Boletim paroquial de santiago bougado 1307

Page 1

A Confraria de Nª Sª do Rosário recolherá mais uma vez os anuais dos associados nas seguintes datas: Aldeias de Cima: 21 de Janeiro; Maganha: 28 de Janeiro; Lagoa: 4 de Fevereiro. A recolha será feita nos locais habituais. Terça-feira (dia 23): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 24): Guilhabreu (21h00): Encontro vicarial de formação de Catequistas. Quinta-feira (dia 25): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração ao Santíssimo Sacramento (dinamizada pelo grupo de acólitos). Alvarelhos (21h00): Encontro vicarial de formação de Catequistas. Salão paroquial de Santiago (21h00): Encontros de formação para os crismandos. Sexta-feira (dia 26): Ig. Matriz (18h00-19h30): Sacramento da Reconciliação / Confissões! Semana da Vida Consagrada: (de 26 de Janeiro a 2 de Fevereiro): No dia 2 de Fev. celebraremos a “Candelária” e o Dia dos Consagrados, com a bênção das velas. É uma semana especial de oração nas nossas eucaristias, terços e meditações pela Vida Consagrada. Rezemos! (Podem nestes dias adquirir velas e copos no cartório paroquial ou na sacristia da Igreja Matriz para serem benzidos nesta eucaristia). Confrarias: Os zeladores (as) das Confrarias de São José e do Coração de Jesus devem entregar o valor dos “anuais” de 2017, bem como os nomes dos associados que faleceram durante 2017. CPM/ Preparação para o Matrimónio: Os encontros de preparação para o Matrimónio vão iniciar no dia 2 de Fevereiro de 2017. Serão realizados na Cripta da Igreja nova da Trofa sempre às sextas-feiras às 21.30h. Os noivos que pensem casar nos tempos mais próximos devem frequentar estes encontros e para isso podem inscrever-se no cartório paroquial nos horários normais. Esta formação é necessária! Encontros-formação cristã de Adultos para o Crisma: Iniciaram os encontros de preparação para o Crisma. Destinam-se aos jovens que concluíram o 10º de catequese. Mas todos aqueles (as) que interromperam a catequese no passado, depois da Profissão de Fé (e maiores de 18 anos) podem fre-

quentar estes encontros para o Crisma. Devem inscrever-se no cartório ou aparecer na próxima reunião, dia 25, às 21h00, no salão. Festas da Catequese e dias dos Baptismos: as festas da catequese e as datas dos baptismos comunitários, bem como toda a organização dos processos e normas dos sacramentos estão disponíveis no site da paróquia. Para marcar os baptismos, devem contactar o cartório. Lembramos que só pode ser padrinho de baptismo quem não esteja em situação irregular perante a Igreja (Divorciados recasados; casados só civilmente ou a viver em união de facto). Pelo menos 1 dos padrinhos deve ser crismado. Campanha de Adoção de Animais: Está a decorrer uma campanha de adoção. Quem quiser colaborar pode contactar o Canil ou pelo telefone: 252428109. CÔNGRUA PAROQUIAL-OFERTA / MISSAS: convidamos os paroquianos e suas famílias a darem a sua oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. Podem também proceder à marcação de missas. Por favor, colaborem com a vossa comunidade e apoiem o seu sustento. Obrigado! CONTAS: Ofertórios das eucaristias dos dias 13 e 14 de Janeiro: 334,56 eur. / Ofertórios de 7º dia : 43.25 eur. // NOTA: Depois da última reunião da Confraria das Almas foi aprovado o relatório de contas do ano 2017. Foram afixados nos placards a missão estatutária da Confraria das Almas e o relatório de contas. Pedimos que vejam. Obrigado. Depois da ultima reunião com todos os responsáveis das Confrarias e Comissões das Festas ficaram já decididas as datas das festas de 2018: Festa da Páscoa de Cidai: 1 e 2 de Abril. Festa de Nª Sª do Desterro: 16 a 22 de Abril. Festa de Nª Sª do Rosário: 2 e 3 de Junho. Festa da Profissão de Fé: 27 de Maio. Festa do Corpo de Deus/1ª Comunhão: 31 de Maio. Festa do Sagº Corº de Jesus: 6,7, 8 de Junho. Festa de S. Pedro da Maganha: 29, 30 de Junho e 1 de Julho. Festa de Nª Sª da Livração: 9 a 15 de Julho. Festa do Senhor e S. Tiago: 25, 28, 29 de Julho. Festa de Nª Sª da Alegria e S. Gens: 1 e 2 de Setembro. Romaria das “Gentes do Mar”: 17 de Setembro.

