Este domingo (22-23): DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA/ FESTA EM HONRA DE Nª Sª DO DESTERRO: Domingo (11h00): Eucaristia solene ; Terço e procissão (17h00) / Os ofertórios das missas reverterão para a Capela! Segunda-Feira (dia 24): Fórum Trofa XXI ( 21h30): Sessão ordinária da Assembleia Municipal. Terça-Feira (dia 25): Dia Vicarial da Catequese: Festa Vicarial da Catequese em Aveleda, Vila do Conde: 11h00: Celebração da Eucaristia e almoço partilhado. De tarde haverá vários divertimentos. Os programas já foram dados. As famílias e os seus filhos, bem como os acólitos da nossa paróquia são convidados a participar! Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração ao SSº Sacramento - Oração “Rogai” pelas vocações/ No final: Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 26): Salão paroquial (21h00): Reunião do Grupo da Pastoral Familiar. Quinta-feira (dia 27): Ig. Matriz (depois da eucaristia): ADORAÇÃO AO SSº e Oração de Vésperas. Sexta-feira (dia 28): Ig. Matriz (8h00): Eucaristia de manha/ À noite, na Ig. Matriz (21h00): CELEBRA-
ÇÃO MISTAGÓGICA (celebração festiva e própria do Tempo Pascal. Celebração catequética, com ritos, símbolos e explicação dos sacramentos da Iniciação Cristã: Baptismo, Confirmação e Eucaristia) - O pároco convida toda a comunidade paroquial, as famílias, as crianças e os jovens para este momento belo e formativo. Todos os movimentos da paróquia e grupos, em especial os da liturgia, são especialmente convidados a estarem presentes nesta celebração pascal e luminosa. Celebremos mais uma vez a beleza pascal. Domingo (dia 30): Adro da Capela de Nª Sª da Livração, Lantemil, 15h00: Festival da Primavera Bougado 2017 (organização do Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado). Passeio Anual da Junta de Freguesia ao Santuário de Fátima dia 26 de Maio: Quem desejar ir deve fazer a sua inscrição na Junta de Freguesia de Bougado (S.
Martinho e Santiago), a partir do dia 24 de Abril até 12 de Maio. “MÊS DE MARIA” (inicia dia 1 de Maio, segunda-feira, pelas 20h30, na Ig. Matriz). Serão dadas informações! CRUZEIRO ÀS ILHAS GREGAS E CIRCUITO CLÁSSICO COM METEORA: de 17 a 25 de Agosto a nossa paróquia vai organizar uma viagem de cruzeiro às Ilhas Gregas e a outros locais do Cristianismo primitivo. AS INSCRIÇÕES SÃO LIMITADAS! RESTAM 20 LUGARES! As pessoas que ainda desejarem ir, informem-se no cartório paroquial e façam, quanto antes, a sua reserva até 31 de Maio! Aproveitem! CANONIZAÇÃO HISTÓRICA DOS PASTORINHOS DE FÁTIMA: O Papa Francisco anunciou, no passado dia 20 de abril (quinta-feira), que vai proceder à canonização dos pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta, no próximo dia 13 de maio, no Santuário da Cova da Iria. Agradeçamos a Deus esta grande graça!
Evangelho (Jo 20, 19-31)
CONTAS: Contributo penitencial (renúncia quares-
mal colocada nos mealheiros da Ig. Matriz e das capelas, destinado para os fins solidários que o bispo diocesano decidiu): 1219,32 eur. / Ofertórios do fim de Semana da Páscoa (15 e 16 de Abril): 668,85 eur / Folar da Páscoa: 6875 eur. / Várias despesas com a Semana Santa e a Páscoa: 2230 eur. / Contas da Páscoa do Juiz da Cruz: Receitas (dos ofertórios das missas do Domingo de Ramos): 623 eur.; Despesas: 418 eur.; Saldo entregue: 205 eur. AGRADECIMENTO: o Sr. Abade, Pe. Bruno, agradece a toda a comunidade paroquial e a todos (as) os que ajudaram e participaram nas celebrações pascais, especialmente os vários grupos da liturgia! Agradece também a todos os que realizaram a Visita Pascal e colaboraram com o compasso com o seu esforço e dedicação. Agradece também aos que abriram as suas portas e deram o seu folar ao seu pároco. Por último agradece às famílias e a todos (as) os que ofereceram os almoços, colaboraram nas refeições e ajudaram o abade na organização de todas as celebrações e convívios da Pascoa! Muito obrigado pela vossa generosidade!
