Este domingo (dia 1): Início da Semana Nacional da Educação Cristã/ (os ofertórios deste fim-de-semana são para o Fundo de Ajuda aos Sacerdotes) / Início do «Mês das Missões» e «Mês do Rosário». Terça-feira (dia 3): Ig. Matriz (21h30): Ensaio do grupo coral. Quarta-feira (dia 4): Sala 1 (21h15): Reunião mensal dos Vicentinos. 1ª Quinta-feira (dia 5): FERIADO NACIONAL / Peregrinação do Grupo de Jovens a Fátima. 1ª Sexta-feira (dia 6): Salão paroquial (18h30): Reunião e convívio do pároco com todos (as) os que fazem a limpeza da Igreja Matriz (de todas as aldeias) e das capelas. (Pede-se que tragam somente as bebidas e as sobremesas. O resto será oferecido) / Ig. Matriz (depois da Missa): Devoção da 1ª Sexta-Feira pelo Apostolado da Oração com Adoração. 1ª Sábado (dia 7): Memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário: INÍCIO DO ANO PASTORAL 2017-2018 NA NOSSA COMUNIDADE: Ig. Matriz (16h30): Eucaristia festiva de acolhimento e início do Ano Pastoral 2017-2018 de toda a Catequese (com as crianças, jovens, catequistas e famílias). Horários/ locais do Acolhimento e início da Catequese: 15h30: 1º ano (Salão de baixo) / 2º ano (Casa Dr. Nuno Duque) / 3º ano (sala 1,2,3 residência paroquial) / 4º ano (Casa Dr. Nuno Duque) / 5º ano (Salão de cima) / 6º ano (Casa Dr. Nuno Duque) // 17h30: 7º ano (Sala 2 residência paroquial) / 8º ano (Salão de Cima) / 9º ano (casa Dr. Nuno Duque) / 10º ano (Sala 1 residência paroquial). Ig. Matriz (20h00): Eucaristia solene e de compromisso de Início do Ano Pastoral de 2017-2018 com a presença de todos os grupos, movimentos e confrarias (em especial os mordomos da Cruz, da Confraria do Senhor e São Tiago, da Confraria de Nossa Senhora do Rosário, os cessantes e os que vão iniciar com tomada de posse). Cada grupo, com o seu coordenador, procure avaliar e elaborar o seu programa para o ano pastoral: “movidos pelo amor de Deus” e entregar no cartório.
JUIZ DA CRUZ E MORDOMOS para o Ano Pastoral 2017-2018 (Aldeia de Bairros): Juiz: António Oliveira Carneiro; Mordomos: Manuel Azevedo Ferreira e José Azevedo Carneiro. CONFRARIA DO SENHOR E SÃO TIAGO para o Ano de Pastoral 2017-2018 (Aldeia da Maganha): Juiz: Félix Azevedo Moreira; Tesoureiro: Joaquim Manuel Neves de Sousa; Mordomos: António Gomes da Silva, António Manuel Torres Castro Ferreira, António da Silva Moreira, António da Silva Pinheiro, António Rodrigues Costa, Armindo Rodrigues da Silva, Filipe Manuel Moreira Araújo, Jorge Pereira Torres, José Paulo da Costa Coutinho Moreira, Luciano da Silva Cruz, Manuel Joaquim da Silva Costa, Manuel Ribeiro da Costa, Mário Jorge Xavier Martins, Pedro Nuno Serra Gomes Silva, Sebastião Oliveira Araújo e Vasco Renato Torres Moreira. CONFRARIA DA SENHORA DO ROSÁRIO para o Ano Pastoral de 2017-2018 (Aldeias de Cima): Juiz: António da Silva Costa; Tesoureiro: Luís Vieira Cruz; Mordomos (as): António Lima Oliveira, António da Silva Maia, Brilhantina Reis da Silva, Fernando Reis da Silva, Floriano Jorge Dias da Costa, Isabel Maria Azevedo Torres, Joaquim Rodrigues Cruz, José da Silva Araújo, José Maria Vieira Cruz, Júlio Rodrigues da Costa Serra, Lino da Silva Cruz, Manuel José Reis da Silva, Maria Assunção Azevedo Oliveira, Maria Georgina Moreira Campos Cruz, Maria José Pereira Cruz Serra e Mário da Costa Santos. Domingo (dia 8): Ig. Matriz de Santiago (16h00): Concerto dos Meninos Cantores do Município da Trofa "18 anos a cantar" com o coro Vox Et Communio (Penacova). Será um bom momento cultural para marcar o início do Ano Pastoral. Estejamos presentes! Visita aos doentes: O Sr. Abade ainda continua esta semana a visita aos doentes. Obrigado! Limpeza da Igreja este mês: Aldeia de Bairros! Muito Obrigado aos que limparam no mês anterior! CONTAS: Ofertórios do fim de semana 23 e 24 de Setembro: 413 eur. / Oferta particular à Capela de Nossa Senhora do Desterro: 50 eur / Celebração de Matrimónio: 18,25 eur.
