Este domingo (dia 26): SOLENIDADE DE CRISTO REI/ ENCERRAMENTO DO ANO LITÚRGICO (neste fim de semana o ofertório das eucaristias será para o Apostolado dos Leigos)/ Na eucaristia das 12h00 os militantes da ACR farão o seu compromisso. No final de todas as eucaristias, deste fim-de-semana, distribuir-se-á um folheto informativo com uma reflexão católica sobre a temática da Eutanásia, de forma a elucidar os cristãos sobre este tema fraturante. Salão (18h00): Reunião de formação e convívio trimestral dos catequistas da paróquia. A CONFRARIA DO Nª S ª do ROSÁRIO: Recolhe os anuais dos associados: Lagoa: neste domingo 26 de Novembro, no Salão Paroquial. Em Bairros e Maganha: No dia 3 e 10 de dezembro na cap. Nª Sª do Desterro. Terça-feira (dia 28): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do grupo coral. Quarta-feira (dia 29): Salão paroquial de Vilar (21h15): Encontro de formação vicarial de Leitores. Quinta-feira (dia 30): Cripta Ig. Nova de São Martinho (21h15): Encontro de formação vicarial de Leitores. 1ª Sexta-feira (dia 1): Feriado Nacional / Salão paroquial (21h00): REUNIÃO IMPORTANTE COM TODOS OS MEMBROS ELEITOS E NOMEADOS DO CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL (CPP). Era importante a presença de todos os representantes dos grupos paroquiais nesta reunião geral do início de Ano Litúrgico. Todos somos responsáveis pelo bem da paróquia!
Domingo (dia 3): INÍCIO DO TEMPO DO ADVENTO (Ciclo B) - em sintonia com a proposta diocesana vamos viver em família e na comunidade paroquial a proposta da Caminhada de Advento-Natal de 20172018: “Movidos pela Estrela que brilha no Amor”. Ig. Matriz (15h30): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO E VÉSPERAS SOLENES. (Nos domingos do Advento, haverá sempre adoração do SSº à tarde). Os Jornais “A Voz de Fátima” já se encontram disponíveis na sacristia para distribuição. Obrigado!
sentarem no seu trono glorioso, se, neste mundo, tiverem seguido os passos do seu Pastor. Esta leitura é assim um anúncio e um convite.
APOSTOLADO DA ORAÇÃO: estão em distribuição os folhetos com as intenções do Papa para o mês de Dezembro. Levemos para rezar! ALMOÇO DE NATAL DOS VICENTINOS: dia 10 de Dezembro pelas 12h30 no salão dos B.V. da Trofa. As pessoas que desejarem participar devem fazer a sua inscrição junto dos elementos dos vicentinos ou no cartório paroquial. O valor de inscrição é de 15 eur. ENTREGA DE CABAZES DE NATAL: A junta de freguesia irá proceder à entrega de cabazes de Natal, das pessoas que se inscreveram, dia 15 de Dezembro, no nosso salão paroquial, das 14h30 as 16h00. CONTAS: Ofertórios do fim de semana 18 e 19 de Novembro: 437,58 eur. (Para os Seminários Diocesanos) / Ofertório de 7º dia: 64,94 eur. / Ofertórios de exéquias: 133,89 eur.
CÔNGRUA PAROQUIAL: convidamos os paroquianos e suas famílias a dar a sua tradi-
cional oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos integrados na comunidade são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. A manutenção de uma paróquia e os seus vários recursos humanos, espirituais e sociais tem sempre elevadas despesas, como por exemplo, as despesas com o pessoal em serviço permanente (ordenado do pároco e do secretário, e outras ofertas), as despesas de secretaria, as despesas do culto divino, as despesas com a formação dos agentes de pastoral, com a evangelização, com a catequese, as várias despesas de manutenção e conservação (eletricidade, limpeza, água, etc), as despesas em ações de caridade, etc...Por isso caros paroquianos a nossa ajuda é fundamental. Por isso, agradecemos, desde já, a vossa generosidade e partilha. Exorto a que cada um, na medida das suas possibilidades e vontade, possa cumprir este sinal de comunhão e partilha. Muito obrigado! Os paroquianos que desejam proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2017/2018. O oferecimento da Eucaristia é a melhor oferta, obra de caridade e sufrágio que podemos dar aos nossos entes queridos que já partiram!
