Boletim paroquial de santiago bougado 1264

Page 1

Este Domingo (dia 25): ESTA MADRUGADO: MUDA A HORA!/ Ig. Matriz (15h30): VIA-SACRA. Terça-Feira (dia 29): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Sexta-feira (dia 31): Ig. Matriz (10h00-12h00/ 17h0020h00): SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃOCONFISSÕES GERAIS PARA A PÁSCOA! Procuremos celebrar a Reconciliação para celebrarmos dignamente o Mistério Pascal, centro da nossa fé! Estarão vários sacerdotes para atender de confissão. Procuremos vir; Deus é misericordioso e Pai bondoso! Sem perdão e bênção de Deus ficamos mais pobres! Não guardemos todos para nos reconciliarmo-nos no último dia, pois será mais propício para as crianças e jovens, que já deverão estar de férias da Páscoa. 1º Sábado (dia 1): Salão (21h00): Reunião de Acólitos. Domingo (dia 2): Ig. Matriz (15h30): VIA-SACRA. Os jornais “Voz de Fátima” já se encontram disponíveis na sacristia para a distribuição. Recolha de brinquedos e dádiva de sangue: A empresa Eurico Ferreira está a organizar uma recolha de brinquedos para as crianças de África, até 30 de Março. Quem quiser poderá entregar os brinquedos nas suas instalações. Também a mesma empresa vai organizar uma recolha de dádivas de sangue nas suas instalações no dia 8 de Abril, das 9.00h às 12.30h.

VISITA AOS DOENTES E BÊNÇÃO DE CASAS NOVAS OU FÁBRICAS: Ao aproximar-se a celebração da Páscoa, o abade vai visitar e levar conforto aos doentes que desejarem a sua visita e não podem sair de casa. Pede-se às famílias e aos ministros ex. da comunhão o favor de fazerem a inscrição no cartório. Também as famílias ou empresários que desejarem que o pároco vá benzer as suas casas ou fábricas devem fazer a inscrição no cartório. Obrigado! Sábado de Ramos (dia 8): RETIRO DE CATEQUISTAS. Domingo de Ramos (Dia 9): No escadório de S. Gens (19h30): VIA-SACRA ENCENADA PELO GRUPO DE JOVENS. Toda a programação da SEMANA SANTA ainda será apresentada na próxima semana! DIREITOS PAROQUIAIS/CÔNGRUA: Ainda nem todas as famílias/pessoas registadas deram a sua oferta paroquial à Igreja relativa ao ano de 2016. Esta é uma contribuição que todos os paroquianos são chamados a dar anualmente para as várias despesas da paróquia. Aproveitem para fazer a sua visita ao cartório neste tempo quaresmal até à Páscoa! CONTAS: Ofertórios dominicais (dia 18 e 19 de Março): 529,03 eur. (para a Cáritas) / Ofertório de exéquias: 26,56 eur. / Ofertório de 7º dia: 19.00 eur. / Ofertas particulares de 70 eur. para o frontal da Igreja. AGRADECIMENTO: o pároco agrade a todos os paroquianos, grupos e movimentos que estiveram presentes nas 24 horas de adoração. Muito Obrigado!

Confissões Gerais de preparação para a Páscoa:

Sexta-Feira | Igreja Matriz

10h00 - 12h00 e 17h00 - 20h00 (o pároco estará sempre disponível para o atendimento espiritual e o diálogo, dentro do horário de cartório, por marcação telefónica ou encontro pessoal com ele)

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Terça a Sexta

9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

1ª leitura (1 Sam 16, 1b. 6-7. 10-13a) «David é ungido rei de Israel. »

Evangelho (Jo 9, 1-41) «Eu fui, lavei-me e comecei a ver» Jesus, que no domingo anterior Se revelou como Aquele que dá a água da vida, revela-Se hoje como a luz que ilumina o homem. O cego de nascença é figura de toda a humanidade, que tacteia, neste mundo, como que às apalpadelas, a caminho da vida, caminho que só Deus lhe pode desvendar. O Baptismo é o banho que ilumina, porque nos faz mergulhar em Cristo que é a luz. Os antigos chamavam justamente ao Baptismo a “iluminação”.

Salmo responsorial (Salmo 22(23))

Após o símbolo da água. no domingo passado, a catequese da Quaresma prossegue neste 4º Domingo Laetare (da alegria) com o tema da luz, na cura da cego de nascença. O Evangelho descreve o processo de fé de um homem que vai passando das trevas da cegueira pana a luz da visão e desta para a Luz da fé em Cristo. O “cego” é símbolo de todos os homens que renascem pala fé, acolhendo a Jesus (no Baptismo) e deixando-se conduzir-se pela Sua Palavra. O caminho de fé do cego é um itinerário para todo cristão: o encontro com Jesus a adesão à "Luz" e um progressivo amadurecimento no conhecimento de Cristo. Como o cego, renovemos a nossa fé: eu creio, Senhor! Ilumina os nossos olhos!

«O Senhor é meu pastor: nada me faltará»

CAMINHADA QUARESMAL:

2ª leitura (Ef 5, 8-14) «Desperta e levanta-te do meio dos mortos, e Cristo brilhará sobre ti»

Cada semana haverá uma proposta de oração que retiraremos das ânforas da Ig. Matriz e levaremos para casa para rezarmos em família. Aproveitemos para celebrar o Sacramento da Misericórdia ESTA SEMANA/ Praticar o Jejum, a Abstinência, a Esmola e a Oração! Não esqueçamos também de dar o nosso contributo penitencial (NOTA: A renúncia quaresmal deste ano, por vontade do nosso bispo, destina-se para o Fundo diocesano de Solidariedade, para a diocese de Huambo (Angola) e para a diocese de Erbil, no Iraque (acolhedora de refugiados). Procuremos renovarmo-nos na Alegria, com a ajuda de Maria!

Continuamos a ler, como primeira leitura dos domingos da Quaresma, algumas das passagens mais significativas da história da salvação do Antigo Testamento, para assim compreendermos melhor como a Páscoa de Jesus é o ponto culminante de toda essa história. Hoje lemos a unção de David como rei de Israel. David é um antepassado de Jesus, a quem foi feita a promessa de que um descendente seu seria o grande Rei do povo de Deus. Jesus é esse Rei, Filho de David, mas ao mesmo tempo, Filho de Deus, como Ele próprio Se revela no Evangelho. É Ele que vem para conduzir os homens, como seu Pastor, até ao Pai.

Este é o Domingo da luz, da iluminação. Essa luz é Cristo, como se diz no final da leitura, numa passagem que é talvez parte de um hino cristão primitivo. O Baptismo é o sacramento da iluminação, da fé, que havemos de professar, de novo, na Vigília Pascal. Se na nossa comunidade houver catecúmenos (que nesta altura, já serão “eleitos”), eles nos ajudarão a sentir como se deve olhar para o baptismo como o momento da “iluminação”, conforme os antigos lhe chamavam.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim paroquial de santiago bougado 1264 by Paróquia de Santiago - Issuu