Boletim paroquial de santiago bougado 1246

Page 1

Este domingo (dia 20): SOLENIDADE DE CRISTO REI/ ENCERRAMENTO DO ANO LITÚRGICO (neste fim de semana o ofertório das eucaristias será para o Apostolado dos Leigos)/ na Catedral do Porto, às 16h00, será a celebração de encerramento diocesano do Ano da Misericórdia. O Sr. Bispo pede-nos que estejamos presentes neste momento! ANUAIS: a Confraria de Nª Sª do Rosário continuará a fazer a recolha dos anuais/cotas neste domingo dia 20 e 27 de Novembro na capela de Bairros para a aldeias de Bairros e Maganha (das 9h00-12h00). Segunda-feira (dia 21): Sala 2 (21h00): Encontro das “Oficinas de Oração e Vida -Aprender a orar para aprender a viver”. Terça-Feira (dia 22): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 23): Cap. de Lantemil (das 17h3018h30): CONFISSÕES. Vilar (21h00): Encontro vicarial de catequistas. Salão de Santiago (21h15): Encontro vicarial de formação para os leitores da Vigararia (Zona-Trofa) Quinta-feira (dia 24): Cap. de Bairros (das 17h3018h30): CONFISSÕES. Alvarelhos (21h00): Encontro vicarial de catequistas. Sexta-feira (dia 25): Ig. Matriz (das 17h30-19h00): CONFISSÕES. Domingo (dia 27): INÍCIO DO TEMPO DO ADVENTO (Ciclo A) - em sintonia com o desejo do nosso bispo para toda a diocese vamos viver em família e na comunidade paroquial a proposta da Caminhada de Advento-Natal de 2016-2017: “Com Maria e José, sonhar a alegria do Natal”.

Ig. Matriz (15h30): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO E VÉSPERAS SOLENES. (Nos domingos do Advento, haverá sempre adoração do SSº à tarde). CONFRARIAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E DE SÃO JOSÉ: até ao fim do ano, os (as) zeladores (as) recolherão os anuais/cotas dos associados. No Domingo (dia 27): Na Capela de Santa Luzia (9h30 12h00): As zeladoras da confraria de S. José (Madalena) e do Sagrado Coração de Jesus (Antónia Costa) vão fazer a recolha dos anuais desta zona. JORNAIS “A VOZ DE FÁTIMA”: estão na sacristia para serem distribuídos pelos zeladores (as). LIMPEZA DA IGREJA: a limpeza da nossa Ig. Matriz este mês fica a cargo da Aldeia da Maganha! Agradecemos a quem fez a limpeza no mês anterior! Banco Alimentar Contra a Fome: No fim de semana 3 e 4 de Dezembro irá decorrer a recolha de alimentos nos hipermercados e supermercados. Ajudemos! Conferencia de S. Vicente de Paulo: Almoço de Natal, dia 18 de Dezembro pelas 12h30. O almoço tem o valor de 15 mimos (euros). Compre já o seu lugar no cartório paroquial ou junto dos vicentinos. Vamos ser solidários com quem mais precisa… CONTAS: Ofertórios dominicais (dia 29 e 30 de Outubro): 474.43 eur. (para os Seminário Diocesanos)/ Ofertórios de exéquias: 60,43 eur. / Ofertório de Casamento: 33,45 eur./ NOTA: uma boa forma de ajudar no sufrágio dos nossos irmãos defuntos neste mês das Almas é através da oração, do jejum e da esmola. Continuemos a ser generosos nas nossas ofertas aos Santos, às Almas e nos ofertórios das eucaristias! “AD MEMORIAM”: para assinalar o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, a nossa paróquia colocou uma placa comemorativa, no exterior da Ig. Matriz.

