Boletim paroquial de santiago bougado 1237

Page 1

Segunda-feira (dia 19): PEREGRINAÇÃO DAS INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE PARA O “GENTES DO MAR” (São Gens de Cidai), com ANO PASTORAL 2015/2016: continuam ainda abertas as inscrições para a catequese do próximo eucaristias às 9h00 e 10h30. Sala 2 (21h00): Encontro das “Oficinas de Oração e Vida -Aprender a orar para aprender a viver”. É uma escola de Oração , escola de Vida, escola Apostólica. Estes encontros ajudam as pessoas a rezarem melhor partindo da leitura orante da Palavra de Deus (Lectio Divina). Aceitemos o convite que o Senhor nos faz para aprender a relacionar-nos com Ele como amigo aprendendo com sabedoria a enfrentar os desafios da vida! O convite é estendido a todos os jovens, adultos ou anciãos, sobretudo quem anda mais longe.

ano pastoral, no Cartório. Era importante que as famílias inscrevessem quanto antes os seus filhos que vão iniciar o seu percurso na catequese paroquial! Todos são responsáveis, principalmente pais, pelo o grave dever da educação cristã dos filhos!

1 de Outubro (Sábado): INÍCIO DO ANO PASTORAL 2016-2017 NA NOSSA COMUNIDADE: nas eucaristias das 16h30 e 20h00 daremos início a toda a catequese com a presença das famílias, dos grupos e movimentos, confrarias, novo juiz da cruz e mordomos. O pároco está a reunir-se com todos os grupos e movimentos para a programação da Agenda Pastoral da Paróquia. Colaboremos todos! Cada Terça-feira (dia 20): Salão paroquial (21h00): grupo, com o seu coordenador, procure elaboEnsaio do Coro Paroquial. rar o seu programa para o ano pastoral. Quarta-feira (dia 21): Cartório encerrado! ORATÓRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA: novo ano pastoral queremos incentivar a oração Salão paroquial (21h15): neste famílias perante o oratório da Sagrada Família nas Reunião geral com todos os M.Ex. Comunhão. das casas das famílias inscritas. Pedimos às famílias que a Sagrada Família o favor de cumprir os Quinta-feira (dia 22): Salão paroquial (19h15): jádiasrecebem para cada casa. Procurem rezar a Reunião geral com todas as zeladoras dos oraçãoestipulados que acompanha o oratório, acendam um vela e altares das capelas e da Igreja Matriz. dêem uma esmola. Essas esmolas serão, a partir de para se rezar uma missa mensal pelas famílias Sexta-feira (dia 23): Salão paroquial (21h15): agora, da paróquia, em especial daquelas que recebem em Reunião geral com todos os Leitores. suas casas o oratório e vivem esta devoção. Cabe aos zeladores de cada zona zelar pela boa organização e Sábado (dia 24): Centro paroquial de Guilha- recolha das esmolas para essas missas, e que entrebreu (9h30): Encontro vicarial de Catequis- garão no cartório. Precisamos muito de rezar por todas famílias. Mas quem quiser, a partir de agora, cometas: teremos um encontro para todos os cate- as a receber o oratório em sua casa, deve falar com o quistas da vigararia com o Sr. D. Pio Alves. çar do local. Os zeladores devem passar pelo Termina com a eucaristia, às 12h00, e almoço. zelador(a) cartório para buscarem uns livrinhos para entregarem Salão paroquial Santiago às famílias. Pedimos a vossa colaboração. Obrigado! (21h15): Reunião geral com todos os acólitos. Ofertório dominical (dia 10 e 11 de Domingo (dia 25): BÊNÇÃO DOS CASAIS NOVOS: CONTAS: A Diocese do Porto vai organizar, no dia 25 de Setem- Setembro): 394,50 eur. / Ofertório de exébro de 2016, na Casa Diocesana de Vilar, no Porto, um quias: 54,17 eur./ Oferta particular para a caencontro com celebração de Bênção para todos os pela de S. Gens: 80 eur. / Foi mandado celecasais da Diocese que tenham até 5 anos de casa- brar um Trintário Gregoriano por Maria Celeste mento. O encontro começará às 14h30 3 terminará às Azevedo de Sousa Cruz: 350 eur. 18h30.

Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h30 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Terça, Quinta e Sexta:

9h30 - 12h30 15h00 - 19h30

Sábado 9h30 - 12h30

hesite em tomar atitudes cheias de astúcia e mentira, como o administrador de que fala a parábola. O Senhor convida-nos a pormos, pelo menos, tanto cuidado em usá-lo bem, como ele o fez, embora de maneira má, para grangear amigos que depois o acolhessem.

1ª leitura (Am 8, 4-7)

«Contra aqueles que “possuem dinheiro alheio”» No Evangelho, o Senhor vai ensinar-nos como deve o cristão usar o dinheiro. Esta primeira leitura prepara-nos já, pela palavra do profeta, para escutarmos o Senhor a prevenir-nos de como o amor ao dinheiro pode vir a dominar o coração do homem e a fazê-lo cometer as maiores injustiças, de que os mais pobres acabam sempre por ser as maiores vítimas.

Salmo responsorial (Salmo 112(113)) «Louvai o Senhor, que levanta os fracos. »

2ª leitura (1 Tim 2, 1-8)

«Façam-se preces por todos os homens a Deus, que quer salvar todos os homens » Na continuação da leitura da epístola de S. Paulo encetada no domingo anterior, lemos hoje uma passagem que está na origem da “oração universal” ou “oração dos fiéis” que fazemos na Missa a concluir a liturgia da palavra. Recomendase a oração por todos os homens e, em especial, por aqueles que estão constituídos em autoridade. A sua missão é em favor da comunidade; é, portanto, normal que toda a comunidade reze por eles. A leitura inclui uma bela palavra de louvor a Cristo.

Evangelho (Lc 16, 1-13)

«Não podeis servir a Deus e ao dinheiro » Jesus ensina que o dinheiro deve ser administrado com sabedoria, a sabedoria de Deus, e não com avareza ou ganância. O dinheiro serve muitas vezes para fins vis; para o conseguir há quem não

Deus ou o dinheiro? Amós e Lucas convidamnos a um sério exame de consciência sobre a nossa maneira de praticar a justiça social e de utilizar o dinheiro. Quantos pobres, hoje no mundo, são explorados com meia dúzia de euros por alguns que enriquecem sobre a sua miséria? Não acusemos ninguém! Nesta semana, retomemos estes textos para fazer o ponto da situação em toda a verdade. A que mestre estamos amarrados: a Deus ou ao dinheiro?

Reza esta semana…. Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz. Onde há ódio, que eu leve o Amor; Onde há ofensa, que eu leve o Perdão; Onde há discórdia, que eu leve a União; Onde há dúvida, que eu leve a Fé. Onde há erro, que eu leve a Verdade; Onde há desespero, que eu leve a Esperança; Onde há tristeza, que eu leve a Alegria; Onde há trevas, que eu leve a Luz. Oh Mestre, fazei que eu procure menos Ser consolado do que consolar; Ser compreendido do que compreender; Ser amado do que amar. Porque é dando que se recebe; É perdoando que se é perdoado; É morrendo que se ressuscita Para a Vida Eterna. (Oração de São Francisco de Assis)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.