Boletim paroquial de santiago bougado 1240

Page 1

Esta segunda-feira (dia 10): Ig. Matriz (depois da Eucaristia): Adoração ao SSº Sacramento com oração pelas vocações integrada na cadeia de oração “Rogai”. Sala 2 (21h00): Encontro das “Oficinas de Oração e Vida -Aprender a orar para aprender a viver”. Terça-feira (dia 11): Salão paroquial (21h00): Ensaio do Coro Paroquial. Sexta-feira (dia 14): Salão (21h30): Reunião do Grupo dos Leitores. Sábado (dia 15): Salão (18h30): Reunião do secretariado da Catequese e coordenadores dos anos. No fim de semana (dias 22 e 23) os ofertórios serão para as Missões! MÊS DE OUTUBRO: O mês de Outubro é chamado o “mês das Missões”. Seria bom que nas nossas orações pessoais, familiares ou comunitárias tivéssemos em conta esta intenção! O dia mundial das missões é no domingo dia 23 de Outubro! Durante o mês de Outubro vamos reunir com todos os membros do CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL para apresentar o Lema Pastoral da Diocese para este ano e delinear, mais especificamente, o nosso programa paroquial de pastoral, os nossos desafios e os objetivos para este ano e a situação do avanço das obras! Aguardemos! A vossa colaboração é essencial! LEMA PASTORAL PARA ESTE ANO PASTORAL DE 2016/2017: “Com Maria renovai-vos nas fontes da alegria”. É este o lema que nos guiará neste novo ano pastoral. Somos chamados a procurar as fontes da alegria, para podermos aumentar, alimentar e fazer crescer a nossa fé. Teremos oportunidade de aprofundar melhor este lema nos encontros com os grupos. Toda pastoral da paróquia está em marcha, procuremos todos renovar a fonte da nossa alegria com a bênção de Maria. SITE DA PARÓQUIA: para marcar o início do ano pas tor al o nosso Site da paróqui a www.paroquiadebougado.pt foi renovado e está a ser actualizado. Procurem consultar e a acompanhar toda a vida paroquial. Todas as sugestões de melhoria e

opiniões que acharem que podem dar, enviem para o nosso e-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com. Obrigado e aproveitem para visitar! RESTAURO DE TELAS/ESTANDARTES E QUADROS DE ANTIGOS PÁROCOS: para marcar também o início deste ano pastoral, a paróquia e a Confraria das Almas mandaram restaurar 4 telas do séc. XVIII e XIX com pinturas de São Tiago, São Sebastião, São Miguel e Senhora do Rosário, como forma de preservar o nosso património e as nossas memórias. Foram colocados nas duas sacristias quadros com os retratos de antigos párocos, bem como uma lista dos párocos de Bougado Grande desde o séc. XVI até hoje. Foram também adquiridas novas opas para as confrarias e feitos novos suportes para as bandeiras paroquiais. O pároco agradece a quem com ele tem colaborado no melhoramento do nosso património. Rastreios de Saúde Visual: 12 de Outubro das 18h00 às 19h30 no Junta de Freguesia no polo de S. Martinho e no dia 14 de Outubro das 18h00 às 19h30 no Junta de Freguesia no polo de Santiago. Formação Diocesana para Ministros Extraordinários da Comunhão: No dia 18 de Outubro, às 21.00h no colégio das Teresianas em Santo Tirso, haverá mais uma sessão de formação para Ministros Extraordinários da Comunhão. AGRADECIMENTO DO PÁROCO: no início deste novo ano pastoral quero agradecer a todos as pessoa dos grupos, movimentos, confrarias, mordomos e membros das comissões de festas da paróquia que se comprometeram e disponibilizaram a servir com a generosidade do seu tempo, da sua presença e dos seus sacrifícios a nossa paróquia, as nossas actividades e festas do ano pastoral passado de 2015/2016. Agradeço também a grande generosidade que sempre demonstram os meus paroquianos bougadenses quando é preciso fazer face às despesas e ao apoio de toda a actividade pastoral da nossa paróquia. Como sempre, conto convosco, com a vossa presença, ajuda e, sobretudo, com a vossa oração! Bom ano pastoral para todos (as). Felicito-vos por tudo o que sois e fazeis por Deus e pela nossa comunidade! Com Maria, renovemos a nossa alegria. Muito Obrigado! CONTAS: Ofertório dominical (dia 1 e 2 de Outubro): 378,31 eur. (para o Fundo Diocesano do Clero) / Ofertório da eucaristia de Sábado (20h00): 132,48 eur. (para a Confraria das Almas) / Ofertório de Exéquias: 77,20 eur.

Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h30 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

resposta a esse dom, com o louvor agradecido. É precisamente esta atitude espiritual que se exprime com a palavra “eucaristia”, o nome da acção de graças por excelência.

Só a fé em jesus Cristo salva! 1ª leitura (2 Reis 5, 14-17)

«Naamã foi ter novamente com o homem de Deus» A primeira e a terceira leitura deste domingo põem, lado a lado, dois estrangeiros que mostram ter uma alma mais próxima de Deus do que muitos dos do seu povo. Não foi o pertencerem oficialmente ao povo eleito que os salvou, mas o saberem abrir-se à palavra de Deus e terem fé n’Ele. Para Deus não há estrangeiros, e os que são do seu povo só aproveitarão de tal situação se viverem da fé.

Salmo responsorial (Salmo 97(98))

«Diante dos povos manifestou Deus a salvação.»

2ª leitura (2 Tim 2, 8-13)

«Se sofremos com Cristo, também com Ele reinaremos» A leitura do Apóstolo começa por um acto de fé na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, para passar depois a uma profissão de fé no sentido da vida do cristão em comunhão com Cristo, que morreu e ressuscitou. Esta leitura é assim um verdadeiro hino, onde se proclama o sentido último da vida cristã, vida que encontra todo o sentido na união ao Senhor Jesus, no seu mistério pascal.

Evangelho (Lc 17, 11-19)

Terça a Sexta:

9h30 - 12h30 15h00 - 19h30

Sábado

9h30 - 12h30

No mundo em que vivemos, a vida humana transformou-se num grande comércio, onde tudo se compra e tudo se paga. Perante esta realidade, muitos perderam o valor da gratuidade e da gratidão. No Evangelho deste domingo, Jesus, a caminho de Jerusalém, cura dez leprosos. Os leprosos deviam morar fora do povoado, longe do convívio humano, para não contaminarem os outros com a sua impureza física e religiosa. Por isso, gritam de longe: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós». Compadecido, Jesus manda-os apresentarem-se aos sacerdotes – a autoridade idónea para certificar a cura e autorizar a reintegração na comunidade. No caminho todos ficam curados, mas só um volta para agradecer: era um samaritano, considerado estrangeiro e desprezado pelos judeus. “A lepra” representa o mal que atinge toda a humanidade, gerando exclusão, opressão e injustiça. A todos os que se sentem “leprosos”, Jesus faz encontrar a vida plena, a reintegração total na família de Deus e na comunidade dos homens. A fé nasce da esperança em Jesus que salva, concretiza-se no caminho feito na obediência à Sua palavra e manifesta-se plenamente na gratidão, que brota do coração de quem se sente amado por Deus.

PROPOSTA DE ORAÇÃO:

«Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro » reza esta semana o terço para que a Jornada A atitude fundamental da oração é a acção de Missionária Mundial renove em todas as comugraças, porque ela supõe no cristão, antes de nidades cristãs a alegria e a responsabilidade mais, o reconhecimento do que Deus lhe dá e a de anunciar o Evangelho.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.