convidamos, a partir desta altura até ao fim do ano, os paroquianos e suas famílias a dar a sua oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos integrados na comunidade são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. A manutenção de uma paróquia e os seus vários recursos humanos, espirituais e sociais tem sempre elevadas despesas, como por exemplo, as despesas com o pessoal em serviço permanente (ordenado do pároco e do secretário, e outras ofertas), as despesas de secretaria, as despesas do culto divino, as despesas com a formação dos agentes de pastoral, com a evangelização, com a catequese, as várias despesas de manutenção e conservação (eletricidade, limpeza, água, etc), as despesas em ações de caridade, etc...Por isso, caros paroquianos, a nossa ajuda é fundamental. Bem sabemos como é difícil a conjuntura económica e social que estamos a viver e, por isso, agradeço desde já a vossa generosidade e exorto a que cada um, na medida das suas possibilidades e da sua vontade, possa cumprir este sinal de comunhão e partilha. Muito obrigado! Podem também proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2016-2017. O oferecimento da Eucaristia é a melhor flor de caridade e obra de sufrágio que podemos dar aos nossos entes queridos que já partiram! Participem na eucaristia sempre! Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Terça a Sexta:

9h30 - 12h30 15h00 - 19h30

Sábado

9h30 - 12h30

Evangelho (Lc 23, 35-43) «Lembra-Te de mim, Senhor,

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo 1ª leitura (2 Sam 5, 1-3)

«Ungiram David como rei de Israel» O rei David, antepassado de Jesus, é uma figura de Cristo, Pastor e Rei. A leitura refere-se à unção de David como rei de Israel. David fez a união de todas as tribos do povo do Antigo Testamento, e recebeu a promessa de que da sua descendência nasceria o Messias, o enviado de Deus. De facto, Jesus, descendente de David, é o verdadeiro Ungido de Deus, como indica o nome de “Cristo”, e é Ele o verdadeiro unificador e pastor, não só das tribos de Israel, mas de todos os homens, por quem Ele deu o Sangue na Cruz, “para trazer à unidade os filhos de Deus que andavam dispersos”. (Jo 11, 5-2).

Salmo responsorial (Salmo 121(122)) «Vamos com alegria para a casa do Senhor.» 2ª leitura (Col 1, 12-20) «Transferiu-nos para o reino do seu Filho muito amado» Esta leitura é um verdadeiro hino, possivelmente um cântico da Igreja primitiva, incluído por S. Paulo nesta carta, em honra de Jesus Cristo, conforme a fé com que o povo de Deus sempre O soube contemplar: o “Primogénito de toda a criatura” e o “Primogénito de entre os mortos”, “Cabeça da Igreja, que é o seu Corpo”, vértice e plenitude de todo o Universo.

quando vieres com a tua realeza » A fé na realeza de Jesus é a que nós confessamos quando chamamos a Jesus Cristo, nosso “Senhor”. Esta “Senhoria” ou realeza de Jesus, reconheceu-a o bom ladrão no meio dos sofrimentos da Cruz, revelou-se claramente na glória da Ressurreição, e esperamo-la nós quando ela se manifestar a todos os homens na última vinda do Senhor, que este Domingo simbolicamente antecipa para alimento da nossa fé e da nossa esperança.

A CRUZ : TRONO DA MISERICÓRDIA Celebramos hoje a solenidade de Jesus Cristo, Rei e Senhor do Universo. Como é que Ele reina sobre o novo Israel de Deus, que é a Igreja, e sobre todo o Universo? A cruz é o Seu trono de glória. O Seu método é dar a vida, em vez de a tirar aos inimigos. O Seu objetivo, vivificar e dar a felicidade a todos, sem aceção de pessoas. Não importa que o Seu primeiro triunfo visível seja um ladrão arrependido, prestes a morrer. Aquele que, ao longo do Evangelho, Se revelara como a expressão da misericórdia, da bondade e da condescendência divinas, morre serenamente, indiferente à troça dos adversários e ao insulto de um dos malfeitores, senhor da própria vida, confiante no Pai que nunca O abandonara. Que todos os crucificados do universo se voltem para Ele e lhe prestem a homenagem da invocação derradeira: «Jesus, lembra-te de mim, quando vieres com a tua realeza!» A Misericórdia triunfou sobre o juízo e o seu Reino jamais passará. Deus eterno e omnipotente, que no vosso amado Filho, Rei do universo, quiseste instaurar todas as coisas, concedei propício que todas as criaturas, libertas da escravidão, sirvam a vossa majestade e Vos glorifiquem eternamente. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amén!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.