Boletim paroquial de santiago bougado 1203

Page 1

Este Domingo (dia 24): ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS (dia de cumprir, como cristãos, os nossos deveres cívicos). Salão paroquial (19h30): Reunião bimensal e convívio de todos os catequistas. CAMINHADA AO S. GONÇALO: A Comissão da Srª da Livração vai realizar, neste domingo, dia 24 de Janeiro, uma caminhada ao S. Gonçalo de Covelas. A partida será pelas 8.00 na Capela da Sra. da Livração. Participem! Inscrição: 2€ a favor das festividades. SEMANA DA VIDA CONSAGRADA (de 25 de Janeiro a 2 de Fevereiro): celebraremos a «Candelária” e o Dia dos Consagrados, com a bênção das velas. É uma semana especial de oração nas nossas eucaristias, terços e meditações pela Vida Consagrada. Rezemos!

CPM/ PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO: Os encontros de preparação para o Matrimónio iniciar-se-ão no dia 29 de Janeiro de 2016. Serão realizados na Cripta da Igreja nova da Trofa sempre às sextas-feiras às 21.30h. FESTAS DA CATEQUESE E BAPTISMOS: todas as festas da catequese e dos baptismos comunitários estão disponíveis no site da paróquia: www.paroquiadebougado.pt. RENOVAR/PAGAR, NO CARTÓRIO OU NOS ZELADORES AS ASSINATURAS DO JORNAL DIOCESANO “A VOZ PORTUCALENSE” E DO JORNAL “A VOZ DE FÁTIMA” (ainda não estão regularizadas todas as assinaturas). Jornais de “A Voz de Fátima”: Estão na sacristia para serem distribuídos pelos zeladores (as). Muito Obrigado. Terça-feira (dia 26): Ig. Matriz (21h00): Ensaio NOTA: Os zeladores (as) das Confrarias de do Coro paroquial. São José e do Coração de Jesus devem enQuinta-feira (dia 28): Ig. Matriz (depois da Eu- tregar o valor dos “anuais” de 2015, bem como caristia): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO os nomes dos associados (as) que faleceram durante o ano de 2015 para serem celebradas e Oração pela Vida Consagrada! as respectivas missas por cada falecido (a)!

TEATRO DO GRUPO DE JOVENS: o nosso grupo de jovens da paróquia vai apresentar a toda a comunidade paroquial uma peça de teatro intitulada A caminhada” no sábado, dia 30 (21h00) e no domingo, dia 31 de Janeiro (16h00), no nosso salão paroquial. Procuremos estar presentes nesta iniciativa.

CONTAS: Ofertórios das eucaristias (16 e

17 de Jan.): 319,02 eur. / Ofertórios de Exéquias: 39,50 eur. / Ofertórios de 7º dia: 37,87 eur. / Ofertório dia S. Sebastião: 53 eur. (para a Confraria das Almas) / Alminhas de Santa Barbara (Bairros): 22 eur. (para a Confraria das Almas).

Ao ouvirmos o clamor daqueles que sofrem a violência e se veem oprimidos por sistemas e mecanismos injustos, bem como a interpelação de um mundo que, com a sua perversidade, contradiz os desígnios do nosso Deus e Criador, chegamos à unanimidade de consciência sobre a vocação da Igreja para estar presente no coração do mundo, a pregar a Boa Nova aos pobres, a libertação aos oprimidos e a alegria aos aflitos, conforme o Evangelho de hoje. A ação pela justiça e a participação na transformação do mundo, com critérios de Cristo, são o cumprimento das Escrituras hoje. Faça cada um o que tem de fazer hoje, para que a Palavra de Deus, se cumpra.

Quarta, quinta e sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lgº Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários:

Terça a Sexta: 09h30 às 12h30 15h00 às 19h30 Sábado: 09h30 às 12h30

O ano da Graça do Senhor A pessoa de Cristo é o cumprimento das palavras que Ele mesmo pronuncia na sinagoga de Nazaré. Jesus e o Evangelho se fundem numa mesma realidade: «A Palavra fez-Se carne e habitou entre nós» (cf. Jo 1).

1ª leitura (Ne 8, 2-4a. 5-6. 8-10):

«Liam o Livro da Lei e explicavam o seu sentido»

Cada vez que se proclama o Evangelho na Eucaristia se cumpre o «hoje» de Deus: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura…» É o «hoje da libertação, o «hoje» da festa, já que hoje Deus entra nos nossos corações, na nossa vida quotidiana, apesar de todos os sofrimentos e dos males que nos rodeiam e a não esperar nada de novo e a pensar que Deus está ausente.

A proclamação da palavra de Deus, que Jesus faz na sinagoga de Nazaré, como se irá ouvir na leitura do Evangelho de hoje, aparece já no Antigo Testamento, cinco séculos antes de Cristo, como se vê por esta leitura. Podemos observar o cuidado na proclamação, a atenção na assembleia e como já então o povo aclamava a palavra escutada, tal como a celebração litúrgica actual continua a prever. É com esta leitura e o salmo que se lhe segue O ano da graça do Senhor, que Jesus proque se inaugura a “mesa da palavra”, o ambão, no clama com as palavras do profeta Isaías, é dia da Dedicação de uma nova igreja. a festa que já começou, e que já era anun-

Salmo responsorial (18B(19))

«As vossas palavras, Senhor, são espírito e vida.»

2ª leitura (1 Cor 12, 12-30):

«Vós sois corpo de Cristo e seus membros, cada um na sua parte» Com esta comparação do corpo, S. Paulo quer fazer-nos compreender que, na Igreja, há muitos campos de acção, diferentes uns dos outros, mas que isso não deve ser causa de divisão, mas, ao contrário, de unidade, porque todos esses serviços são fruto do mesmo e único Espírito.

Evangelho (Lc 1, 1-4: 4, 14-21):

«Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura»

Esta leitura começa com a introdução em que o evangelista expõe o método que seguiu para se informar sobre o Evangelho que vai escrever, e faz a dedicatória do mesmo a um tal Teófilo, nome que significa “Amigo de Deus”. Depois, começa a sua narração, referindo o princípio do ministério público de Jesus. A cena passa-se na sinagoga de Nazaré, numa celebração de Sábado. É digno de nota este facto: Jesus inicia o seu ministério numa celebração, e nela Se apresenta como sendo Aquele a quem a leitura se refere. De facto, o Senhor é Aquele a quem toda a Sagrada Escritura se refere e Aquele que, em cada celebração litúrgica, é significado e tornado presente pela própria celebração, pois que “é Ele quem fala quando na Igreja se lêem as Sagradas escrituras” (Concílio Vat.II SC 7).

ciada ao povo de Israel pelo sacerdote Esdras (cf. 1ª leitura), é a festa que deve chegar a todos os confins da terra. Todos os povos do mundo esperam ansiosos poder escutar as palavras do Senhor, que «são espírito e vida» (cf. salmo) «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura…». Jesus é o verdadeiro Evangelho, a boa notícia para os pobres, os desanimados, os desvalidos, os cativos, os cegos e os oprimidos, autêntico consolo para todos.

Com a vinda de Jesus se inaugura um «Ano de Graça», um «Jubileu da Misericórdia», um ano santo no qual somos todos libertados do pecado e da escravidão, formando um só corpo e baptizados num só Espírito (cf. 2ª leitura). Como diz o Papa Francisco, na Bula do Ano Santo Jubilar da Misericórdia, Deus é um «Pai que jamais se dá por vencido até que não tenha destruído o pecado e superado a separação com a compaixão e a misericórdia» (cf. Bula Misericordiae Vultus, 9).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.