Este domingo: BOLETIM DO ADVENTO: será distribuído este fim de semana o nosso boletim vicarial do Advento e com a agenda das atividades vicariais. RECOLHA DOS ANUAIS: a Confraria de Nª Sª do Rosário continuará a fazer a recolha dos anuais/cotas neste domingo, 27 de Novembro, na capela de Bairros para a aldeias de Bairros e Maganha (das 9h00-12h00). CONFRARIAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E DE SÃO JOSÉ: até ao fim do ano, os (as) zeladores (as) recolherão os anuais/cotas dos associados. Neste domingo (dia 27): Na Capela de Santa Luzia (9h30 - 12h00): As zeladoras da confraria de S. José (Madalena) e do Sagrado Coração de Jesus (Antónia Costa) vão fazer a recolha dos anuais desta zona. Na Ig. Matriz (15h30): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO E VÉSPERAS SOLENES. (Nos domingos do Advento, haverá sempre Adoração). No salão (16h30): REUNIÃO E ENCONTRO BIMENSAL DE TODOS OS CATEQUISTAS (com lanche e convício do fim). Segunda-feira (dia 28): Sala 2 (21h00): Encontro das “Oficinas de Oração e Vida -Aprender a orar para aprender a viver”. Terça-Feira (dia 29): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 30): Igreja de Vilar (21h15): Encontro de formação para leitores da Zona de Vila do Conde. Fórum Trofa XXI (21h00): Sessão Ordinária da Assembleia Municipal.
Sexta-feira (dia 2): Ig. Matriz (das 17h30-19h00): SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO. Sala 2 (21h00): Reunião mensal extraordinária dos Vicentinos. Sábado (dia 3): Salão (22h00): Reunião de Acólitos. Domingo (dia 4): na Ig. Matriz (15h30): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO E VÉSPERAS SOLENES. Banco Alimentar Contra a Fome: No fim de semana 3 e 4 de Dezembro irá decorrer a recolha de alimentos nos hipermercados e supermercados. Ajudemos! Conferencia de S. Vicente de Paulo: Almoço de Natal, dia 18 de Dezembro pelas 12h30. O almoço tem o valor de 15 mimos (euros). Compre já o seu lugar no cartório paroquial ou junto dos vicentinos. Vamos ser solidários com quem mais precisa… RECOLHA DOS ANUAIS: A Confraria de Nª Sª do Rosário: a confraria irá proceder a recolha dos anuais nos dias 4 e 8 de dezembro nas Aldeias de Cima (NA Cap. NªSª da Livração) e no dia 11 de dezembro em Cidai. PEDITÓRIO PARA A FESTA: A Confraria do Senhor e Santiago irá realizar o seu peditório para a festa, em toda a paróquia, nos dias 4 e 11 de Dezembro/ Sabemos que a nossa generosidade é surpreendente. Mas a festa do nosso padroeiro deve ser sempre celebrada com maior solenidade, e é aquela, mais do que as outras, que requer um esforço de todos. CONTAS: Ofertórios dominicais (dia 19 e 20 de Novembro): 488.32 eur. (para o Apostolado dos Leigos)/ Ofertórios de exéquias: 42,53 eur. / Ofertório de 7º dia: 6,40 eur.