Quarta-feira | Capelas de Bairros e Lantemil | 17h30 - 19h00 Sexta-feira | Igreja Matriz | 17h30 - 19h00 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Horários: Terça a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30
1ª leitura (Ez 34, 11-12. 15-17) «Quanto a vós, meu rebanho, hei-de fazer justiça entre ovelhas e ovelhas» A figura do Bom Pastor, que se desenha neste oráculo dirigido contra os reis israelitas, maus pastores, nos tempos que antecederam o Exílio, corresponde a um título real. Cristo aplicou a Si mesmo este título de Bom Pastor. Ele veio ao encontro do seu Povo, para cuidar dele e o conduzir à felicidade. Dizer de Cristo que Ele é Rei é outra maneira de O designar como o Pastor do povo de Deus. Salmo responsorial (Salmo 22 (23)) «O Senhor é meu pastor: nada me faltará.» 2ª leitura (1 Cor 15, 20-26. 28) «Entregará o reino a Deus Pai, para que seja tudo em todos» Ressuscitado de entre os mortos, o primeiro entre todos, Cristo, no final dos tempos, tendo submetido a Si todas as coisas criadas, entregará o seu reino ao Pai. E nós, que pertencemos a Cristo, ressuscitados com Ele, também tomaremos parte no seu triunfo total e no seu reino de glória.
Quem é que a nossa sociedade considera uma “pessoa de sucesso”? Qual o perfil do homem “importante”? Quais são os padrões usados pela nossa cultura para aferir a realização ou a não realização de alguém? No geral, o “homem de sucesso”, que todos reconhecem como importante e realizado, é aquele que tem dinheiro suficiente para concretizar todos os sonhos e fantasias, que tem poder suficiente para ser temido, que tem êxito suficiente para juntar à sua volta multidões de aduladores, que tem fama suficiente para ser invejado, que tem talento suficiente para ser admirado, que tem a pouca vergonha suficiente para dizer ou fazer o que lhe apetece, que tem a vaidade suficiente para se apresentar aos outros como modelo de vida… No entanto, de acordo com a parábola que o Evangelho propõe, o critério fundamental usado por Jesus para definir quem é uma “pessoa de sucesso” é a capacidade de amar o irmão, sobretudo o mais pobre e desprotegido. Para mim, o que é que faz mais sentido: o critério do mundo ou o critério de Deus? Na minha perspectiva, qual é mais útil e necessário: o “homem de sucesso” do mundo ou o “homem de sucesso” de Deus? A sua coroa será feita de espinhos… O seu trono será uma cruz… O seu poder diferente do poder do mundo… O seu mandamento será o do Amor… O seu exército será composto por homens desarmados… A sua Lei são as bemaventuranças… O seu Reino será um mundo de paz… Decididamente, este rei não é como os outros, porque o seu Reino não é deste mundo. Contudo, nós somos os seus sujeitos convidados a segui-l’O, e mesmo a fazer com que se realize este Reino. Fazemo-lo sempre que somos artífices da paz e nos amamos como Ele nos ama. Nada mais… mas nada menos! Por isso vive e canta esta semana o lema: Cristo vence! Cristo
Evangelho (Mt 25, 31-46) «Sentar-Se-á no seu trono glorioso e separará uns dos outros » Jesus retoma nesta leitura a mesma imagem atribuída a Deus na primeira leitura, a imagem do pastor. O julgamento que se propõe fazer será a libertação final de todos os que foram salvos pelo seu Sangue derramado na Cruz, para com Ele se reina! Cristo impera!