Quarta-feira | Capelas de Lantemil e Bairros | 18h00 - 19h30 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Horários: Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30
palavras, mesmo santas, que lhe saem da boca que o fazem entrar no reino de Deus. Mas, logo que o coração estiver convertido e voltado para Deus, logo o Senhor o acolhe e o recebe como um pai. É que os caminhos de Deus não são como os dos homens.
Para meditação...
1ª leitura ( Ez 18, 25-28) «Quando o pecador se afastar do mal, salvará a sua vida» A liturgia da palavra deste domingo vai insistir na sinceridade profunda do coração e na resposta autêntica e prática que ele dá ou não à palavra de Deus. A todo o momento, logo que o homem se converter a essa palavra e por ela orientar a sua vida, logo o Senhor o acolherá. Deus não é de vinganças; é sim salvador. Salmo responsorial (Salmo 24 (25)) «Lembrai-Vos, Senhor, da vossa misericórdia.» 2ª leitura (Filip 2, 1-11) «Tende os mesmos sentimentos de Cristo Jesus» Para incutir nos cristãos sentimentos de união e de perdão mútuo, S. Paulo não encontra melhor maneira do que lembrar-lhes os sentimentos de Jesus Cristo, manifestados na sua Paixão. A leitura é, na segunda parte, um verdadeiro hino pascal, talvez mesmo um hino das primeiras gerações cristãs para celebrar o mistério pascal do Senhor, incluído depois por S. Paulo nesta sua carta. É uma passagem da Sagrada Escritura que não pode ser ignorada pelo comum dos cristãos. Evangelho (Mt 21, 28-32) «Arrependeu-se e foi. Os publicanos e as mulheres de má vida irão adiante de vós para o reino de Deus » Enquanto a palavra de Deus não descer ao coração do homem e o tocar e o converter, não são as
Antes de mais, a parábola dos dois filhos chamados para trabalhar “na vinha” do pai sugere que, na perspectiva de Deus, todos os seus filhos são iguais e têm a mesma responsabilidade na construção do Reino. Deus tem um projecto para o mundo e quer ver todos os seus filhos – sem distinção de raça, de cor, de estatuto social, de formação intelectual – implicados na concretização desse projecto. Ninguém está dispensado de colaborar com Deus na construção de um mundo mais humano, mais justo, mais verdadeiro, mais fraterno. Tenho consciência de que também eu sou chamado a trabalhar na vinha de Deus? O que é que significa, exactamente, dizer “sim” a Deus? É ser baptizado ou crismado? É casar na igreja? É fazer parte de uma confraria qualquer da paróquia? É fazer parte da equipa que gere a Fábrica da Igreja? É ter feito votos num qualquer instituto religiosos? É ir todos os dias à missa e rezar diariamente a Liturgia das Horas? Atenção: na parábola apresentada por Jesus, não chega dizer um “sim” inicial a Deus; mas é preciso que esse “sim” inicial se confirme, depois, num verdadeiro empenho na “vinha” do Senhor. Ou seja: não bastam palavras e declarações de boas intenções; é preciso viver, dia a dia, os valores do Evangelho, seguir Jesus nesse caminho de amor e de entrega que Ele percorreu, construir, com gestos concretos, um mundo de justiça, de bondade, de solidariedade, de perdão, de paz. Como me situo face a isto: sou um cristão “de registo”, que tem o nome nos livros da paróquia, ou sou um cristão “de facto”, que dia a dia procura acolher a novidade de Deus, perceber os seus desafios, responder aos seus apelos e colaborar com Ele na construção de uma nova terra, de justiça, de paz, de fraternidade, de felicidade para todos os homens? Sejamos praticantes!