Os ofertórios deste fim de semana (24 e 25 de Junho) são destinados para a Santa Sé. Terça-feira (dia 27): Ig. Matriz (depois da missa): Ensaio do coro paroquial. Auditório de Santiago (21h30): Assembleia de Freguesia. Quinta-feira (dia 29): Ig. Matriz (20h30): Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo: Eucaristia solene. (Festas em honra de São Pedro da Maganha: de 29 de Junho a 9 de Julho - ver programa afixado). Sexta-feira (dia 30): Auditório do Polo II JFB (21h30): Sessão Ordinária da Assembleia Municipal. 1º Sábado (dia 1): Ig. Matriz (17h30): Reunião Mensal com os zeladores (as) da “Mensagem de Fátima”. Salão (21h00): Reunião mensal dos Acólitos. PEDITÓRIO PARA AS VÍTIMAS DOS INCÈNDIOS: Os bispos portugueses, reunidos em Fátima por ocasião das Jornadas Pastorais e em Assembleia Plenária, pedem a todas as comunidades cristãs e a quem deseje associar-se que, além de outras iniciativas solidárias, dediquem a oração, o sufrágio e o ofertório do primeiro domingo de julho (1 e 2) às vítimas dos incêndios. Neste sentido, no próximo fim de semana, apelamos a toda a comunidade paroquial que se associe com o seu contributo nos ofertórios de todos os Centros de Culto. O resultado desta recolha fraterna será entregue à Cáritas Portuguesa a fim de ser encaminhado com brevidade para aqueles que necessitam. Casa da Cultura: Exposição de Pintura, do pintor José Emídio, sobre o Livro do Génesis! É uma exposição organizada pela nossa Paróquia. Visitem! Aproveitem para visitar e adquirir as peças! Vacinação Antirrábica e identificação eletrónica: encontra-se disponível nos placardes da igreja e capelas as datas e locais para a vacinação dos animais. Passeio Anual Sénior 2017: a Câmara Municipal da Trofa vai promover a realização do Passeio Anual Sénior 2017, no dia 6 de Setembro. O destino será a Quinta da Malafaia. As inscrições decorrem de 19 a 30 de Junho nas Juntas de Freguesia. As Liturgias Diárias estão disponíveis no cartório para levantamento.
Jornais a “Voz de Fátima” estão na sacristia para serem distribuídos pelos (as) zeladores (as). Obrigado! As inscrições para a catequese já se encontram abertas. Este ano poderá fazer a inscrição de dois modos: online (www.paroquiadebougado.pt) ou presencial (no cartório dentro dos horários de funcionamento). CRUZEIRO ÀS ILHAS GREGAS: de 17 a 25 de Agosto a nossa paróquia vai organizar uma viagem de cruzeiro às Ilhas Gregas e a outros locais do Cristianismo primitivo. Últimos 3 lugares!. Quem desejar ir informese no cartório paroquial e faça, quanto antes, a sua reserva! Aproveitem! ESCOLA DIOCESANA DE MINISTÉRIOS LITÚRGICOS: A Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos, integrada no Centro de Cultura Católica, em colaboração com o Secretariado Diocesano de Liturgia, fornece àqueles que a frequentam as competências necessárias para o exercício dos vários ministérios, que a comunidade cristã lhes pede, no âmbito da Liturgia. À séria e aprofundada preparação técnica, a proposta da Escola junta a imprescindível formação litúrgica, de modo que os ministérios se situem e se exerçam no conhecimento da própria acção litúrgica. Neste intuito, a Escola organiza cursos de Leitores, Acólitos e de Música Litúrgica. As aulas são aos sábados de manhã. Quem a quiser saber mais informações e a frequentar no próximo ano lectivo deve dirigir-se ao Cartório Paroquial. CONTAS: Ofertórios das eucaristias (17 e 18 de Junho): 326,92 eur / Ofertório de matrimónio: 58.86 eur.
29 de Junho
Discípulos sem Medo! 1ª leitura (Jer20, 10-13)
«Salvou a vida dos pobres das mãos dos perversos»
O profeta ouve a voz maldosa dos seus adversários que espreitam a ocasião de o verem cair, e assim se vingarem dele. Mas ele apela para o Senhor, para a sua justiça e a sua protecção. Deus lê no coração do homem e compreende as suas intenções mais profundas. É com esta fé que ele continuará firme e fiel ao serviço da palavra de Deus; então como hoje, e sempre. Salmo responsorial (Salmo 68(69)) «Pela vossa grande misericórdia, atendei-me, Senhor» 2ª leitura (Rom 5, 12-15) «O dom gratuito não é como a falta»
Sacramento da Reconciliação: Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00
(O pároco estará sempre disponível para atendimento espiritual e diálogo, dentro do horário de cartório, mas também por marcação telefónica ou encontro pessoal com ele)
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
O Senhor, ao enviar os seus discípulos a anunciar a Boa Nova, previne-os de que irão encontrar oposições e contradições, mas também de que não devem, por isso, perder a confiança. Ele próprio será o seu apoio junto do Pai, pois que a obra de que são ministros junto dos homens é a mesma obra que Ele, o Enviado do Pai, veio realizar e continua a realizar através deles, seus ministros, continuadores da sua obra.
Terça a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30
Sábado:
9h30 - 12h30
O Apóstolo estabelece o confronto entre Adão, o primeiro homem, e Cristo, o novo Adão, entre a situação dos homens que viviam sob a lei de Moisés e os que vivem agora pela graça de Jesus Cristo. Por esta graça, somos a humanidade nova, que pelo dom gratuito do Senhor Jesus, novo Adão, triunfamos da própria morte, porque participamos do seu triunfo pascal. A graça do Senhor é vitória sobre o pecado e a morte. Evangelho (Mt 10, 26-33)
«Não temais os que matam o corpo»
O evangelho deste domingo fala das dificuldades dos discípulos para serem fiéis ao seu chamamento, mas também da garantia e certeza de que o amor de Deus não os abandona. Jesus repete três vezes: - "não, temais!" Pois quem tem medo deixa de ser livre. E Jesus aponta três tipos de medo: medo do fracasso, garantido aos Seus discípulos que, apesar das provações, a Sua mensagem se difundirá e transformará o mundo; medo da morte (maus tratos ou até a própria morte), afirmando que o decisivo não é a morte física mas a perda da vida eterna, medo pela subsistência, convidando à confiança na providência de Deus. Duas imagens ilustram a solicitude de Deus: as aves de que Deus cuida e os cabelos, cujo número só Ele conhece. Se Deus cuida dos pássaros, muito mais o fará dos discípulos de Seu Filho. Por medo, a pessoa tranca-se no seu pequeno mundo e cada vez mais se isola. Por medo, erguem-se muros cada vez mais altos que nada resolvem. O medo é também um grave impedimento ao anúncio do evangelho e à sincera profissão de fé. Por medo de serem criticados ou desprezados, muitos deixam de anunciar as maravilhas do Reino. Por isso: «NAO TEMAIS!».
DESAFIO DESTA SEMANA: Imaginar Deus a conversar comigo sobre as minhas fragilidades e assumir uma atitude concreta, procurando contrariar uma dessas fragilidades.