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários: Terça a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

A Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo traz aos homens um ideal novo e nova luz para os seus caminhos. É por este caminho novo, que a palavra do Filho de Deus lhes aponta, que os homens hãode sair da prisão escura em que o pecado os mantém e ser conduzidos ao mundo novo a que o Senhor os quer levar. Para isso, é necessário deixar para trás muita coisa e seguir o Senhor que chama, como logo fizeram os primeiros discípulos que Jesus chamou e que logo O seguiram.

1ª leitura (Jonas 3, 1-5. 10) «Os habitantes de Nínive converteram-se do seu mau caminho» O “Tempo Comum” retoma, em cada ano, a leitura de um dos Evangelhos chamados sinópticos: este ano, o de S. Marcos, a partir precisamente deste terceiro Domingo. Como é conhecido, no Tempo Comum a primeira leitura é normalmente escolhida em ligação com a do Evangelho. Ora, S. Marcos começa o seu Evangelho pelo grande convite de Jesus à penitência, isto é, à conversão. Daí que esta primeira leitura nos apresente igualmente a mensagem da penitência, tão claramente anunciada pelo profeta e tão exemplarmente escutada por aqueles a quem ele a dirigiu. Salmo responsorial (Salmo 24(25)) «Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos.» 2ª leitura (1 Cor 7, 29-31) «O cenário deste mundo é passageiro» Como já no Domingo anterior, a secção da carta apostólica que lemos como segunda leitura começa por se ocupar de casos concretos da comunidade a quem se dirige. Hoje, a propósito da atitude dos cristãos perante o casamento e o celibato consagrado, de que tratará no próximo Domingo, o Apóstolo começa por nos fazer reflectir sobre o sentido não definitivo da vida neste mundo. Evangelho (Mc 1, 14-20) «Arrependei-vos e acreditai no Evangelho»

Somos todos chamados à edificação do Reino de Deus O Evangelho apresenta Jesus, no início da Sua vida pública, convidando os primeiros discípulos a segui-lo. Jesus afirmava: “Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus…”. “Reino de Deus” resume a esperança de Israel num mundo novo de paz e de abundância, preparado por Deus para o Seu povo. Agora o tempo da espera acabou. Jesus aponta as condições para participar desse reino: arrepender-se e acreditar no Evangelho. Arrepender-se é mudar a mente e o coração, mudar os valores da vida para que Deus tenha sempre o primeiro lugar. É remover em nós o que nos afasta dele e dos irmãos. Acreditar no Evangelho não é apenas conhecer o que está escrito num livro. Quer dizer aceitar Cristo e todos os valores que Ele propõe para a nossa vida. É escutar a Sua palavra e adequar a nossa vida aos Seus mandamentos, que se resumem num só: amar a Deus e ao próximo. E nós? Vivemos de facto o espírito do Evangelho? Hoje é a nós que Ele chama. A iniciativa do chamamento parte sempre de Jesus e é dirigida a cada pessoa. O reino deve ser o valor fundamental, a prioridade, o principal objetivo do discípulo que se dispõe a seguir Jesus. É um chamamento para aderir à pessoa de Jesus, para fazer com Ele uma experiência de vida, para aprender com Ele a ser uma pessoa nova que vive no amor a Deus e aos irmãos.

Acção: Repete com frequência e vive a palavra: “Convertei-vos e acreditai no Evangelho” (Mc 1, 15b)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.