Boletim paroquial de santiago bougado 1330

Page 1

Terça-feira (dia 3): Ig. Matriz (no fim da eucaristia): Breve adoração e Oração “Rogai” pelas vocações. Segue-se depois o Ensaio do coro paroquial. 1ª Sexta-feira (dia 6): Igreja Matriz (18h30-19h30): Sacramento da Reconciliação / Confissões. Ig. Matriz (depois da missa): Devoção da 1ª sextafeira. Adoração e oração pelas intenções do Papa. Sala 1 (21h30): Reunião dos Vicentinos. 1º sábado (dia 7): Sala 2 (18h30): Reunião dos zeladores (as) do Movtº da Mensagem de Fátima. Os jornais “A Voz de Fátima” já se encontram disponíveis na sacristia para distribuição. Obrigado. A limpeza da Igreja Matriz, no mês de Julho, está a cargo as pessoas de Lantemil. Agradecemos às pessoas que limparam no mês anterior. Obrigado. Viagem às quatro capitais da europa: as pessoas que se inscreveram devem entregar a documentação e o valor da viagem. Obrigado. Festa em honra de Nª Sª da Livração (9 a 15 de Julho). Teremos novamente um padre pregador nas eucaristias semanais. Pedimos que as pessoas ofereçam intenções de missa e sermão! Podem marcar no cartório paroquial. A comissão de festas irá continuar o seu peditório. Colaboremos! As inscrições para a catequese realizam-se até dia 31 de Julho. Pode fazer a inscrição em dois modos: online (www.paroquiadebougado.pt) ou presencial (no cartório dentro dos horários de funcionamento). Para a inscrição são necessários os seguintes documentos: Fotocópia do registo de batismo (se foi baptizado (a) noutra paróquia); Fotocópia do Registo de Nascimento; Quem é proveniente de paróquias de fora deverá trazer um documento de autorização do pároco. Devem ser inscritas as crianças que vão ingressar no 1ª ano de escola. As crianças e os jovens que já frequentam a Catequese paroquial têm já feita a inscrição é automática. Os catequistas devem proceder à atualização das fichas e organizar já o próximo ano, pedimos que entreguem as capas devidamente preenchidas no cartório paroquial. Obrigado pela vossa ajuda. EMRC: lembramos que os pais são os primeiros responsáveis pela educação e formação cristã dos seus filhos, por isso, incentivamos a que inscrevam

os seus filhos (as) nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica. Não esqueçam desta formação. Formação para o Crisma: no mês de Julho e Agosto estão suspensos os encontros de formação para o Crisma. Serão retomados em Setembro. Peregrinação diocesana dos idosos, doentes e frágeis: no dia 12 de Julho decorrerá em Alpendorada, no Marco de Canavezes, o dia diocesano do doente, iniciativa do Movimento da Mensagem de Fátima. As inscrições são feitas no cartório paroquial e o preço da viagem é de 7 euros. Para mais informações contactem os membros da Mensagem de Fátima da paróquia. Peregrinação paroquial a Fátima (13 de Agosto): Estão abertas as inscrições/reservas no Cartório Paroquial até 1 de Agosto (limite máximo para inscrições). Para as crianças e adolescentes que frequentam a Catequese é gratuito! Para os restantes: Adultos: 13 eur.; e para as crianças até aos seis anos que ainda não frequentam a catequese: 6 eur. Participemos nesta peregrinação paroquial. Vacinação Antirrábica e identificação eletrônica: • 18 de Julho: às 17h30, junto à Capela Nª Sª da Livração para os lugares de Cedões e Lantemil • 4 de Agosto: Cidai, 9h00, junto ao Cruzeiro; Lagoa, 10h00, Junto à igreja; Bairros, 11h30, no Souto.

