Segunda-feira (dia 25): Ig. Matriz (20h30): FESTA DE SÃO TIAGO: Eucaristia solene em honra do padroeiro, seguida de procissão. XLII ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL LITÚRGICA (de 25-29 de Julho, em Fátima). Alguns membros dos grupos da liturgia da nossa paróquia participarão neste encontro. Domingo (dia 31): Ig. Matriz (10h30): Eucaristia solene da Festa do Senhor/ SSº Sacramento. (Eucaristia extraordinária, será antecipada porque será transmitida pela RTP 1. Pede-se aos paroquianos que se façam presentes nesta celebração de festa, em que nos honra a presença da televisão que transmitirá este momento festivo da nossa comunidade, será uma celebração breve, por isso a exposição do SSº Sacramento será na missa das 12h00!). Ig. Matriz (12h00) eucaristia normal reposta!: Eucaristia com Exposição/ Adoração do SSº Sacramento segundo os horários definidos para aldeias: Aldeia da Lagoa (13h00-14h00); Aldeias de Bairros e Maganha (14h00-15h00); Aldeias de Cima (TrofaVelha, Cedões e Lantemil): (15h00-16h00); Aldeia de Cidai (16h00-16h30)) 17h00: Oração de Vésperas (com a presença dos leitores, acólitos, ministros ex. da Comunhão, zeladoras e coro paroquial) seguida de procissão Eucarística com bênção solene. Devem tomar parte, como de costume, todos os paroquianos, os grupos, os movimentos e as confrarias da paróquia, com os seus estandartes. Devemos procurar estar com dignidade na atitude e no vestir, pois é Deus que está no meio de nós. Procuremos honrá-l’O e participar com fé! Já se encontram disponíveis para distribuição, na sacristia, os Jornais de Fátima.
Está à venda no cartório paroquial o livro “Memórias que fazem história” do autor bougadense Firmino Santos.
Peregrinação paroquial a Fátima (13 de Agosto, sábado): Estão abertas as inscri-
ções/reservas no Cartório até 1 de Agosto. INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE DO ANO PASTORAL DE 2016/2017: Durante o mês de Julho estão abertas, no cartório paroquial, as inscrições para o 1º ano de catequese! MISSA SUSPENSA: nos meses de Agosto e Setembro, a missa das 16h30, de sábado, ficará suspensa. Pede-se a vossa compreensão nos ajustes de intenções que vão ser feitas. CARTÓRIO ENCERRADO E PEREGRINAÇÃO DA PARÓQUIA A ITÁLIA/ROMA: de 2 a 9 de Agosto o Cartório Paroquial estará encerrado. Devem tratar de todos os documentos, inscrições e outros assuntos antes destes dias. FESTA E BÊNÇÃO DAS FAMÍLIAS: a exemplo do ano passado, também neste ano de 2016 se irá realizar a Festa das Famílias para toda a Vigararia da Trofa/Vila do Conde. Será no dia 11 de Setembro, no Santuário do Sameiro, em Braga. Começará às 10h00 e após o almoço haverá convívio e espetáculo de animação e às 17h00 será celebrada a eucaristia. A paróquia vai disponibilizar autocarros para quem quiser ir. Mais informações serão dadas.
CONTAS: Ofertórios dos dias 16 e 17 de
Junho: 494,76 eur. / Ofertório das eucaristias semanais (Festa Nª Sª da Livração): 295 eur. / Ofertório de 7º dia: 54,05 eur. / Caixas da Cap. Nª Sª da Alegria: 130 eur./ Ofertório de Exéquias: 27.74 eur.
Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h30 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Horários: Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30
necessidades; exorta-os a dirigirem-se ao Pai com toda a confiança.
PALAVRA PARA O CAMINHO….
1ª leitura (Gen 18, 20-32)
«Se o meu Senhor não levar a mal, falarei» Abraão era um homem profundamente solidário com aqueles que viviam a seu lado. Não se valeu da sua condição de justo para desprezar os que não o eram. Procurou antes obter de Deus o perdão para aqueles que mereciam per castigados. Alguém, por isso, lhe chamou “cristão antes de Cristo”. Mas maior do que a fé de Abraão é a santidade e a misericórdia de Deus, que, não suportando o pecado dos homens, está sempre pronto a ouvi-los e a perdoar-lhes, sempre que estes saibam voltar-se para Ele.
Salmo responsorial (Salmo 137(138)) «Quando Vos invoco,
sempre me atendeis, Senhor.»
2ª leitura (Col2, 12-14)
«Deus fez que, unidos a Cristo, voltásseis à vida e perdoou todas as faltas» No baptismo, os cristãos são associados à morte e à ressurreição de Cristo; por isso, nenhum poder do mal triunfará deles, se guardarem sempre a sua condição de baptizados e, como tais, chamados à santidade. Foi para nos tornar participantes da santidade de Deus, que o Senhor Jesus Cristo Se entregou à morte sobre a cruz e nos libertou da morte eterna.
Evangelho (Lc 11, 1-13)
«Pedi e dar-se-vos-á» Jesus dá vários ensinamentos aos discípulos sobre a oração: ensina-lhes o “Pai-Nosso”, que é o modelo de toda a oração; convida-os a implorar de Deus, com persistência, o auxílio para as suas
Este domingo “da oração” pode ser ocasião para recordar os lugares de oração da paróquia (igreja, capela…), dalgum santuário próximo, dalguns lugares que são destino de férias… Pode-se colocar essas indicações à entrada da igreja, precisando os lugares, horários e todas as informações úteis. De qualquer modo, para além do lugar de culto, é bom recordar que o grande espaço de oração é o coração da própria pessoa, aberto a Deus, e a nossa casa-família. Como se fosse a primeira vez… Como os discípulos, coloquemo-nos sem cessar na escola de Jesus para rezar. Reaprender d’Ele o sentido e a força das palavras que Ele nos deixou. Redizêlas, saboreá-las e deixar que elas nos transformem… Nesta semana, procuremos rezá-las como se fizéssemos uma primeira descoberta recebendo-as da própria boca de Jesus. Rezar o Pai Nosso como se fosse a primeira vez…
Reza esta semana…
Glorioso São Tiago, grato louvor vos rendemos, Porque deixastes as redes, respondendo à voz de Cristo.
Dócil ao seu chamamento, vos fizestes prontamente. Paladino do seu nome e arauto do Evangelho. Assististes ao milagre de Cristo transfigurado E às angústias do seu rosto no Jardim das Oliveiras. Vistes Jesus suportar o cálice da Paixão. Fostes, por Ele, o primeiro a padecer o martírio. Bom discípulo de Cristo, coluna da santa Igreja, Iluminai nossas almas e acendei os corações. Fazei que todos, convosco, seguindo o divino Mestre, Lhe cantemos, hoje e sempre, hinos de amor e de glória.
(Hino da Liturgia das Horas)