Boletim Paroquial de Santiago Bougado 1340

Page 1

Este Domingo (dia 9): Catedral do Porto (16h30): Celebração da Dedicação da nossa Sé-Catedral, início do ano pastoral diocesano e comemoração do aniversário da ordenação sacerdotal de Dom Pio Alves. (Todos estão convidados a vir a esta celebração na nossa igreja mãe da diocese em comunhão com o nosso bispo diocesano). Terça-feira (dia 11): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Sexta-feira (dia 14): Ig. Matriz (das 18h30 às 19h30): Confissões! Os jornais de Fátima já se encontram disponíveis para distribuição na sacristia. Eucaristia das 16h30 suspensa: Nos meses de Agosto e Setembro a eucaristia das 16h30 (de sábado) estará suspensa! Retomará novamente em Outubro. Assim sendo as outras eucaristias serão rotativamente celebradas pelo Povo de Bougado. Por isso pedimos a vossa compreensão nos ajustes das intenções que vão ser feitos. Dia vicarial da Família: no dia 23 de Setembro vaise realizar o Dia Vicarial da Família para toda a Vigararia da Trofa/Vila do Conde. Será no Santuário de São Bento da Porta Aberta (Gerês). Começará às 10h30 e após o almoço haverá convívio e espetáculo de animação e às 16h00 será celebrada a eucaristia no santuário. A paróquia vai disponibilizar autocarros. O valor da inscrição é de 10 eur. Aproveitemos mais este momento vicarial. Visita aos doentes: o Sr. abade vai novamente fazer uma visita aos doentes este verão. Pede-se às famílias e aos ministros ex. da comunhão o favor de fazerem a inscrição no cartório de quem desejar a visita e conforto espiritual do pároco. Apostolado da Oração: estão em distribuição os folhetos do A. O. Para este mês. Peregrinação das “ Gentes do Mar” (São Gens de Cidai, na segunda-feira, dia 17), com eucaristias às 9h00 e 10h30. Limpeza da Igreja: no mês de Setembro a limpeza da nossa Igreja Matriz fica a cargo das pessoas

da aldeia de Cedões! Obrigado a quem limpou no mês anterior. INÍCIO DO ANO PASTORAL 2018-2019: depois de um tempo de pausa, descanso e férias, no mês de setembro o pároco vai começar a reunir com todos os grupos e movimentos paroquiais para a programação da Agenda Pastoral da Paróquia. Procuremos estar animados para mais um novo ano pastoral, cheio de desafios e possibilidades! CÔNGRUA PAROQUIAL: O contributo paroquial (“direitos”) é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia. Procurem cumprir com esta colaboração eclesial e moral. Se não tiveram possibilidades pelo menos passem pelo cartório para darem conhecimento da situação. MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: Podem proceder à marcação de intenções de Missa para os dias e celebrações que desejarem! INSCRIÇÕES DAS FAMÍLIAS: ainda existem famílias que frequentam a vida paroquial que não se inscreveram no novo programa da paróquia! Procurem visitar-nos e serão sempre bem acolhidas. Obrigado! CONTAS: Ofertórios Dominicais (dias 1 e 2 de Agosto): 138.22 eur. / Ofertório de Sábado (20h00): 84,65 eur. / Ofertórios da festa, Caixas e lampadários de S. Gens: 1405,89 eur. / Ofertório de Matrimónio: 15 eur.

Horário do Cartório Paroquial esta semana: Terça-feira e Quinta-feira: 09h00-12h30 | 14h00-18h00 Quarta-feira e Sexta-feira: 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado: 09h00-12h30

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Aquilo que os Profetas anunciaram, veio Jesus realizá-lo, mostrando assim que, com Ele, tinham chegado os tempos tão esperados do reino de Deus, que os surdos podiam agora escutar a palavra de Deus, que os mudos podiam proclamar o louvor do Senhor, que todos os homens podiam reconhecer n’Ele o Enviado de Deus e o seu Salvador.

1ª leitura (Is 50, 5-9a) «Então se desimpedirão os ouvidos dos surdos e a língua do mudo cantará de alegria »

O profeta anuncia a hora da libertação depois do exílio de Babilónia com imagens de curas cheias de alegria. Jesus há-de realizar à letra estas e outras imagens, mostrando assim que chegara com Ele a hora da salvação, desde longe anunciada. Salmo responsorial (Salmo 114(115)) «Ó minha alma, louva o Senhor.» 2ª leitura (Tg 2, 14-18) «Não escolheu Deus os pobres para serem herdeiros do reino?»

Deus não faz acepção de pessoas. Assim também o cristão não a há-de fazer; pelo contrário, o amor de Deus, mostra-se mais benevolente para com os mais pobres e os mais desprezados. O cristão há-de dar maior atenção aos que dela mais precisarem. Evangelho (Mc 8, 27-35) «Faz que os surdos oiçam e que os mudos falem »

Esta palavra tão simples é na realidade muito perigosa. Como diz o dicionário, abrir é fazer com que o que está fechado não o fique mais. Óbvio, mas cheio de consequências! Os Judeus de Jerusalém tinham consciência de serem o Povo eleito por Deus, posto aparte pelos outros povos. Nem pensar misturar-se aos outros povos, aos pagãos, aos estrangeiros! E eis que Jesus faz o contrário. Sai das fronteiras de Israel, vai junto dos pagãos, fazendo mesmo milagres em seu favor. É o mundo ao contrário! Ele não teme mesmo ter contacto físico com este surdo-mudo, impuro aos olhos dos Judeus fiéis. Antes de abrir os ouvidos do infeliz, é Jesus que Se abre aos estrangeiros, tornando-Se um impuro aos olhos dos Judeus. Evidentemente, é muito arriscado, ainda hoje, abrir a sua porta, mas primeiro o seu coração aos estrangeiros. Porque é preciso olhá-los ultrapassando os preconceitos, aceitando outras maneiras de pensar e de viver. Aquele que segue Jesus não pode esquivarse à interrogação: E eu, onde estou quanto à minha abertura de coração? Jesus quer sempre vir até mim, tocar os meus ouvidos para que eu ouça melhor o grito dos meus irmãos em angústia, tocar os meus olhos para que procure encontrar o olhar de Deus sobre os outros. A um visitante que lhe perguntava para que servia um concílio, João XXIII respondeu: “ o concílio é a janela aberta. Ou ainda, é tirar a poeira e varrer a casa, e pôr flores e abrir a porta dizendo a todos: Vinde e vede, aqui é a casa do bom Deus!” Na manhã de Páscoa, já houve uma abertura, quando a pedra que fechava o túmulo de Jesus foi retirada. E antes ainda, tinha havido já uma abertura, quando o soldado romano tinha aberto o lado de Jesus com um golpe de lança. Estas duas aberturas nunca foram fechadas. Participando em cada Eucaristia, vimos beber a água e o sangue que brotam para que o grito de Jesus seja eficaz também em nós: “Effata!” “Abrete!”


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.