Este Domingo (dia 10): Almoço de Natal dos Vicentinos: pelas 12h30 no salão dos B.V. da Trofa. Ig. Matriz (16h00): Adoração e Vésperas solenes. A Confraria de Nossa Senhora do Rosário recolhe os anuais dos associados em Bairros e Maganha: este dia 10 de dezembro na cap. Nª Sª do Desterro; Em 17 e 24 de dezembro no Lugar de Cidai. A comissão de Festas da Senhora da Livração vai fazer o peditório, neste domingo dia 10, dia 17 e 24 de Dez. no final das missas em Lantemil para a Festa do Menino. Procuremos colaborar! Terça-feira (dia 12): Ig. Matriz (no final da eucaristia): Adoração e oração “Rogai” pelas vocações / (21h00): Ensaio do grupo coral. Quarta-feira (dia 13): Capª. de Stª Luzia (19h30): Eucaristia cantada em Honra de Stª Luzia. Edifício Trofa XXI (21h00): Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal. Quinta-feira (dia 14): Salão paroquial (21h00): Reunião da equipa da Pastoral Familiar. Nobre da Junta de Freguesia (São Martinho) (21h00): Assembleia de Freguesia. Sexta-feira (dia 15): Salão (14h30-16h30): Entrega dos cabazes de Natal da Junta de Freguesia. Sábado (dia 16): Ig. Matriz (16h30): Eucaristia da Catequese com admissão de novos acólitos e renovação de compromisso dos acólitos atuais. No final haverá reunião com todos os acólitos da paróquia. Salão (18h00): Reunião mensal da Acção Católica Rural. Salão dos BV da Trofa (9h00-12h30): Colheita de Sangue a favor do IPST Porto. Liturgia Diária: já se encontra disponível para levantamento no cartório paroquial para os assinantes . Livro de Orações para o Advento “Rezar no Advento (esperança e alegria)”: Está disponível no cartório ou
sacristia da Ig. Matriz pelo valor de 1,50 eur. Aproveitem para adquirir e rezar neste Tempo de Advento. VISITA DOS DOENTES: antes do Natal o pároco deseja visitar os doentes que queiram a sua visita. As suas famílias devem marcar no cartório ou através dos Ministros Ex. da Comunhão. Novos elementos para o Coro paroquial: Convidamos mais pessoas a pertencer ao Coro Paroquial! Requisitos: ter tempo; estar ao serviço da Comunidade Paroquial; saber trabalhar em grupo; ser capaz de cantar uma dada melodia (ser afinado - ter bom ouvido e boa voz); idade até 40 anos (casos excepcionais serão objecto de consideração pelo director do coro, Pe. Bruno). NOTA: Se alguém possui formação em algum instrumento musical e quer colaborar com a Paróquia e o coro paroquial, deve contactar o pároco.
todo o homem seja Seu colaborador na Sua obra da criação, contribuindo, com todas as suas forças para a construção dum mundo melhor. No entanto, o cristão se não quiser atraiçoar a sua missão, tem de manter sempre a espiritualidade do deserto, ensinada pelo Precursor. «Se os cristãos perdessem o sentido da conversão a Deus, o cristianismo que testemunham, não apresentaria senão o aspecto dum humanismo entre outros e ver-seia privado de toda a densidade propriamente religiosa». (Thiery Maertens).
Novos elementos para o Grupo dos Acólitos: convidamos os (as) adolescentes e jovens que já fizeram a Primeira Comunhão a pertencer ao grupo dos acólitos da nossa paróquia. Quem quiser fazer parte, deve informar-se sobre as condições necessárias junto do pároco ou do diácono José Maria.
