Este Sábado (dia 16): Salão paroquial de Fornelo (21h00): Conferência sobre a família: “ O Sínodo sobre a Família e a evolução das normas de moral” pelo Pe. Dr. Jorge Cunha, da Universidade Católica. É uma organização da Pastoral Familiar Vicarial. Procurem as famílias da paróquia participar neste momento. Este Domingo (dia 17): Ig. Matriz (11h00): BAPTISMOS COMUNITÁRIOS (pelo pároco). Segunda-feira (dia 18): INÍCIO DA SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DE TODOS OS CRISTÃOS (18-25 de Jan.). Ig. Matriz (depois da eucaristia): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO/ MOMENTO DE ORAÇÃO “ROGAI” pelas vocações sacerdotais. Terça-feira (dia 19): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do Coro paroquial. Quarta-feira (dia 20): DIA DE S. SEBASTIÃO: Ig. Matriz (19h30): eucaristia cantada em honra de S. Sebastião, padroeiro da nossa Confraria das Almas! Para preparar este dia será rezada, juntamente com o terço, antes das missas a Novena de S. Sebastião (desde o dia 12 até ao dia 20). Procuremos rezar pelas nossas Almas todos os dias, participar nas eucaristias oferecidas por elas e nos ofícios. É uma boa obra de misericórdia e um bem para todos nós! Salão paroquial (21h15): Reunião do Conselho Económico (Fábrica da Igreja). Quinta-feira (dia 21): Ig. Matriz (depois da Eucaristia): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO. Sábado (dia 23): Salão (21h00): Reunião da pastoral familiar paroquial. Domingo (dia 24): ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS (dia de cumprir, como cristãos, os nossos deveres cívicos). Salão (19h30): Reunião bimensal e convívio de todos os catequistas.
CPM/ PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO: Os encontros de preparação para o Matrimónio iniciar-se-ão no dia 29 de Janeiro de 2016. Serão realizados na Cripta da Igreja nova da Trofa sempre às sextas-feiras às 21.30h. FESTAS DA CATEQUÉTICAS E BAPTISMOS: todas as festas da catequese e dos baptismos comunitários estão disponíveis no site da paróquia: www.paroquiadebougado.pt. TEATRO DO GRUPO DE JOVENS: o nosso grupo de jovens da paróquia vai apresentar a toda a comunidade paroquial uma peça de teatro intitulada A caminhada” nos dias 30 (21h00) e 31 de Janeiro (16h00), no nosso salão paroquial. Procuremos estar presentes! RENOVAR/PAGAR, NO CARTÓRIO OU NOS ZELADORES AS ASSINATURAS DO JORNAL DIOCESANO “A VOZ PORTUCALENSE” E DO JORNAL “A VOZ DE FÁTIMA”. NOTA: Os zeladores (as) das Confrarias de São José e Coração de Jesus devem entregar o valor dos “anuais” de 2015, bem como os nomes dos associados (as) que faleceram durante o ano de 2015 para serem celebradas as respectivas missas por cada falecido (a)! CAMINHADA AO S. GONÇALO: A Comissão da Srª da Livração vai realizar, no próximo dia 24 de Janeiro, uma caminhada ao S. Gonçalo de Covelas. A partida será pelas 8.00 na Capela da Sra. da Livração. Participem! Inscrição: 2€ a favor das festividades. SEMANA DA VIDA CONSAGRADA (de 25 de Janeiro a 2 de Fevereiro). CONTAS: Ofertórios das eucaristias (9 e 10 de Jan.): 273,66 eur. / Ofertórios de Exéquias: 143,93 eur. / Caixas da Ig. Matriz (dos santos) 103,91 eur. e 73,01 eur. (das Almas) / Esmolas do Presépio: 49,67 eur.
Quarta, quinta e sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Horários:
Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
Cordeiro, a hora do sacrifício que sela a Aliança, nova e definitiva, entre Deus e os homens, pelo Sangue de Jesus. O NOSSO DEUS É FESTA, É MISERICÓRDIA !
