Sábado (dia 9): INÍCIO DO 2º PERÍODO DA CATEQUESE PAROQUIAL. São Martinho de Bougado (21h30): Encontro vicarial de Jovens. Domingo (dia 10): FESTA DO BAPTISMO DO SENHOR! Desta segunda a sexta-feira: RETIRO DO CLERO DIOCESANO. Terça-feira (dia 12): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do Coro paroquial. Colégio das Teresianas (21h00): Encontro regional de formação permanente para os MEC’s Quinta-feira (dia 14): Ig. Matriz (depois da Eucaristia): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO. Sexta-feira (dia 14): Salão (20h30): Reunião de formação dos MEC’s da paróquia. Sábado (dia 16): Ig. Matriz (18h00): Reunião da Acção Católica Rural e oração mensal. Salão paroquial de Fornelo (21h00): Conferência sobre a família: “ O Sínodo sobre a Família e a evolução das normas de moral” pelo Pe. Dr. Jorge Cunha, da Universidade Católica. É uma organização da Pastoral Familiar Vicarial. Procurem as famílias da paróquia participar neste momento de formação. CPM/ PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO: Os encontros de preparação para o Matrimónio iniciar-se-ão no dia 29 de Janeiro de 2016. Serão realizados na Cripta da Igreja nova da Trofa sempre às sextas-feiras às 21.30h. Os noivos que pensem casar nos tempos mais próximos devem frequentar estes encontros e para isso podem inscrever-se no cartório paroquial nos horários normais. BAPTISMOS: a partir do mês de Fevereiro os baptismos comunitários na paróquia serão sempre no 1º e 3º domingos de cada mês! O pároco pede às famílias que procurem encami-
nhar os baptismos dos seus filhos (as) para estes dias para facilitar a formação e a preparação da celebração das famílias conforme as possibilidades do pároco e dos diáconos. É preciso ter alguma ordem na celebração dos sacramentos e fazer as coisas com sentido de Igreja. Os casos excepcionais terão que ser conversados atempadamente com o pároco! JORNAIS “A VOZ DE FÁTIMA”: pede-se aos zeladores (as) que procedam à recolha e à entrega do valor das assinaturas do jornal! RENOVAR/PAGAR, NO CARTÓRIO OU NOS ZELADORES AS ASSINATURAS DO JORNAL DIOCESANO “A VOZ PORTUCALENSE”! NOTA: Os zeladores (as) das Confrarias de São José e Coração de Jesus devem entregar o valor dos “anuais” de 2015, bem como os nomes dos associados (as) que faleceram durante o ano de 2015 para serem celebradas as respectivas missas por cada falecido (a)! DIA DE S. SEBASTIÃO: no dia 20, quartafeira, haverá eucaristia solene em honra de S. Sebastião, padroeiro da nossa Confraria das Almas! Para preparar este dia será rezada, juntamente com o terço, antes das missas a Novena de S. Sebastião (desde o dia 12 até ao dia 20). Procuremos rezar pelas nossas Almas todos os dias, participar nas eucaristias oferecidas por elas e nos ofícios. É uma boa obra de misericórdia e um bem para todos nós! CAMINHADA AO S. GONÇALO: A Comissão da Srª da Livração vai realizar, no próximo dia 24 de Janeiro, uma caminhada ao S. Gonçalo de Covelas. A partida será pelas 8.00 na Capela da Sra. da Livração. Participem! Inscrição: 2€ a favor das festividades. CONTAS: Ofertórios das eucaristias (1 de Jan.): 297, 36 eur. / Ofertórios das eucaristias (2 e 3 de Jan.): 310, 94 eur. / Ofertório da eucaristia (2 de jan. 20h, para a Confraria das Almas): 98,96 eur. / Ofertório de 7º dia: 16 eur.
Ir ao batistério da Ig. Matriz como quem atravessa a porta da misericórdia e benzer.
1ª leitura (Is 42, 1-4. 6-7):
«Eis o meu servo, enlevo da minha alma»
No Baptismo que recebeu das mãos de João, - Redescobrir o Baptismo como porta de acesso Jesus manifesta-Se como sendo Aquele que o à comunhão com Deus e à comunidade. profeta anunciara: o Servo de Deus, que desce à - Assumir o compromisso no seio desta comuniágua no meio dos pecadores para inaugurar a obra dade, como discípulo missionário. da redenção que o Pai Lhe confiara, e, ao mesmo - Reler o Evangelho desta solenidade como tempo, o Filho bem amado, sobre quem repousa o Espírito de Deus, para que Ele seja portador da uma mensagem pessoal de Deus para cada Boa Nova da salvação a toda a Terra. um de nós.
Salmo responsorial (28(29) 2ª leitura (Act 10, 34-38):
«O Senhor abençoará o seu povo na paz.» «Deus ungiu-O com o Espírito Santo»
O Espírito Santo desceu sobre Jesus na hora do Baptismo e ungiu-O para que Ele pudesse começar o seu ministério e, por Ele, os homens fossem também baptizados não só na água, mas na água e no Espírito. A unção que o Espírito Santo confere a Jesus na hora do seu baptismo marca-O como “Messias”, isto é, “Ungido”, ou seja “Cristo”, e, faz d’Ele a fonte da unção com que o mesmo Espírito marcará os “cristãos”, os “ungidos”, membros de Cristo, sua Cabeça.
Evangelho (Lc 3, 15-16. 21-22):
Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
“Tu és o Meu Filho muito amado: em Ti pus toda a Minha complacência” (Lc 3,22)!
Horários:
Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
«Jesus foi baptizado e, enquanto orava, abriu-se o céu» No livro do Génesis (Gn 3 23-24) diz-se que depois do pecado dos nossos primeiros pais, Adão e Eva, eles foram expulsos do paraíso terrestre, que se fechou atrás deles. Agora, na hora do baptismo de Jesus, o Céu abriu-se para franquear a entrada ao homem novo, que é Jesus, que a voz do Pai declara ser o seu Filho. N’Ele e por Ele a todos os que n’Ele crêem, santificados pela graça do Espírito Santo, está agora patente a porta do paraíso. .
A Festa do Baptismo do Senhor, que hoje celebramos, deve levar-nos a reflectir sobre o nosso próprio Baptismo. Quando Jesus foi baptizado, o Espírito Santo desceu sobre Ele e uma voz fez-se ouvir do Céu: “Tu és o Meu Filho muito amado: em Ti pus todo o Meu enlevo”. Também nós, pelo Baptismo, fomos feitos filhos de Deus. Filho é aquele que fala com o Pai, n’Ele tem plena confiança e procura cumprir a Sua vontade. Pelo Baptismo recebemos a vocação cristã, ou seja, ser como Cristo! E para sermos seguidores de Cristo temos que fazer a nossa caminhada, nesta terra, à maneira de Cristo, cujo alimento era “fazer a vontade do Pai”. Por isso ser baptizado significa ser vencedor, como Jesus, dizendo não a todas as formas de idolatria, não ao abuso do poder e da posse, do prazer e do consumismo, etc... Transformemos o deserto da nossa vida - lugar onde muitas vezes se provoca a Deus num jardim, lugar de paz e de comunhão com Deus, em Igreja, os irmãos e toda a criação.