de 2015. Devem preencher devidamente as fichas de cada catequisando com as faltas e as festas. Muito obrigado!

INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE DO ANO PASTORAL DE 2016/2017: Durante o mês de Julho estão abertas, no cartório paroquial, as inscrições para o 1º ano de catequese! Documentos necessários: Certidão de

registo de nascimento do Registo Civil e comprovativo de Baptismo (Cédula de Baptismo ou outro documento com a mesma indicação)/ No caso de serem de paróquias de fora, devem trazer uma autorização do respectivo pároco para que a criança ou adolescente possa frequentar a catequese na nossa paróquia/ A paróquia tem um seguro de acidentes e responsabilidade civil específico para todos aqueles (as) que frequentam a catequese. Por isso, para alem do valor dos novos catecismos, terão também que contribuir para o pagamento desse seguro cada vez mais necessário. Depois os catequistas ficarão responsáveis por receber esses pagamentos!/ NOTA: só se inscreve no 1º ano de catequese quem entrar para o 1º ano da escola primária! A catequese na nossa paróquia será feita aos sábados, antes ou depois da missa, segundo os horários estabelecidos! Os Assinantes da Revista mensal Liturgia Diária já podem levantar no cartório as edições dos próximos meses. Jornais “A VOZ DE FÁTIMA” estão na sacristia para serem distribuídos pelos zeladores (as).

CONTAS: Ofertórios dos dias 11 e 12 de

Junho: 381,73 eur. / Ofertório do dia 13 (Santo António): 132,27 eur. / Ofertório de Matrimónio: 11,60 eur. / Ofertório de 7º dia: 31,65 eur. FORAM PUBLICADAS AS CONTAS DA PARÓQUIA, DAS FESTAS E DA CONFRARA DAS ALMAS REFERENTES AO ANO COMPLETO DE 2015. (Se alguém tiver alguma dúvida pedimos que se esclareça com o pároco ou no cartório, para não se criarem comentários incorrectos e injustos. Obrigado).

Quarta-feira | Igreja Nova de São Martinho | 17h00 - 20h00 Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h30 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários: Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30

Nazaré, o Filho do homem, é o Messias de Deus, o profeta anunciado desde os tempos antigos, o Ungido pelo Espírito Santo, o Enviado de Deus. É Ele que vem dar a vida pela salvação dos homens. Ele é, como na profecia da primeira leitura, Aquele que os homens trespassaram, mas cujo Coração aberto na Cruz é fonte de graça. Para ser seu discípulo, não há outro caminho senão o que Ele mesmo traçou.

PALAVRA PARA O CAMINHO….

1ª leitura (Zac 12, 10-11; 13,1)

«Voltarão os olhos para aquele a quem trespassaram» O profeta anuncia a libertação e renovação de Jerusalém; mas essa salvação custará dores e lamentos. S. João, no seu Evangelho, vê no servo trespassado, de que fala o profeta, a figura de Jesus crucificado e trespassado pela lança do soldado. O seu Coração assim aberto tornou-se fonte de água viva, de salvação e de graça, para os que para Ele olharem com fé e amor. Tanto custaria a salvação da nova Jerusalém, a santa Igreja de Deus!

Salmo responsorial (Salmo 62(63))

«A minha alma tem sede de Vós, meu Deus.»

2ª leitura (Gal 3, 26-29)

«Todos vós que recebestes o baptismo de Cristo, fostes revestidos de Cristo» Continuando a fazer o confronto entre o regime da Lei, no Antigo Testamento, e o do Novo Testamento, o Apóstolo afirma que, pela fé e pelo baptismo, os cristãos estão “revestidos de Cristo”, formam todos, seja qual for a sua origem natural, o povo descendente de Abraão, herdeiro das promessas que Deus tinha feito àquele antigo Patriarca do Povo de Deus. Não é, portanto, a descendência carnal, mas a que vem da fé, que torna os homens “filhos de Abraão” e herdeiros das promessas a ele feitas por Deus.

Evangelho (Lc 9, 18-24)

«És o Messias de Deus. O Filho do homem tem de sofrer muito» S. Pedro, em nome de todos, reconhece e proclama a fé fundamental da Igreja: Jesus de

“E vós, quem dizeis que Eu sou?” Jesus põe-nos esta questão a nós, hoje. Que dizemos nós d’Ele, diante de Deus, no mais secreto do nosso ser? Que dizemos nós d’Ele, em família, aos nossos filhos, aos nossos amigos, aos nossos irmãos…? Quando a ocasião se apresenta (no nosso trabalho, nas nossas relações sociais…), ousamos anunciar claramente quem somos ou temos receio de dizer que somos de Jesus Cristo?

Reza esta semana… O estandarte da Cruz proclama ao mundo A morte de Jesus e a sua glória, Porque o autor de todo o universo Contemplamos suspenso do madeiro. Com um golpe de lança trespassado, Ficou aberto o Coração de Cristo, Manando sangue e água como rio, Para lavar os crimes deste mundo. Ó árvore fecunda e refulgente, Ornada com a túnica real, Sois tálamo, sois trono e sois altar, Para o corpo chagado e glorioso. Ó Cruz bendita, só tu nos abriste Os braços de Jesus, o Redentor, Balança do resgate que arrancaste Nossas almas das mãos do inimigo. Cruz do Senhor, és única esperança, No tempo da tristeza e da Paixão. Aumenta nos cristãos a luz da fé, Sê para os homens o sinal da paz. (Hino da Liturgia das Horas)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.