Boletim paroquial de santiago bougado 1207

Page 1

Pratica a Misericórdia

E ste Domingo (dia 21): II DOMINGO DA QUARESMA/ A Confraria de NSª do Rosário irá novamente proceder à recolha dos Anuais em todos os lugares da paróquia. Os elementos estarão a recolher os anuais nos locais habituais de cada aldeia das 9h00 às 12h00. Ig. Matriz (11h00): BAPTISMOS Ig. Matriz (16h00): CELEBRAÇÃO DA VIA-SACRA. Cap. S. Gens (16h00): Celebração das Promessas do nosso agrupamento de Escuteiros (seguindo-se a missa das 17h30). Terça-feira (dia 23): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 24): Salão Paroquial do Muro (21h00): Encontro de formação de Catequistas. Quinta-feira (dia 25): Ig. Matriz (depois da eucaristia): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO. Sexta-feira (dia 26): Ig. Matriz (antes da eucaristia): Terço da Misericórdia. Salão Paroquial de Árvore (21h00): Encontro de formação de Catequistas. Edifício Fórum Trofa XXI (21h00): Sessão Ordinária da Assembleia Municipal. Os ofertórios do próximo fim de semana (dias 27 e 28 de Fev.) serão para a Cáritas Portuguesa. Procuremos contribuir!

Ig. Matriz/ E não esquecer de dar o nosso contributo penitencial/ Aproveitar o Sacramento da Misericórdia/ Praticar o Jejum, a Abstinência, a Esmola e a Oração! Mãos à obra! DIREITOS PAROQUIAIS/CÔNGRUA: Ainda nem todas as famílias/pessoas registadas deram a sua oferta paroquial relativa ao ano de 2015. Esta é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia. CONTAS: Ofertórios das eucaristias (6 e 7 de Fev.): 295,32 eur. / Ofertórios de 7º dia: 23,36 eur. / Foi mandado celebrar um Trintário Gregoriano por Maria Rosa da Costa Gonçalves: 350 eur.

1ª leitura (Gen 15, 5-12. 17-18):

«Deus estabelece a aliança com Abraão»

Toda a história da salvação, desde o princípio até ao fim dos tempos, não é outra coisa senão o estabelecimento de uma aliança entre Deus e os homens, aliança que é oferta gratuita de Deus e que há-de ser aceitação humilde e agradecida da parte do homem. Mas há momentos mais significativos no estabelecimento desta aliança. Um deles, que é o seu ponto de partida mais explícito, é o da Aliança com Abraão, o crente por excelência, que, pela fé, se entrega totalmente à palavra de Deus. Nesta leitura, a aliança é significada por meio de um antigo rito: os animais oferecidos e esquartejados são o gesto do homem e o fogo que passa pelo meio deles é sinal da presença de Deus. Assim, de aliança em aliança, nos encaminhamos para a celebração da nova e eterna aliança na Páscoa do Senhor.

CAMINHADA QUARESMAL E PASCAL:

somos convidados a viver este ano a Caminhada da Quaresma-Páscoa com a temática “Pratica a Misericórdia, com alegria!” Vamos valorizar e praticar uma Obra de Misericórdia por semana! Oferecer um folheto de leitura, o boletim vicarial e propor a prática de uma oração diária por semana no nosso boletim! Construir e decorar, semana a semana, as duas faces da Cruz da Misericórdia na nossa

Salmo responsorial (26(27))

«O Senhor é a minha luz e a minha salvação.»

2ª leitura (Filip 3, 17-4,1):

Quarta e sexta-feira | Igreja Matriz | 17h00 - 19h00 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários:

Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30

«Cristo nos transformará à imagem do seu corpo glorioso » Cristo glorioso é o termo de toda a história humana, o objecto da esperança de toda a nossa vida e a meta para onde se orienta o nosso itinerário quaresmal. Ao tempo da ascese difícil e dolorosa na subida, que acompanha a vida que vivemos neste corpo mortal, responde a vida gloriosa, que já se manifesta no Corpo do Senhor transfigurado. Mas o caminho e a porta da glória passa pela Cruz.

Evangelho (Lc 9, 28b-36):

«Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto»

A Transfiguração aparece todos os anos no Segundo Domingo da Quaresma, como anúncio da Ressurreição, de modo que, ao longo deste tempo de preparação pascal, estejamos bem conscientes de que o termo, para onde caminhamos, é Jesus ressuscitado. A Transfiguração, lida neste Domingo depois do Domingo da Tentação, faz com ela uma espécie de preâmbulo, antes de chegarmos à parte central da Quaresma. Mortificação e glorificação, tentação e glória, morte e ressurreição, são de facto, a síntese do mistério pascal que vamos celebrar.

“Disse Pedro: Façamos três tendas...”

Dar pousada aos peregrinos! (4ª OMC)

ORAÇÃO AO ANJO DA GUARDA

Santo Anjo do Senhor meu zeloso guardador já que a ti me confiou a piedade Divina: hoje e sempre me governa, rege, guarda e ilumina. Ámen. Ou: Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noite e de dia.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.