Boletim paroquial de santiago bougado 1205

Page 1

Domingo (dia 7): Ig. Matriz (12h00): Eucaristia solene com bênção dos bebés (até aos 2 anos, mesmo os que não estejam baptizados). Convidam-se as famílias a virem com os seus bebés para os consagrarem também a Deus, como Maria fez com Jesus na Festa da Apresentação no Templo de Jerusalém. Segunda e terça-feira: CARTÓRIO ENCERRADO! Terça-feira (dia 9): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do Coro paroquial.

...INÍCIO DA QUARESMA... QUARTA-FEIRA DE CINZAS (dia 10):

No final desta eucaristia (no salão paroquial): Reunião do pároco com os diáconos, equipa de apoio à liturgia, com os coordenadores dos acólitos, dos leitores, dos ministros extraordinários da comunhão e coordenadores e secretariado da catequese paroquial. Quinta-feira (dia 11): DIA MUNDIAL DO DOENTE/ Ig. Matriz (depois da eucaristia): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO. Sexta-feira (dia 12): Seminário Maior do Porto (10h00): Recoleção espiritual do Clero. Ig. Matriz (antes da eucaristia): ORAÇÃO DO TERÇO DA MISERICÓRDIA e Meditações sobre as Obras de Misericórdia (e assim será em todas as sextas da quaresma). Salão paroquial (21h00): Reunião mensal de todos os Leitores com o pároco. Sábado (dia 13): Paróquia de Vairão (21h30): Encontro vicarial de Jovens. Domingo (dia 14): I DOMINGO DA QUARESMA/ Ig. Matriz (12h00): Celebração da bênção dos frágeis e dos doentes. Convidamos os movimentos da comunidade ligados ao Apostolado da Caridade (Vicentinos, Ministros Ex. da Comunhão, etc…), cuidadores e profissionais de saúde a estarem presentes e a trazerem consigo os doentes que possam estar nesta celebração de bênção pela saúde! Ig. Matriz (16h00): CELEBRAÇÃO DA VIA-SACRA. Procuremos participar. FESTAS DA CATEQUESE E BAPTISMOS: todas as festas da catequese e dos baptismos comunitários estão disponíveis no site da paróquia: www.paroquiadebougado.pt.

Igreja Matriz (20h00): Celebração de início da Quaresma com imposição das Cinzas/ Dia de jejum e abstinência. Em Quarta-feira de Cinzas os cristãos católicos recebem a imposição das cinzas, símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a fragilidade da vida humana, sujeita à morte. A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental e nesse dia são realizadas as cerimónias das cinzas em que o sacerdote marca a testa de cada fiel com cinzas, provenientes dos ramos benzidos em Domingo de Ramos. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de colocar cinzas sobre a cabeça como sinal de arrependimento perante Deus. No Catolicismo Romano é um dia de JEJUM e ABSTINÊNCIA e esta é uma normativa que deve ser experimentada no seio da nossa comunidade e das nossas famílias. Correspondendo a esta tradição multimilenar da Igreja, convidamos toda a comunidade, CONTAS: Ofertórios das eucaristias (30 e famílias, crianças, jovens, movimentos e gru31 de Jan.): 332,83 eur. / Ofertórios de 7º dia: pos a participar nesta celebração penitencial! 50,40 eur.

Sexta-feira | Igreja Matriz | 17h00 - 19h00 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários:

Quarta a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30

porque Deus os quer associar a Si na obra de salvação. É, no fundo, a lei que nasce do mistério da Encarnação: Deus no homem e o homem em Deus. E a única atitude possível para o homem a quem Deus chama e envia é responder como Isaías: “Eis-me aqui”, e como Pedro: “Já que o dizes, lançarei as redes”. Felizes os Misericordiosos

1ª leitura (Is 6, 1-2a. 3-8):

«Eis-me aqui: podeis enviar-me» Esta leitura apresenta a vocação de Isaías e a sua missão, para introduzir a missão dos Apóstolos, de que falará o Evangelho. A vocação e a missão vêm de Deus, são dom seu. Em presença de tais dons, ao homem compete simplesmente responder e deixar-se enviar, porque a obra a que é enviado é toda de Deus. Foi por isso que o profeta começou por sentir-se envolvido em sinais da presença e da santidade de Deus. E ao reconhecer que Deus o chamava, respondeu a esse chamamento e deixou-se enviar para a missão a que Deus o destinava.

Salmo responsorial (137(138))

«Na presença dos Anjos, eu Vos louvarei, Senhor»

2ª leitura (1 Cor 15, 1-11):

«É assim que pregamos e foi assim que acreditastes» Os cristãos de Corinto, cidade grega de ambiente pagão, deviam sentir a atitude negativa dos grupos no meio dos quais viviam, em relação à ressurreição dos mortos, que até os próprios Judeus só lentamente foram admitindo. Para os cristãos, a morte e a ressurreição de Cristo constitui a base e o fundamento da sua fé. Ao afirmar o mistério pascal de Cristo, S. Paulo apresenta o núcleo central da profissão de fé da Igreja, o “Credo”.

Evangelho (Lc 5, 1-11):

«Deixaram tudo e seguiram Jesus» A disponibilidade verificada no profeta Isaías, vemo-la agora nos Apóstolos. É o Senhor que os envia, mas eles, por seu lado, deixam-se enviar. A obra de Deus está também nas mãos dos homens,

Em cada Páscoa, de novo nos alcança o amor misericordioso do nosso Deus. Deus Pai oferece-nos salvação, graça, perdão e bênção por Jesus Cristo, seu Filho muito querido, no amor e na alegria do Espírito Santo. A Diocese do Porto propõe-nos que, para melhor receber a misericórdia divina pratiquemos a misericórdia para com o próximo: «Pratica a Misericórdia com alegria» é o lema proposto para a caminhada Quaresma-Páscoa. Assim, em cada semana seremos desafiados à prática de uma obra de misericórdia. No primeiro Domingo da Quaresma faz-se memória do jejum de Jesus no Deserto, durante quarenta dias. Jesus sabe bem o que é ter fome. E continua a dizer-nos, através dos seus irmãos mais pequeninos: «Tenho fome!». Assim, na primeira semana da Quaresma (que começa no 2º domingo de fevereiro) é-nos proposta a prática da 1ª obra de misericórdia corporal: «Dar de comer a quem tem fome». Quem algum dia sentiu fome, compreenderá melhor o sofrimento dos famintos e estará mais inclinado a ser misericordioso para com eles. Certamente por isso, a Igreja, na sua pedagogia maternal, recomenda-nos o jejum em quartafeira de Cinzas e 6ª Feira Santa e a abstinência em todas as sextas-feiras da Quaresma. Jejuar é prescindir de uma quantidade e qualidade de alimentos e bebidas que constitua verdadeira privação. Por exemplo: fazer uma só refeição principal e tomar alimentos ligeiros às horas das outras refeições. A abstinência consiste na escolha de uma alimentação simples e pobre renunciando, por exemplo, à carne e a outros alimentos e bebidas mais requintados e dispendiosos. A penitência é para todos, na proporção das forças e da saúde. Estão obrigados à abstinência os maiores de 14 anos; ao jejum, as pessoas saudáveis dos 18 aos 59 anos. Quaresma é também partilhar esmolas, fazer um contributo penitencial! Boa quaresma para todos!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim paroquial de santiago bougado 1205 by Paróquia de Santiago - Issuu