Mês de Novembro (Mês das Almas): convidamos os fiéis a rezar o terço todos os dias em sufrágio das Almas do Purgatório, a participarem na eucaristia e nos ofícios de defuntos, comungando por essa intenção. Não esqueçamos os nossos entes queridos. Visitemos o cemitério e oremos por eles. Este domingo (dia 4): A confraria do Senhor e Santiago fará na aldeia da Lagoa o seu primeiro peditório para a festa. Terça-feira (dia 6): Sala 1 (21h00): Reunião Mensal dos Vicentinos. Quarta-feira (dia 7): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quinta-feira (dia 8): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração ao SSº Sacramento e oração pelas almas (com a presença da confraria das Almas). Sexta-feira (dia 9): Ig. Matriz (18h00-19h00): Sacramento da Reconciliação // Salão (20h30): Reunião de Leitores // Ig. Nova de São martinho/Trofa(21h00): encontro do Sr. Bispo, Dom Pio Alves, com todos os crismandos, seus padrinhos e seus pais. Pede-se que não falte ninguém. Domingo (dia 11): Início da Semana dos seminários: espaço de reflexão, oração e ajuda em prol dos seminários e ao mesmo tempo um apelo a que os jovens se deixem interpelar por Jesus e possam seguir o mestre numa entrega total da sua vida a Deus. Rezemos por esta intenção. A confraria de Nª Sª do Rosário irá recolher os “anuais” neste dia 11 de Novembro, das 9h00 às 12h00, no salão paroquial, na Capª. de Bairros, na Cap. Nª Sª da Livração e no lugar de Cidai. Procurem as famílias e associados cumprir com este pagamento e deslocarem-se a estes locais. Confrarias do Sagº Coração de Jesus, São José e Mensagem de Fátima: até ao fim do ano, os (as) zeladores (as) recolherão os anuais/cotas dos associados. No domingo (dia 4): Na Capela de Santa Luzia (9h30 - 12h00): As zeladoras da confraria de S. José (Madalena) e do Sagrado Coração de Jesus (Antónia Costa) vão fazer a recolha dos anuais da Trofa-Velha. CÔNGRUA PAROQUIAL: até ao final do ano, convidamos todos paroquianos e suas famílias a dar a Côngrua Paroquial - ”Direitos paroquiais”: uma oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos integrados na comunidade são convidados a dar livremente, segundo a sua
consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. A manutenção de uma paróquia e os seus vários recursos humanos, espirituais e sociais tem sempre elevadas despesas, como por exemplo, as despesas com o pessoal em serviço permanente (ordenado do pároco e do secretário, e outras ofertas), as despesas de secretaria, as despesas do culto divino, as despesas com a formação dos agentes de pastoral, com a evangelização, com a catequese, as várias despesas de manutenção e conservação (eletricidade, limpeza, água, etc), as despesas em ações de caridade, etc...Agradecemos, desde já, a vossa generosidade e partilha. Exortamos a que cada um, na medida das suas possibilidades e vontade, possa cumprir este sinal de comunhão e partilha. Podem dar a vossa oferta no cartório ou então fazer por transferência bancária para o I-BAN da Fábrica da Igreja: PT50 0007 0605 00113510003 06. Neste caso devem comunicar para o e-mail da paróquia: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com. Em todas as ofertas passaremos respectivo recibo. Obrigado! MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA: os pagar os seus direitos os paroquianos podem também proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2018/2019. O oferecimento da Eucaristia é a melhor oferta, obra de caridade e sufrágio que podemos dar aos nossos entes queridos que já partiram! BALANÇO PASTORAL E PLANO PASTORAL DA PARÓQUIA: foi distribuído um folheto com uma mensagem do pároco com um balanço do ano 2017/2018 e sobre as perspectivas pastorais e propostas para este novo ano de 2018/2019. Apostolado da Oração: estão em distribuição os folhetos com as intenções de oração do Papa para este mês de Novembro. Levemos e rezemos. CONTAS: Ofertórios Dominicais (dias 27 e 28 de Outubro): 327,09 eur. / Caixas da igreja Matriz : 229,19 eur. (Santos); Caixas da Almas: 202,92 eur. (Para a confraria das Almas) / Ofertório de Exéquias: 69,80 eur. / Lampadários e caixas da Capª de S. Gens: 40,07 eur. / Ofertório dia 31 de Outubro: 23,65 eur. (Eucaristia vespertina de Todos os Santos) / Ofertórios dia 1 (Solenidade de Todos os Santos) (8h00 e 9h30): 65 eur.; Cemitério (15h30): 5550 eur. (para as obras) / Oferta particular para as obras: 2000 eur. MUITO OBRIGADO, BOUGADO GRANDE.