Sacramento da Reconciliação:
Salmo responsorial (Salmo 117(118))
«Aclamai o Senhor, porque Ele é bom: o seu amor é para sempre» 2ª leitura (1 Pedro 1, 3-9)
Sexta-feira | Igreja Matriz | 17h30 - 19h00
(O pároco estará sempre disponível para o atendimento espiritual e o diálogo, dentro do horário de cartório, por marcação telefónica ou encontro pessoal com ele)
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
1ª leitura (Act 2, 42-47)
«Todos os que haviam abraçado a fé viviam unidos e tinham tudo em comum» No Tempo Pascal a primeira leitura é sempre tirada dos Actos dos Apóstolos, o livro da história dos primeiros dias da Igreja. A passagem que hoje se lê conta precisamente o ambiente em que vivia a primeira comunidade cristã de Jerusalém. Essa comunidade ficará para sempre o tipo exemplar de todas as comunidades cristãs, mesmo que as circunstâncias venham a ser muito diferentes: eles eram unidos na fé, na vida de caridade até à comunhão de bens e nas celebrações, em que, ao lado da Palavra, tinha lugar a “fracção do pão”, isto é, a Eucaristia.
Terça a Sexta
9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado
9h30 - 12h30
«Fez-nos renascer para uma esperança viva pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos» A vida que outrora foi vivida pela comunidade de Jerusalém é vivida pelas nossas comunidades de hoje: anima-as a mesma fé e a mesma esperança, e estas fazem-nas viver na mesma alegria e na mesma paz, apesar das provações que sempre as hão-de acompanhar. Como aconteceu com o Senhor, também para nós da morte surgirá a vida.
«Oito dias depois, veio Jesus...» É de novo Domingo. Jesus volta a aparecer no meio dos seus. Como na aparição de que hoje fala o Evangelho, em cada Missa de domingo Jesus está no meio dos seus discípulos e leva-os à fé n’Ele, ressuscitado. Para isto, mostra-lhes as mãos, os pés e o lado. São os sinais da sua Paixão, e agora da Ressurreição. E tudo isto se passa “oito dias depois”, como para nós acontece em cada oitavo dia, na assembleia de cada domingo. Por isso, o Domingo é o Dia da Ressurreição, primeiro e oitavo ao mesmo tempo, princípio dos dias e já o dia que está para além do tempo, o dia que nos faz participar na vida da eternidade.
PALAVRA PARA O CAMINHO
Concretamente… O Livro dos Actos dos Apóstolos apresenta-nos este belo projecto de vida da primeira comunidade cristã: escutar o ensino dos Apóstolos, viver em comunhão fraterna, partir o pão, participar nas orações, partilhar com os irmãos em necessidade. E nós? Em que ficamos concretamente? Este projecto continua pleno de actualidade para nós, crentes, hoje!
DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA Por inspiração de S.ta Maria Faustina Kowalska, mística polaca, São João Paulo II determinou que o 2º Domingo de Páscoa fosse designado como «da Divina Misericórdia». O Evangelho, tradicional neste dia, diz-nos o porquê: Hoje revive-se a misericórdia do Pai que ressuscitou Jesus. Hoje, o Filho Ressuscitado demonstrou a sua misericórdia aos discípulos transformando a sua tristeza com a alegria e a Paz da sua Presença. Hoje, o Filho comunicou aos discípulos o dom do Espírito e capacitou-os para perpetuarem no mundo a misericórdia divina com o sacramento do perdão. A misericórdia do Senhor é eterna!