Domingo (dia 31): Ig. Matriz (10h30): Eucaristia solene da Festa do Senhor/ SSº Sacramento. Esta eucaristia iria ser transmitida pela RTP, que, entretanto, por razões que já foram publicadas e justificadas pela RTP, já não vai ser. Futuramente agendarão connosco uma outra oportunidade para o fazer. Aguardemos. No entanto, tudo o que já estava programado a nível paroquial se manterá inalterado. Por isso, pede-se aos paroquianos e movimentos que se façam presentes nesta celebração de festa da nossa comunidade, pois a celebração festiva e digna da nossa celebração não está condicionada por uma transmissão televisiva. Ig. Matriz (12h00) eucaristia normal reposta!: Eucaristia com Baptismo/ Exposição/Adoração do SSº Sacramento segundo os horários definidos para aldeias: Aldeia da Lagoa (13h00-14h00); Aldeias de Bairros e Maganha (14h00-15h00); Aldeias de Cima (Trofa-Velha, Cedões e Lantemil): (15h0016h00); Aldeia de Cidai (16h00-16h30)) 17h00:
Peregrinação a Fátima: Ainda há lugares
disponíveis para a nossa peregrinação. As pessoa que ainda não fizeram a inscrição e querem participar, devem-se inscrever até ao dia 12 de Agosto no cartório paroquial. As liturgias diárias já se encontram disponíveis para levantamento no cartório paroquial. MISSA SUSPENSA: nos meses de Agosto e Setembro, a missa das 16h30, de sábado, ficará suspensa. Pede-se a vossa compreensão nos ajustes de intenções que vão ser feitas. FESTA E BÊNÇÃO DAS FAMÍLIAS: a exemplo do ano passado, também neste ano de 2016 se irá realizar a Festa das Famílias para toda a Vigararia da Trofa/Vila do Conde. Será no dia 11 de Setembro, no Santuário do Sameiro, em Braga. Começará às 10h00 e após o almoço haverá convívio e espetáculo de animação e às 17h00 será celebrada a eucaristia. A paróquia vai disponibilizar autocarros para quem quiser ir. Mais informações serão dadas.
Oração de Vésperas (com a presença dos leitores, acólitos, ministros ex. da Comunhão, CARTÓRIO ENCERRADO E PEREGRIzeladoras e coro paroquial) seguida de pro- NAÇÃO DA PARÓQUIA A ITÁLIA/ cissão Eucarística com bênção solene. De- ROMA: esta semana, de 2 a 9 de Agosto, vem tomar parte, como de costume, todos os paroquianos, os grupos, os movimentos e as confrarias da paróquia, com os seus estandartes. Devemos procurar estar com dignidade na atitude e no vestir, pois é Deus que está no meio de nós. Procuremos honrá-l’O e participar com fé! Está à venda no cartório paroquial o livro “Memórias que fazem história” do autor bougadense Firmino Santos. Os ofertórios do domingo (13 e 14 de Agosto) são para aa Pastoral da Mobilidade Humana.
o Cartório Paroquial estará encerrado. Qualquer assunto urgente deve ser tratado com o Sr. Padre Luciano Lagoa, pároco de São Martinho. CONTAS: Ofertórios dos dias 23 e 24 de
Junho: 306,70 eur. / Ofertório da eucaristia do dia de São Tiago: 93,45 eur. Nota: No boletim paroquial da semana passada, nº 1229, onde se lê: “Caixas da Cap. Nª Sª da Alegria: 130 eur.” devia estar escrito: “Caixas da Cap. Nª Sª da Livração: 130 eur.”
Esta semana não haverá confissões! Somente em São Martinho! Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Horários: Terça a Sexta:
Encerrado Sábado: Encerrado
qual todos, ricos e pobres, somos tantas vezes levados, que está o verdadeiro sentido da vida, mas em cada um “se tornar rico aos olhos de Deus.”
PALAVRA PARA O CAMINHO….
1ª leitura (Co 1, 2; 2, 21-23 )
«Que aproveita ao homem todo o seu trabalho?» Um sábio do povo de Deus do Antigo Testamento fez, como toda a gente, a experiência da vida; e tem sobre ela uma reflexão, talvez um pouco parecida com a que Jesus faz no Evangelho. Simplesmente, a reflexão do sábio de Israel não conseguiu chegar a descobrir o verdadeiro sentido da vida humana que Jesus veio enfim revelar. Sem a luz da revelação trazida por Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem, os outros homens, por mais homens que sejam, ficam a meio do caminho, com as suas desilusões!
Salmo responsorial (Salmo 89(90)) «Senhor, tendes sido o nosso refúgio através das gerações.»
2ª leitura (Col 3, 1-5. 9-11)
«Aspirai às coisas do alto, onde está Cristo» O cristão é o homem pascal, aquele que, pela fé e pelo baptismo, sacramento da fé, passou com Cristo da morte à vida, deste mundo para o Pai. E como tal há-de viver, mesmo ainda na terra. Renovados por esta novidade pascal, fruto da Páscoa do Senhor, os baptizados são como uma nova criação, vivendo todos da mesma vida, a vida de Cristo que a todos torna participantes do mesmo Corpo de Cristo.
Evangelho (Lc 12, 13-21)
«O que preparaste, para quem será?» Jesus não olha para o mundo e a vida com a amargura do sábio de Israel (primeira leitura). Mas, através de uma meditação austera, faz-nos compreender que não é no espírito de ganância, pelo
O melhor celeiro? O melhor banco? Onde acumulamos as nossas riquezas? E quais são estas riquezas? À luz da parábola de Jesus, eis-nos convidados a fazer o ponto da situação sobre as nossas prioridades na vida – e a rectificar, talvez, o nosso uso dos bens da terra. A vida de uma pessoa e o seu valor real não se medem pelas suas riquezas. Estamos verdadeiramente conscientes e persuadidos disso?
Reza esta semana…
Sobe Cristo ao Tabor, Com Pedro, com Tiago e com João E entra na alegria e no esplendor Da Transfiguração. Seu rosto se ilumina E fala com Moisés e com Elias. Renovam-se na sua luz divina A lei e as profecias. Tudo é glória no céu. Nunca se viu mais refulgente brilho. “Eis o meu Bem-Amado – disse Deus – Escutai o meu Filho”. Suspenso da visão, Que torna Deus presente à vida humana, Exulte o amor de cada coração: Aleluia! Hossana!
Toda a glória e louvor, Toda a honra em espírito e verdade Ao Pai e ao Filho e ao Espírito
(Hino da Liturgia das Horas)