Boletim Paroquial de Santiago Bougado 1349

Page 1

Mês de Novembro (Mês das Almas): convidamos todos os fiéis a rezarem o terço todos os dias em sufrágio das Almas do Purgatório, a participarem na eucaristia e nos ofícios de defuntos, comungando por essa intenção, e a visitar o cemitério. Não esqueçamos os nossos entes queridos. Oremos por eles. Este Domingo (dia 11): Ig. Nova da Trofa (15h30): Celebração do Crisma. Da nossa comunidade paroquial de Bougado irão receber o Crisma cerca 38 de crismandos. Rezemos por eles para que sejam Igreja. Semana dos seminários (11 a 18): seja um tempo e espaço de reflexão, oração e de ajuda em prol dos seminários e ao mesmo tempo um apelo a que os jovens se deixem interpelar por Jesus e possam seguir o mestre numa entrega total da sua vida a Deus. Rezemos por esta intenção. Os jovens rapazes que sentem o chamamento a seguir Jesus, a serem sacerdotes e queiram fazer o seu discernimento vocacional, procurem o pároco para tratar da sua inscrição e os conduzir ao seminário. No próximo domingo (dia 17 e 18), os ofertórios das eucaristias reverterão para os seminários. Ajudemos materialmente estas casas. Oração pelos seminários e as vocações: todas as primeiras quintas-feiras de cada mês rezaremos por esta intenção. Do dia 1 ao dia 31 de cada mês, haja uma pessoa, um casal ou família que assuma um momento de oração num dia fixo do mês pelas vocações consagradas e sacerdotais. Vamos fazer uma cadeia de oração. Precisamos de rezar sempre para que Deus toque o coração dos jovens. Vamos constituir a seu tempo uma equipa paroquial de pastoral vocacional e missionária que dinamize esta causa. Quarta-feira (dia 14): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial // Salão paroquial de Alvarelhos (21h15): Encontro de formação litúrgica para todos os leitores da liturgia (zona da Trofa). Quinta-feira (dia 15): Ig. Matriz (20h30): Vigília de oração pelos Seminários e adoração do SSº. Convocamos todos os paroquianos para este momento de oração, em especial os diáconos, o coro paroquial, os acólitos, os leitores, os jovens e os catequisandos e catequistas do 7, 8, 9 e 10 ano de catequese. Contamos com todos para rezar por esta intenção. Sexta-feira (dia 16): Ig. Matriz (18h00-19h00): Sacramento da Reconciliação // Salão Paroquial (20h30): Reunião dos Ministros Ex. da Comunhão. Sábado (dia 17): Salão de Baixo (17h30): Reunião e convício da ACR // Residência Paroquial (18h30): Reunião do pároco com o Secretariado e Coordenadores da Catequese. Domingo (dia 18): Encerramento da Semana dos

Seminários // 2º Dia Mundial dos Pobres // A confraria do Senhor e Santiago fará, na aldeia de Bairros e Maganha, o seu peditório para a festa. Almoço de Natal da Conferência de S. Vicente de Paulo: será no dia 9 de Dezembro, nos Bombeiros da Trofa, a partir das 12h30. As inscrições devem ser feitas junto aos elementos dos vicentinos ou no cartório. O valor por pessoa é 15 eur. Ajudemos. CÔNGRUA PAROQUIAL: até ao final do ano, convidamos todos paroquianos e suas famílias a dar a Côngrua Paroquial - ”Direitos paroquiais”: uma oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos são convidados a dar para as várias despesas da paróquia, como por exemplo, as despesas com o pessoal em serviço permanente (ordenado do pároco e do secretário, e outras ofertas), as despesas de secretaria, as despesas do culto divino, as despesas com a formação dos agentes de pastoral, com a evangelização, com a catequese, as várias despesas de manutenção e conservação (eletricidade, limpeza, água, etc), as despesas em ações de caridade, etc...Exortamos a que cada um, na medida das suas possibilidades e vontade, possa cumprir este sinal de comunhão e partilha. Podem dar a vossa oferta no cartório ou então fazer por transferência bancária para o I-BAN da Fábrica da Igreja: PT50 0007 0605 00113510003 06. Neste caso devem comunicar para o e-mail da paróquia: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com. Em todas as ofertas passaremos respectivo recibo. Muito Obrigado! MARCAÇÃO DE INTENÇÕES DE MISSA:

ao dar a sua côngrua paroquial os paroquianos podem proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2018/2019. O oferecimento da Eucaristia é a melhor oferta, obra de caridade e de sufrágio que podemos oferecer pelos nossos defuntos. CONTAS: Ofertórios Dominicais (dias 3 e 4 de Novembro): 243,64 eur. / Ofertório da eucaristia das 20h (dia 3, para as Almas): 97,90 eur. / Ofertório de matrimónio: 14,06 eur. / Lampadários e caixas da Capª de S. Gens: 3,05 eur. / Ofertórios dia 2 (Solenidade dos Fiéis Defuntos): 627,20 eur. (para as Conf. Das Almas) / Oferta particular para as obras: 20 eur.

Cartório paroquial e atendimento esta semana: Terça-feira e Quinta-feira 09h00-12h30 | 14h00-18h00 Quarta-feira e Sexta-feira 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado: 09h00-12h30 Para além do tempo de cartório, o pároco está sempre disponível para diálogo, atendimento espiritual ou confissões noutros horários. Basta entrar em contacto.

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Evangelho (Mc 12, 38-44)

«Esta pobre viúva deu mais do que todos os outros »

1ª leitura (1 Reis 17, 10-16)

«Do seu punhado de farinha,

a viúva fez um pãozinho e trouxe-o a Elias »

Frequentes vezes, a palavra de Deus apresenta o contraste entre a opulência e a pobreza, entre a ostentação e a simplicidade, para nos fazer compreender que os humildes e os simples, que a Sagrada Escritura chama “os pobres”, têm o primeiro lugar aos olhos de Deus. Nesta leitura, vemos como foi uma pobre viúva que soube acolher o profeta de Deus, e como por isso foi recompensada com dons abundantes. Ensinamento semelhante ao que ouviremos no Evangelho. Salmo responsorial (Salmo 145(146))

«Ó minha alma, louva o Senhor.» 2ª leitura (Hebr 9, 24-28)

«Cristo ofereceu-Se uma só vez

para tomar sobre Si os pecados de muitos »

O sacrifício de Cristo, oferecido por Ele sobre a Cruz, é o momento culminante de toda a vida de Jesus e até da história de toda a humanidade. Oferecendo-Se em sacrifício ao Pai, Ele abriu o caminho para junto de Deus, primeiro para Ele mesmo, como homem que também era, e, em Si e consigo, para todos os que a Ele se entregam e Lhe obedecem, como Ele obedeceu ao Pai. Em Cristo todos podem encontrar o caminho e a porta para Deus.

Como a viúva de que falava a primeira leitura também esta outra viúva a que se refere agora o Evangelho amou mais a palavra de Deus do que os seus poucos bens, que eram, na verdade os únicos e bem pequenos. Mas, por isso mesmo, a sua acção foi de maior alcance e mais meritória do que as grandes dádivas dos que muito possuíam. Gesto bem pequeno, portador de uma grande lição, porque inspirado por um grande amor. Dar tudo o que temos e somos e a confiar em Deus...

No evangelho aparece Jesus que se senta perto da caixa de esmolas no templo e observa: de um lado, uma pobre viúva, oferece discretamente duas moedinhas; do outro, gente importante dá solenemente grandes quantias. A oferta da viúva era pequena, mas era tudo o que ela tinha. Toda a oferta que brota do coração tem um valor incalculável aos olhos de Deus. Muitas pessoas humildes, silenciosas, oferecem à comunidade um serviço semelhante como a oferta da viúva: oferecem com sacrifício tudo o que podem. E Deus não se deixa vencer em generosidade. E se Jesus olhasse as nossas ofertas, o que teria a dizer? São ofertas generosas, dadas com alegria, como gesto de amor e de fé, ou é uma forma de aliviarmos a nossa consciência? Só nos lembramos de partilhar quando precisamos de um serviço da comunidade, qual "taxa" para "comprar" algum sacramento ou serviço? Deus de nada carece: é o criador de todo o universo. Se quer e exige ofertas da parte dos homens é para beneficio dos ofertantes. Os primeiros cristãos punham os bens em comum. Quanto se deve dar? Deus não fixa uma taxa Somos livres de dar pouco ou muito, nada ou tudo! Como partilhamos o que somos e temos?


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.