Boletim vicarial: será distribuído este fim de semana o nosso boletim vicarial do Advento. Este domingo (dia 2): Início do Tempo de Advento. Toma-se o Leccionário C. Em sintonia com a proposta diocesana vamos viver em família e na comunidade paroquial a proposta da Caminhada de Advento-Natal de 2018-2019: “O Presépio: lugar de encontro para todos todos! Monte e Capela de São Gens e Nª Srª da Alegria (15h30 - 18h30): Celebração do 100º aniversário de nascimento do Doutor Pe. Sebastião Cruz / 70º aniversário da 1ª reunião da comissão de São Gens para a construção da capela / 25º aniversário da colocação da Imagem de Nª Srª da Alegria. 17h30: Eucaristia solene. Devem estar presentes em todos os momentos os grupos e confrarias da paróquia com os seus estandartes. Obrigado! Salão de Fornelo (15h30): Encontro e formação vicarial de Acólitos. Terça-feira (dia 4): Sala 1 (21h00): Reunião Mensal dos Vicentinos. Quarta-feira (dia 5): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. // Salão Nobre da Junta de Freguesia (São Martinho) (21h00): Assembleia de Freguesia. 1ª Sexta-feira (dia 7): Ig. Matriz (18h30-19h30): Confissões. // Ig. Matriz (20h00): Eucaristia vespertina da Solenidade da Imaculada Conceição // No final: Adoração ao SSº Sacramento e Devoção da “Primeira Sexta-Feira” (orientada pelos jovens) e oração à Imaculada Conceição. Sábado (dia 8): Cartório Encerrado! Dia Santo de Guarda! Feriado Nacional / Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria. // Ig. Matriz (12h00): Eucaristia solene com bênção das mães grávidas e dos bebés nascidos neste ano de 2017-2018). Juntamente com o Grupo da Pastoral Familiar, convidam-se as famílias da paróquia a participar nesta bela celebração para buscar a bênção de Deus e a proteção materna de Maria, Nossa Senhora, Cheia de Graça! Domingo (dia 9): Domingo II do Advento // Salão dos Bombeiros da Trofa (12h30): Almoço solidário de Natal dos Vicentinos. Ainda se podem inscrever no cartório ou juntos dos vicentinos (15 eur.).
Já se encontram disponíveis para levantamento as “liturgias diárias “ no cartório paroquial // Os jornais “A Voz de Fátima” já estão disponíveis para distribuição // Estão em distribuição os folhetos do Apostolado da Oração // Está à venda na sacristia e no cartório paroquial o livro “Rezar no Advento” com orações diárias para este tempo (Preço: 1, 50 eur.). Caminhada diocesana do Advento ao Baptismo do Senhor (2018/2019): “Presépio, lugar de encontro para todos!”. Iremos viver esta dinâmica na liturgia, em casa, na igreja e na rua! Convidamos as famílias a fazerem o seu presépio em casa. As crianças da catequese irão fazer um presépio para depois ser exposto na Casa da Cultura. Todos os grupos paroquiais farão também o seu presépio para expor no souto da Lagoa. E cada uma das sete aldeias também são convidadas a fazerem um presépio público num lugar central da aldeia. O objectivo é que o presépio seja lugar de encontro para todos! Os presépios dos grupos serão expostos no souto da Lagoa e deverão ter a mesma medida tendo por base o material que temos disponível atrás da residência paroquial. Apelamos à criatividade. Os presépios devem ser feitos até ao III Domingo de Advento. CÔNGRUA PAROQUIAL e Marcação de Missas: até ao final do ano, convidamos todos paroquianos e suas famílias a dar a Côngrua Paroquial ”Direitos paroquiais”: Podem dar a vossa oferta no cartório ou então fazer por transferência bancária para o I-BAN da Fábrica da Igreja: PT50 0007 0605 00113510003 06. Neste caso devem comunicar para o e-mail da paróquia: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com. Em todas as ofertas passaremos respectivo recibo. Muito Obrigado! // Podem Também proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2018/2019. CONTAS: Ofertórios Dominicais (dias 24 e 25 de Novembro): 463,45 eur. (Para o Apostolado dos Leigos) / Ofertórios de Exéquias: 74.19 eur. / Oferta particular para as obras: 500 eur.
Cartório paroquial e atendimento esta semana: Terça-feira e Quinta-feira 09h00-12h30 | 14h00-18h00 Quarta-feira e Sexta-feira 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado: Encerrado!
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
vida cristã nasce toda da consciência desta presença e dessa expectativa, e manifesta-se na esperança com que, todos os dias, caminhamos ao seu encontro. Viver na expectativa da vinda do Senhor é caminhar constantemente ao encontro do Senhor. Evangelho (Lc 21, 25-28. 34-36)
«A vossa libertação está próxima»
1ª leitura (Jer 33, 14, 16)
«Farei germinar para David um rebento de justiça»
Toda a história da salvação é testemunho da fidelidade de Deus à Aliança, que, em sua misericórdia, Ele quis fazer com os homens, para os levar até à participação da sua vida divina. Essa Aliança tem o seu momento culminante em Jesus Cristo; mas a promessa de Deus vem de longe. Os profetas, como aquele donde é tirada hoje esta leitura, anunciam o futuro Messias com os nomes de “Rebento”, “Gérmen”, nomes que apontam para Alguém que irá aparecer como rebento novo saído de um tronco já envelhecido. Esse “Rebento” viria a ser Jesus, descendente do tronco real de David. É também com esta promessa diante dos olhos que damos entrada no Tempo do Advento, na expectativa do Senhor que vem. Salmo responsorial (Salmo 24(25))
«Para Vós, Senhor, elevo a minha alma.» 2ª leitura (1 Tes 3, 12-4,2)
«O Senhor confirme os vossos corações no dia de Cristo»
A Igreja vive na expectativa da vinda do Senhor. “Eu vou preparar-vos um lugar”, disse Jesus ao sair deste mundo. E de novo Ele um dia virá, e vem já na presença constante com que está no meio de nós. A espiritualidade da
A vinda do Senhor, a sua última vinda, ou talvez melhor, o último momento da vinda que Ele inaugurou quando Se fez homem e veio habitar no meio de nós, é, de novo, proclamada nesta leitura. E com que solenidade! E com que exigências! Mas, no fundo, será esse o momento supremo da nossa libertação, porque o Senhor, que vem, vem como Salvador. O Advento é o tempo particularmente consagrado a viver nesta expectativa.
Eis-nos em Advento: O advento que se inicia neste domingo é um tempo de esperança, enquanto aguarda-mos a vinda gloriosa do nosso Salvador. No evangelho Ele adverte-nos: "...tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados... e esse dia não vos surpreenda subitamente como uma armadilha… Estas palavras não são motivo para ficarmos assustados mas apelo a reavivarmos a nossa esperança no novo dia que surgirá e incentivo para que, vigilantes, possamos reconhecer e acolher o Senhor que vem. Não esperemos passivamente a vinda do Filho do Homem. É preciso estar atento a essa salvação que nos é oferecida e aceita-la. É necessário reconhecer Jesus que vem nos sinais da história, no rosto dos irmãos, nos apelos dos que sofrem e anseiam pela libertação. É preciso acolher Jesus livremente, deixar que Ele nos transforme o coração e Se faça vida nos nossos gestos e palavras. A construção do mundo novo que aguardamos está em curso e depende também do nosso testemunho fiel.