Cartório paroquial e atendimento esta semana: Terça-feira e Quinta-feira 09h00-12h30 | 14h00-18h00 Quarta-feira e Sexta-feira 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado: 09h00-12h30
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Evangelho (Mc 12, 28b-34)
«Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu próximo»
Na Nova Aliança, Jesus, o Filho de Deus, leva à perfeição o primeiro mandamento da Lei, o amor de Deus, e declara o amor para com o próximo, o segundo mandamento, semelhante ao primeiro. Reconhecê-lo e aceitá-lo é já um grande dom e o ponto de partida para o pôr em prática. Foi assim a primeira atitude do escriba; e Jesus louvou-o por isso. Ele estava já no bom caminho 1ª leitura (Deut 6, 2-6)
«Escuta, Israel: Amarás o Senhor com todo o teu coração»
Amar a Deus de todo o coração, acima de todas as coisas, é lei fundamental para todo o homem. Não é novidade trazida por Cristo; constitui princípio absoluto já no Antigo Testamento. Jesus há-de recordá-lo para o levar depois à perfeição. Não é por acaso que o povo judaico, já desde o Antigo Testamento, introduziu esta passagem bíblica na sua oração da manhã diária. Nós também agora a lemos na oração da noite (Completas) na Véspera de cada domingo. Salmo responsorial (Salmo 17(18)) «Eu Vos amo, Senhor: Vós sois a minha força.»
2ª leitura (Hebr 7, 23-28)
«Porque permanece para sempre, possui um sacerdócio eterno»
Na continuação dos domingos anteriores, a leitura da Epístola aos Hebreus aprofunda o sentido do sacerdócio de Cristo; ele é superior ao da Antiga Aliança, porque é intransmissível, por isso, eterno. Na glória da ressurreição, em que vive agora para sempre, Jesus intercede por nós, e as acções sacerdotais da Igreja sobre a terra significam e tornam operante para os homens de todos os tempos e lugares o sacerdócio eterno de Jesus Cristo.
Engana-se quem pensa que a lei resolve tudo. O melhor código legal pode ser invertido ou viciado pela interpretação e pela vida dos seus destinatários. O povo hebreu, pendido no inventário e observância escrupulosa de todas as normas, preceitos e proibições da Lei, já se não dava conta do essencial dessa Lei. Jesus reafirma o amor a Deus como o mais importante de toda a Lei que o povo de Israel bem conhecia Contudo, na linha dos Profetas, declara o amor ao próximo inseparável do amor a Deus. "O amor a Deus e ao próximo são inseparáveis e complementares. São as duas faces da mesma medalha". "O sinal visível com o qual os cristãos testemunham ao mundo o amor a Deus é o amor pelos irmãos". "O mandamento do amor a Deus e ao próximo não é o primeiro por estar no topo da lista dos mandamentos. Jesus não o coloca no alto, mas no centro, porque é o coração onde tudo deve começar e retornar; é a referência". "Jesus não nos entregou fórmulas ou preceitos, não; Ele confiou-nos dois rostos, aliás, um só rosto, o de Deus que se reflete em muitos outros, pois no rosto de cada irmão, especialmente o mais pequeno, o mais frágil e indefeso, está presente a imagem de Deus" Papa Francisco.