Este Domingo (dia 10): Sé Catedral do Porto (16h00): Ordenações diaconais e sacerdotais. Serão ordenados 5 novos presbíteros e 4 diáconos. Dos 5 presbíteros devemos salientar que 2 são da nossa vigararia: Filipe Gonçalo da Silva Azevedo (Fajozes) e Vítor Emanuel Dionísio Ramos (Vilar do Pinheiro). Rezemos por eles e gradeçamos este dom ao Senhor.
Dias 11 a 17: FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA LIVRAÇÃO: de 11 a 17 de Julho! Vejam o programa da festa no site da paróquia! (as eucaristias semanais serão na Capela de Lantemil, às 21h00, excepto na sextafeira, que será na Ig. Matriz, às 20h00). Terça-feira (dia 12): Cap. Lantemil (depois da eucaristia): Ensaio do coro paroquial. Sexta-feira (dia15): Cap. Lantemil (17h0019h00): Confissões!/ Ig. Matriz (20h00) Eucaristia/ Cap. Lantemil (21h00): Oração do Terço e procissão de velas. Casa Diocesana de Vilar (21h30): Apresentação do plano Diocesano de Pastoral 2016/2017. A diocese convida à presença de todos agentes mais envolvidos e responsáveis na acção pastoral das suas comunidades, instituições, serviços ou movimentos apostólicos. Sábado (dia 16): Salão (18h00): Reunião da Acção Católica Rural. Domingo (dia 17): Cap. Lantemil (11h00): Eucaristia solene da Festa em honra de Nª Srª da Livração/ (17h00): Oração do Terço e procissão solene. Procuremos participar com alegria nestes momentos da festa e nas celebrações. Os ofertórios das missas da semana e da festa serão para as despesas das obras na capela realizadas no ano passado. Colaborem! INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE DO ANO PASTORAL DE 2016/2017: Durante o mês de
Julho estão abertas, no cartório paroquial, as inscrições para o 1º ano de catequese! Documentos necessários: Certidão de registo de nascimento do Registo Civil e comprovativo de Baptismo (Cédula de Baptismo ou outro documento com a mesma indicação)/ No caso de serem de paróquias de fora, devem trazer uma autorização do respectivo pároco para que a criança ou adolescente possa frequentar a catequese na nossa paróquia/ A paróquia tem um seguro de acidentes e responsabilidade civil específico para todos aqueles (as) que frequentam a catequese. Por isso, para alem do valor dos novos catecismos, terão também que contribuir para o pagamento desse seguro cada vez mais necessário. Depois os catequistas ficarão responsáveis por receber esses pagamentos!/ NOTA: só se inscreve no 1º ano de catequese quem entrar para o 1º ano da escola primária! A catequese na nossa paróquia será feita aos sábados, antes ou depois da missa, segundo os horários estabelecidos!
Peregrinação paroquial a Fátima (13 de Agosto, sábado): Estão abertas as inscrições/
reservas no Cartório até 1 de Agosto (limite máximo para inscrições). Para as crianças e adolescentes que frequentam a Catequese é gratuito! Para os restantes: Adultos: 13 eur.; e para as crianças até aos seis anos que ainda não frequentam a catequese: 6 eur. Aproveitemos esta peregrinação paroquial.
Passeio anual sénior: A Câmara vai organizar o passeio de idosos no dia 2 de Setembro. Será a Lamego. Inscrições e mais informação na junta de freguesia de 11 a 22 de Julho. FESTA DO SENHOR E S. TIAGO: de 25 a 31 de Julho. Vejam os respetivos programas! CONTAS: Ofertórios dos dias 2 e 3 de Junho: 340,68 eur. / Ofertório de Matrimónio: 15,27 eur. (S. Gens) / Ofertório da eucaristia do dia 2, para as Almas (20h00): 60,52 eur.
Sexta-feira | Cap. Lantemil | 17h00 - 19h00 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Horários: Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
o mesmo e único amor: “o amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo”. Segundo a explicação dos antigos Padres da Igreja, o homem caído nas mãos dos salteadores é toda a humanidade, e o bom samaritano é a imagem de Jesus, Ele que nos encontrou feridos pelo pecado à beira do caminho aonde desceu, usou de compaixão para connosco, e nos introduziu na estalagem da sua Igreja e assim nos salvou.
PALAVRA PARA O CAMINHO…. 1ª leitura (Deut 30, 10-14)
«Esta palavra está perto de ti, para que a possas pôr em prática» Esta leitura prepara-nos para melhor compreendermos a do Evangelho: a palavra de Deus que há -de nortear toda a nossa vida não está longe do nosso alcance. E nós escutamo-la e cumprimo-la na vida concreta do dia a dia. Ela vem aliás ao encontro dos anseios mais profundos do nosso coração. É que é o mesmo Deus que nos fala na palavra e que já nos falou no coração.
Salmo responsorial (Salmo 68(69)) «Procurai, pobres, o Senhor e encontrareis a vida. »
2ª leitura (Col1, 15-20)
«Por Ele e para Ele tudo foi criado» Nesta leitura como que se faz a apresentação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sabemos d’Ele muitas coisas, mas, no fundo, o que é que n’Ele constitui a razão de ser daquilo que Ele é para os cristãos? Cristo é o princípio e o Fim, Aquele por Quem tudo foi criado, e para Quem tudo existe. Para além de tudo aquilo que os olhos exteriormente podem observar está o campo infinito que a fé nos revela. Ele é o Primeiro na ordem da criação e o Primeiro na ordem da ressurreição.
Evangelho (Lc 10, 25-37)
«Quem é o meu próximo?» A parábola do bom samaritano serve a Jesus para explicar ao doutor da lei quem é o próximo e como o amor a Deus e ao próximo são, no fundo,
“E quem é o meu próximo?” Excelente questão a deste doutor da lei à procura de precisão e de uma boa receita “para ter a vida eterna”. Porém, não há resposta préestabelecida, nem nos lábios de Jesus, nem na Internet… “Amarás!” Resposta vasta como o mundo! No caminho da nossa semana procuremos inventar a nossa relação com os irmãos reencontrados: evitar? ignorar? aproximar-se? Quem será o nosso próximo? Mas sobretudo, de quem nos tornaremos nós próximos? De quem nos vamos aproximar concretamente para pôr em acção este convite a amar? “Então, vai e faz o mesmo!”, diz-nos Jesus.
Reza esta semana… Louvada seja na terra A Virgem Santa Maria: Quer nas horas de tristeza, Quer nas horas de alegria; Quer sobre as ondas do mar Lá com a morte à porfia; Quer nos escuros caminhos Pelas noites de invernia; Quer no lume da lareira, Quer no sol quando alumia; Quer no amor de toda a hora, Quer no pão de cada dia... Louvada seja na terra A Virgem Santa Maria!
(Hino da Liturgia das Horas)