As bodas de Caná
1ª leitura (Is 62, 1-5):
«A esposa é a alegria do marido»
O amor entre Deus e o seu povo é frequentemente comparado, na Sagrada Escritura, ao amor dos esposos. Jerusalém é a imagem de todo o povo de Deus, é a imagem antecipada da própria Igreja. Pelo amor que lhe tem, o Senhor fará dela sua esposa; será essa a glória de Jerusalém, da Igreja, a Esposa de Cristo. Com esta leitura prepara-se a compreensão da leitura do Evangelho deste dia, onde se lê o “sinal” das Bodas de Caná.
Salmo responsorial (95(96) «Anunciai em todos os povos
as maravilhas do Senhor. »
2ª leitura (1 Cor 12, 4-11):
«Um só e o mesmo Espírito, distribuindo a cada um conforme Lhe agrada » Começamos hoje a leitura da terceira parte desta epístola, de que se leu o ano passado a segunda parte. Por ser bastante longa, é assim distribuída por mais de um ano. Ao dirigir-se a uma comunidade onde eram frequentes as divisões, o Apóstolo apela para a unidade, fruto da acção do Espírito de Deus, que é a fonte comum de todos os dons que existem na Igreja. Assim, a unidade na Igreja não provém de qualquer motivo humano, mas do facto de todos os dons que nela existem procederem do mesmo e único Espírito.
Evangelho (Jo 2,1-11):
«O primeiro milagre de Jesus»
O milagre que Jesus fez nas Bodas de Caná pertence ainda ao ciclo da Epifania. De facto, por meio dele o Senhor Se manifestou. A transformação da água em vinho e o facto de tal ter acontecido num banquete de núpcias e ainda o chamar-lhe o Evangelho um “sinal” leva-nos a perscrutar o mistério desta epifania ou manifestação do Senhor. Aquela não era ainda a hora de Jesus, que havia de chegar na hora da Cruz; mas aquele “sinal” apontava já para lá, para a hora das núpcias do
Deus diz-nos hoje que a nova vida recebida no batismo, essa amizade, essa festa são para durar sempre, todos os dias! O cristão batizado é o homem da esperança, da paz, do amor, da justiça. O nosso Deus é o Deus da vida e deseja que a nossa vida seja uma festa. Está presente nas nossas festas e gosta de ver as pessoas felizes, em festa. A Igreja, como sinal de Cristo entre os homens, deve ser a primeira a deixar-se convidar para os momentos de alegria dos homens. Quando não vemos Deus como Ele é – Amor e Misericórdia –, é porque a nossa relação com Ele não é de filhos para com o Pai e por isso pode tornar-se uma insuportável obrigação. Alimentemos a nossa relação com Deus, sempre, a cada dia, para que ela nunca se torne um pesadelo, mas sempre seja uma festa de alegria sem fim.
NOVO BISPO AUXILIAR DO PORTO O Papa Francisco nomeou o Padre António Augusto de Oliveira Azevedo, Bispo Auxiliar do Porto. É uma boa notícia e motivo de alegria para a nossa Diocese. O Padre António Augusto nasceu a 14 junho de 1962 em São Pedro de Avioso, Maia. Desde a ordenação presbiteral, em 13 de julho de 1986, assumiu diversos múnus como pároco, capelão militar, membro da equipa formadora e reitor do Seminário, professor da Faculdade de Teologia e no Centro de Cultura Católica, capelão da Universidade Católica, no Centro Regional do Porto, juiz do Tribunal Eclesiástico, assistente Diocesano do Centro de Preparação para o Matrimónio (C.P.M.) e da Acção Católica Operária (LOC e JOC), conselheiro espiritual das Equipas de Nossa Senhora, secretário do Conselho Presbiteral e responsável pelo acompanhamento dos Padres novos. Tão rica e variada experiência pastoral, proporciona-lhe um conhecimento ímpar da vida diocesana e uma grande proximidade aos sacerdotes que tem ajudado a formar. Em suma: capacita-o para a missão que o Papa Francisco lhe confia. Conforme é dito na saudação que o Bispo do Porto com os seus outros auxiliares lhe dirigiram, «a Igreja do Porto acolhe com alegria, na oração e na gratidão, mais esta bênção que o Papa Francisco nos concede». A ordenação episcopal está prevista para a tarde do próximo dia 19 de março.