Caminhada de Advento: Continuamos a prepa-
ração para o Natal. Inserida na proposta da Diocese, e animados com o lema “MOVIDOS PELO AMOR DE DEUS”, este ano propomos um gesto de partilha de toda a comunidade para os mais desfavorecidos da seguinte forma: contruir o presépio em casa e criar um pé-demeia (dinheiro ou géneros alimentares) para depois distribuir pelos mais necessitados da paróquia. A catequese participa na construção do presépio da Ig. Matriz e as familias também podem participar, trazendo durante o Advento géneros alimentares e depositá-los nos recipientes do fundo da Ig. Matriz…Demos verdadeiro sentido de caridade a esta caminha de Advento-Natal. CONTAS: Ofertórios do fim de semana 2 e 3 de Dezembro: 393,46 eur. / Ofertório do dia 2 (Missas das 20h00, para as Almas): 52.10 eur. / Ofertório de 7º dia: 21.07 eur / Alminhas de Cidai: 5 eur.
Convidamos os paroquianos a dar a sua tradicional oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos integrados na comunidade são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia (ordenados do pároco, secretário, luz, água, manutenção, etc…) Por isso agradecemos a vossa generosidade e partilha. Exorto a que cada um, na medida das suas possibilidades e vontade, possa cumprir este sinal de comunhão e partilha. Muito obrigado! Os paroquianos podem proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2017/2018. O oferecimento da Eucaristia é a melhor oferta, obra de caridade e sufrágio que podemos dar aos nossos entes queridos que já partiram!
Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Horários: Terça a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30
1ª leitura (Is 40, 1-5. 9-11) «Preparai o caminho do Senhor» O Senhor anuncia ao Seu Povo, através do profeta, a sua libertação do exílio da Babilónia e o seu regresso Preparai o caminho do Senhor… ao país dos seus antepassados. Por iniciativa amorosa (Evangelho) de Deus, a salvação aproxima-se e torna-se, por isso, necessário que a alegre notícia seja proclamada e todos colaborem, seguindo as instruções divinas e abrindo o caminho, através do qual o povo poderá encontrar a salvação e a paz. Iguais disposições devem animar todos aqueles que, no Advento, aguardam Acolher em nossa casa e na nossa comunia vinda de Deus, em Cristo, para nos libertar do pecado e nos reunir na Igreja, a verdadeira Jerusalém, onde dade a fragilidade de pessoas e famílias marcadas Ele habita. pela separação, pela doença, pela deficiência, pela
solidão, pelo luto. Fazê-lo através de uma visita, de um encontro, de um diálogo, de uma refeição em «Mostrai-nos o vosso amor comum, de uma reunião, de um convívio, de um e dai-nos a vossa salvação.» ágape fraterno. Nas celebrações da comunidade podemos valorizar as formas de acolhimento, à 2ª leitura (2 Pedro 3, 8-14) entrada, no rito da paz, etc. Colocar no pé-de-meia «Esperamos os novos céus e a nova terra» (lá em casa e/ou na Igreja) o fruto da partilha desta Deus executa pela Incarnação, os Seus desígnios de semana. Salmo responsorial (Salmo 84 (85))
salvação. No entanto, Deus não pode salvar o homem sem a sua colaboração. Para lhe conceder a filiação divina, espera que o homem lhe dê uma resposta, pela fé e se volte para Ele, pela conversão. O tempo entre a primeira e a segunda vinda é o tempo da paciência de Deus, em que concede ao homem a possibilidade de compartilhar a vida de Deus. Vivendo neste mundo destinado à transfiguração da Parusia, o cristão procura viver em comunhão com Deus, pela oração, pela Eucaristia e na santidade de vida, preparando-se, na serena confiança para o Dia do Senhor. .
Evangelho (Mc 1, 1-8) «Endireitai os caminhos do Senhor» O cristão não pode fugir para o deserto, alheando-se dos graves problemas do nosso tempo, como a fome, a falta de cultura ou a injustiça, pois Deus deseja que
Movidos pela Estrela que brilha no amor, damos mais um passo para a Vós chegar, Senhor. Aproximai-nos dos que precisam. Abri caminhos largos no nosso coração. Queremos acolher-Vos em cada irmão. Que João Batista nos passe a luz para pormos pés ao caminho e ninguém mais viva ou morra sozinho.