Mês de Junho - Mês do Coração de Jesus: neste mês o terço continuará a ser rezado diariamente pelo Movimento da Mensagem de Fátima e será enriquecido com meditações sobre a espiritualidade do Coração de Jesus. Retomaremos também os momentos de adoração ao SSº Sacramento. Este Domingo (dia 3): Festa em honra de Nossa Senhora do Rosário. / Ig. Matriz (11hh00): Eucaristia solene em honra de Nossa Senhora do Rosário / 17h00: Oração do Terço, seguindo-se a procissão com andores, estandartes dos movimentos e confrarias da paróquia. Terça-feira (dia 5): Ig. Matriz (no fim da eucaristia): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 6): Capela de Lantemil (18h3019h30): Confissões. Ig. Matriz (20h30): Início do Tríduo do Sagrado Coração de Jesus: 1º dia do Tríduo (eucaristias cantadas e pregações sobre a Espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus). Novamente este ano teremos três dias de pregação e formação como forma de celebrar o Tríduo do Sagrado Coração de Jesus. Este Tríduo é uma boa oportunidade de formação para os zeladores do Sagrado Coração de Jesus, confrarias, movimentos e grupos e aprender sobre o Apostolado da Oração. Aproveitemos estes momentos! Sala 1 (21h30): Reunião mensal dos Vicentinos. Quinta-feira (dia 7): Capela de Bairros (das 18h30 -19h30): Confissões. Ig. Matriz (20h30): 2º dia do Tríduo do Sagrado Coração de Jesus. Sexta-feira (dia 8): Igreja Matriz (18h30-19h30): Confissões. Igreja Matriz (20h30): Eucaristia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. No final haverá um breve momento de adoração do Santíssimo Sacramento e consagração da paróquia e das famílias ao Sagrado Coração de Jesus. Pede-se que os (as) zeladores(as) do Coração de Jesus e membros da Confraria e os jovens do Apostolado de Oração estejam presentes nesta celebração para renovarem a sua consagração ao Coração de Jesus. Obrigado.
Salão (21h30): Reunião mensal de Leitores. Sábado (depois da eucaristia das 20h00): Reunião mensal dos acólitos. Sábado (dia 17): Souto de Bairros (11h30 17h30): Festa paroquial de encerramento do Ano Catequético e de toda a paróquia. Convívio final com todas as crianças e jovens da catequese, catequistas, famílias e grupos da paróquia que se queiram associar. Haverá convício, atividades lúdicas e eucaristia. programa será ainda apresentado. Contamos com todos (as). CONTAS: Ofertórios Dominicais (dias 26 e 27 de Maio): 657.19 eur. / Ofertórios do dia do Corpo de Deus: 855,31 eur. / Ofertório de exéquias: 30,15 eur. / Ofertório de 7º dia: 25,80 eur. / Ofertório e matrimónio: 21,50 eur. AGRADECIMENTO DO PÁROCO: o pároco, Pe. Bruno, agradece, mais uma vez, toda a ajuda, colaboração e o empenho de todas as pessoas das aldeias, famílias, grupos, movimentos, entidades e instituições na realização das festas da Profissão de Fé, Primeira Comunhão e na Procissão, nos tapetes e preparação litúrgica da Solenidade Corpo de Deus. Obrigado!
Horário do Cartório Paroquial esta semana: Terça-feira e Quinta-feira: 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Quarta-feira e Sexta-feira: 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado: das 09h00-12h30
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
transporta em si o tesouro do mistério de que é ministro e apóstolo; participando na Paixão do Senhor, pelos sofrimentos e trabalhos do seu ministério, é instrumento ao serviço da manifestação e da comunicação da vida de Jesus; comungando assim na Morte do seu Senhor, é portador aos outros da própria luz de Deus.
1ª leitura (Deut 5, 12-15) «Recorda-te que também foste escravo no Egipto»
O povo de Deus do Antigo Testamento recebeu o mandamento de guardar o Sábado, que é, ao mesmo tempo, o memorial do repouso de Deus depois de concluída a obra da criação e dia de acção de graças por essa criação. E ainda mais agora ele há-de ser fiel ao mandamento do Senhor e permitir que os outros o possam ser também, porque, se agora o povo de Deus é um povo livre, é porque também Deus o libertou. Mas o Sábado do Antigo Testamento anuncia o Dia do Senhor da Nova Aliança, o Domingo, o dia do repouso em Deus, repouso que Jesus nos alcançou pelo seu Mistério Pascal. Salmo responsorial (Salmo 80 (81)) «Exultai em Deus, que é o nosso auxílio. » 2ª leitura (21 Cor 4, 6-11) «Recebestes o Espírito de adopção filial, pelo qual exclamamos: ‘Abá, Pai» O homem nunca teria a ousadia de chamar a Deus seu Pai se Jesus o Filho de Deus feito Homem, nos não tivesse ensinado a tratá-l’O assim tão familiarmente. Foi, na verdade, Jesus que, depois de nos ter revelado a bondade de Deus, nos tornou Seus filhos, ao dar-nos o Seu Espírito, pelo Qual nos unimos, vitalmente, a Deus. Evangelho (Mc 2, 23-3, 6) «Manifesta-se no nosso corpo a vida de Jesus »
A vida do Apóstolo de Cristo reproduz a vida do Senhor, é outra manifestação do seu Mistério Pascal: frágil como um vaso de barro,
A Lei ao serviço do homem Jesus interpreta o verdadeiro sentido do sábado. Os discípulos colhem e comem espigas de trigo num sábado porque tinham fome e Jesus cura o homem da mão atrofiada num sábado, transgredindo assim a lei do sábado. Jesus afirma o primado da misericórdia sobre as exigências da Lei. Os primeiros cristãos vindos do judaísmo, observavam o sábado, mas reuniam-se para a “fração do pão” no primeiro dia da semana, e assim, aos poucos o sábado foi substituído pelo domingo, dia em que Jesus ressuscitou. O domingo não deve ser visto apenas como uma prática obrigatória, mas como um memorial da libertação trazida pela ressurreição de Jesus Cristo. “Santificar” o dia do Senhor não significa ficar sem fazer nada, mas ocuparse de coisas que nos identificam com Deus.