CÔNGRUA PAROQUIAL: convidamos, a partir desta altura até ao fim do ano, os paroquianos e
suas famílias a dar a sua oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos integrados na comunidade são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. A manutenção de uma paróquia e os seus vários recursos humanos, espirituais e sociais tem sempre elevadas despesas, como por exemplo, as despesas com o pessoal em serviço permanente (ordenado do pároco e do secretário, e outras ofertas), as despesas de secretaria, as despesas do culto divino, as despesas com a formação dos agentes de pastoral, com a evangelização, com a catequese, as várias despesas de manutenção e conservação (eletricidade, limpeza, água, etc), as despesas em ações de caridade, etc...Por isso, caros paroquianos, a nossa ajuda é fundamental. Bem sabemos como é difícil a conjuntura económica e social que estamos a viver e, por isso, agradeço desde já a vossa generosidade e exorto a que cada um, na medida das suas possibilidades e da sua vontade, possa cumprir este sinal de comunhão e partilha. Muito obrigado! Podem também proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2016-2017. O oferecimento da Eucaristia é a melhor flor de caridade e obra de sufrágio que podemos dar aos nossos entes queridos que já partiram! Participem na eucaristia sempre! Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Terça a Sexta:
9h30 - 12h30 15h00 - 19h30
Sábado
9h30 - 12h30
1ª leitura (Is 2, 1-5) «O Senhor chama todos os povos à paz eterna do reino de Deus »
Isaías é o profeta do Advento. Desde este primeiro dia, ele aponta para o monte elevado, no cimo do qual aparece o Templo do Senhor, lugar simbólico do encontro de Deus com o seu povo no reino de Deus, onde reina a paz perpétua. Anunciam-se, assim, desde já, a última vinda do Senhor e as próximas solenidades da manifestação do Filho de Deus no meio dos homens, para onde nos encaminhamos. Qualquer dessas vindas do Senhor há-de congregar os homens na paz.
Salmo responsorial (Salmo 121(122)) «Vamos com alegria para a casa do Senhor.» 2ª leitura (Rom 13, 11-14) «Está perto a salvação»
É preciso conservar sempre a consciência de que o Senhor vem, de que a sua vinda está agora mais perto ainda do que no momento em que, pelo baptismo, entramos na comunidade do povo de Deus. Cada ano nos leva mais ao encontro do Senhor que vem. Foram as palavras da segunda parte desta leitura que decidiram S. Agostinho a dar o passo decisivo da sua conversão (Confiss. 8,12).
Evangelho (Mt 24, 37-44)
«Vigiai, para que estejais preparados» Com o Advento, começa a organização do ciclo anual das leituras e, de maneira geral, de toda a liturgia. O evangelista donde são tiradas, ao domingo, as leituras, ao longo deste ano, não havendo razões especiais em contrário, é S. Mateus. Sublinha ele de modo muito especial, que Jesus é o Messias, Aquele que realiza em Si tudo o que estava predito a seu respeito no Antigo Testamento. Assim, ele nos aponta hoje aquela atitude fundamental do cristão, sobretudo no Advento, que tanto faltou a muitos dos homens de antes de Cristo: a vigilância, própria de quem está à espera para dar acolhimento.
OBJETIVOS DA FAMÍLIA: Famílias imperfeitas (AL 325) são casas em construção… OBJETIVOS DA COMUNIDADE : Comunidades construídas à imagem de uma família! Pensar a nossa comunidade como família. COMPROMISSO FAMILIAR: Vigiar para que “a Casa” (a Família) não seja arrombada (cf. Mt 24,37-44). Fazer da família, igreja doméstica (AL 15; 86): “Se o Senhor não edifica a casa, em vão … vigiam as sentinelas” (Sl 127,1). COMPROMISSO ECLESIAL : Valorizar a Igreja / Paróquia / Comunidade como “Casa e escola de comunhão” (cf. NMI 43). Viver a alegria do encontro em comunidade: “Iremos com alegria para a casa do Senhor” (Sl 121/122). ATIVIDADES COMUNITÁRIAS: Bênção de casas novas… Visita aos pobres, doentes. ORAÇÃO DO ROSÁRIO EM FAMÍLIA: “Ao entrar em casa de Maria, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo»” (Lc 1,28). Ideia: O sonho de uma casa! A família, casa dos sonhos! (Sl 128/127,1-6; AL 8) 1ª Leitura: Visão de Isaías: “Converterão as espadas em relhas de arado e as lanças em foices! Vinde, ó casa de Jacob!” 2ª Leitura: “Chegou a hora de nos levantarmos do son(h)o!” Evangelho: “Vigiai! Se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa!”