A Câmara Municipal da Trofa vai realizar o Passeio Anual Sénior 2018, no dia 5 de setembro à cidade de Viseu. As inscrições decorrerão em simultâneo na Divisão de Educação, Ação Social e Saúde, até 6 de julho. CONTAS: Ofertórios Dominicais (dias 23 e 24 de Junho): 297.28 eur./ Ofertório de 7º dia: 13,10 eur. / Caixas da Capela de Nª Sª da Livração: 155,20 eur./ Foi mandado celebrar um trintário gregoriano por Luciano Pinheiro da Costa Reis : 350 eur.

Horário do Cartório Paroquial esta semana: Terça-feira e Quinta-feira: 09h00-12h30 | 14h00-18h00 Quarta-feira e Sexta-feira: 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado: das 09h00-12h30

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Evangelho (Mc 5, 21-43) «Menina, Eu te ordeno: Levanta-te »

1ª leitura (Sab 1, 13-15: 2, 23-24) «Foi pela inveja do demónio que a morte entrou no mundo »

O Evangelho fala-nos hoje da ressurreição. Desde esta primeira leitura, a palavra de Deus procura esclarecer-nos sobre o sentido da morte: ela não é, de maneira nenhuma, um objectivo na obra da criação. Deus tudo criou para a vida. A morte é um obstáculo interposto à vida, como o é o pecado, com que o homem se opõe à realização do plano de graça do Senhor. Mas, do pecado e da morte, Jesus Cristo nos salvou. Salmo responsorial (Salmo 29(30)) «Eu Vos louvarei, Senhor, porque me salvastes.» 2ª leitura (2 Cor 8, 7. 9. 13-15) «Aliviai com a vossa abundância a indigência dos irmãos pobres »

S. Paulo está procurando angariar fundos, na comunidade de Corinto, para socorrer a comunidade muito pobre de Jerusalém. Procura, para isso, fazer compreender aos cristãos que esta troca de bens materiais vem, por um lado, estabelecer a igualdade entre todos, e, por outro, proporcionar-lhes ocasião de se mostrarem generosos, eles que foram tão enriquecidos à custa da pobreza que o Senhor quis suportar por todos nós.

Dois milagres, em que Jesus Se manifesta o Senhor da vida. Mais de uma vez, Ele próprio Se definiu como sendo a Vida. É assim, porque é o Filho de Deus. Fazendo-Se homem, a sua humanidade é agora o instrumento, bem próximo de nós, da sua divindade, de sorte que aproximar-se d’Ele é aproximar-se da Vida, como o pôde experimentar a mulher doente e a filha de Jairo, que morrera. É pela fé que nos podemos aproximar de Jesus, fé que, nos sacramentos, nos leva a ver o prolongamento dos gestos do Senhor no meio dos homens.

Viva a Vida!

Viva a vida! A palavra de ordem deste domingo é uma espécie de grito do coração: Deus ama a vida, viva a vida! Aí estamos de acordo… É certo que não há vida sem morte e esta faz sofrer quando acontece perto de nós. Mas hoje somos convidados a nos alegrarmos na vida e a acreditar que Deus nos destina à verdadeira Vida! A estação do ano presta-se a isso: alegria do sol e das férias, encontro com a natureza, reencontros familiares… Não faltarão ocasiões para admirar a vida… Não nos esqueçamos de dar graças… No início destas férias, as crianças podem fazer um pequeno caderno, com uma capa bonita e um título do género: “Festa para Deus” ou “Obrigado, Senhor”. Ao longo dos passeios de verão, podem colar fotos, postais, flores secas… Podem desenhar o que vão vendo como sinais de vida. Os adultos pensarão noutros sinais de vida que podem dar ao longo do verão: visita a uma pessoa que vive sozinha, envio de um postal, um telefonema… Ou ajudar as pessoas isoladas a sair, acompanhá-las num dia de excursão, ajudar algumas crianças de famílias desfavorecidas a passar um dia de férias, etc. Será uma maneira de lhes oferecer um pouco de vida… E nunca esquecer que a oração, particularmente o Pai Nosso, deve ser a expressão constante para dar graças a Deus Pai e Criador, para Lhe expressarmos o obrigado pela vida, a felicidade de viver e de O louvar!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.