Este Domingo (dia 15): Mata junto ao estádio do Bougadense (09h30): Eucaristia campal comemorativa do 43º aniversário do nosso agrupamento de escuteiros 447. Cap. Lantemil (11h00): Eucaristia solene da Festa em honra de Nª Srª da Livração / (17h30): Oração do Terço e procissão solene. Encerramento da festa! Terça-feira (dia 17): Ig. Matriz (depois da missa): Ensaio do coro paroquial. Quinta-feira (dia 19): Ig. Matriz (18h30-19h30): Sacramento da reconciliação/confissões. Sábado (dia 21): Salão paroquial (19h00): Reunião com todos os membros da Confraria e da Comissão de S. Gens e Nª Sª da Alegria. Festa em honra do Senhor e São Tiago, nosso padroeiro: de 25 a 29 de Julho. Ver os respetivos programas afixados! XLIV Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica (de 23-27 de Julho, em Fátima). O pároco e alguns membros dos grupos da liturgia da nossa paróquia participarão neste encontro.
A escola Profissional Forave tem uma vasta oferta formativa profissional articulada com as necessidades das empresas da região e com alta empregabilidade. Os que desejarem alargar a sua formação, visitem a escola e procedam à inscrição. As inscrições para a catequese já se encontram abertas. Este ano poderá fazer a inscrição de dois modos: online (www.paroquiadebougado.pt) ou presencial (no cartório dentro dos horários de funcionamento). Os catequistas devem proceder à atualização das fichas e organizar já o próximo ano, pedimos que entreguem as capas devidamente preenchidas no cartório paroquial. Obrigado pela vossa ajuda.
EMRC: lembramos que os pais são os primeiros responsáveis pela educação e formação cristã dos seus filhos, por isso, incentivamos a que inscrevam os seus filhos (as) nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica. Não esqueçam desta formação. Peregrinação paroquial a Fátima (13 de Agosto): Estão abertas as inscrições/reservas no Cartório Paroquial até 1 de Agosto (limite máximo para inscrições). Para as crianças e adolescentes que frequentam a Catequese é gratuito! Para os restantes: Adultos: 13 eur.; e para as crianças até aos seis anos que ainda não frequentam a catequese: 6 eur. Participemos nesta peregrinação paroquial. Vacinação e identificação eletrônica dos cães: • 18 de Julho: às 17h30, junto à Capela Nª Sª da Livração para os lugares de Cedões e Lantemil • 4 de Agosto: Cidai, 9h00, junto ao Cruzeiro; Lagoa, 10h00, Junto à igreja; Bairros, 11h30, no Souto. Visita aos doentes: o Sr. abade vai novamente fazer uma visita aos doentes este verão. Pede-se às famílias e aos ministros ex. da comunhão o favor de fazerem a inscrição no cartório de quem desejar a visita e conforto espiritual do pároco. Obrigado! CONTAS: Ofertórios Dominicais (dias 7 e 8 de Julho): 247,50 eur./ Ofertório das 20h (dia 7) : 77 eur. (Para a confraria das Almas) / Caixas e lampadários de S. Gens: 21 eur. Horário do Cartório Paroquial esta semana: Terça-feira e Quinta-feira: 09h00-12h30 | 14h00-18h00 Quarta-feira e Sexta-feira: 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado: das 09h00-12h30
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Evangelho (Mc 6, 7-13) «Começou a enviá-los »
A missão dos Apóstolos é puro dom do Senhor; Ele escolhe os que quer, e envia-os a anunciar uma mensagem de salvação que vem d’Ele, o Salvador. E de tal maneira eles anunciam uma mensagem que não é sua, mas de Jesus, que não deverão ir apoiados em seguranças humanas, mas somente no dom do Senhor que os envia. 1ª leitura (Amós 7, 12-15) «Vai, profeta, ao meu povo»
O Evangelho vai apresentar-nos hoje Jesus a chamar e a enviar os doze Apóstolos. Por seu lado esta primeira leitura quer fazernos compreender, desde já, que o Senhor chama e envia como Lhe apraz, quem Ele quer; esse será o seu enviado, o seu mensageiro, que é preciso acolher e escutar como tal. Por ele, é Deus quem falará. E nenhum malentendido ou incompreensão podem ser obstáculo à presença e à palavra do enviado de Deus.
Salmo responsorial (Salmo 84(85)) «Mostrai-nos, Senhor, o vosso amor e dai-nos a vossa salvação.» 2ª leitura (Ef 1, 3-14) «Ele nos escolheu, em Cristo, antes da criação do mundo »
A epístola aos Efésios, talvez a mais bela de S. Paulo, revela-nos o plano de Deus sobre o mundo. A contemplação deste plano deslumbrava o Apóstolo, e esse deslumbramento, canta-o ele num verdadeiro hino, que constitui a leitura de hoje. Esse plano de Deus consiste em fazer dos homens seus filhos por Jesus Cristo, e constituir Cristo cabeça e centro da unidade de todo o universo.
“Jesus chamou os doze Apóstolos e começou a enviá-los dois a dois. Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros”. O apelo dos Apóstolos está ligado ao seu envio, à sua missão. Serem os companheiros de Jesus, não para ficarem abrigados perto d’Ele, mas para serem enviados comos suas testemunhas até aos confins da terra. Ele envia-os dois a dois. Sem dúvida, porque na altura um testemunho só era reconhecido como autêntico se levado por duas testemunhas. Mas, mais profundamente, Jesus veio para colocar os homens na “circulação do amor”. Deus criou os homens para serem à sua imagem. Como “Deus é Amor”, os homens serão imagens de Deus na medida em que construírem juntos relações de amor fraterno. Ora, eles recusaram isso. O espírito do mal é chamado de diabo, aquele que divide em vez de unir. Jesus veio para acabar com a divisão. Ele é aquele que reconcilia os homens com Deus e entre si. Eis porque Jesus envia os Apóstolos dois a dois: para que sejam primeiramente, pelo seu comportamento e pela sua vida, testemunhas desta obra de reconciliação. A salvação nunca é individual, é colocada na relação dos homens entre si, no movimento de amor de Deus. A missão dos Apóstolos é, pois, de lutar contra o mal que divide e corrompe. Então, compreendemos melhor porque Jesus dá conselhos de pobreza. Encher-se de riquezas materiais é arriscar cair na armadilha da possessão egoísta, é entrar no círculo infernal da vontade de poder, da inveja. É centrar-se sobre si mesmo em lugar de dar lugar aos outros. É obscurecer o seu olhar interior e não ser mais suficientemente disponível para acolher o outro. É sempre válido para todos os baptizados cuja missão é serem testemunhas da Boa Nova no coração do mundo! Sejamos missionários (as) !