Neste fim de semana (dia 1 e 2 de Outubro): Início da Semana Nacional da Educação Cristã/ (os ofertórios deste fim-de-semana são para o Fundo de Ajuda aos Sacerdotes) INÍCIO DO ANO PASTORAL NA NOSSA PARÓQUIA (nas eucaristias das 16h30 e 20h00): Início de toda a catequese com a presença das famílias, dos grupos e movimentos, confrarias, novo juiz da cruz e mordomos…LEMA PASTORAL PARA ESTE ANO PASTORAL DE 2016/2017: “Com Maria renovai-vos nas fontes da alegria”. É este o lema que nos guia neste novo ano pastoral. Somos chamados a procurar as fontes da alegria, para podermos aumentar, alimentar e fazer crescer a nossa fé. Teremos oportunidade de aprofundar melhor este lema no encontro com os grupos.
Segunda-feira (dia 3): Sala 2 (21h00): Encontro das “Oficinas de Oração e Vida -Aprender a orar para aprender a viver”.
Terça-feira (dia 4): Salão paroquial (21h00): Ensaio do Coro Paroquial. Quarta-feira (dia 5): Feriado nacional/ CARTÓRIO PAROQUIAL ENCERRADO!
1ª Quinta-feira (dia 6): Sala 1 (21h30): Reunião mensal dos Vicentinos. 1ª Sexta-feira (dia 7): Ig. Matriz (20h30): EUCARISTIA SOLENE EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO (com a tomada de posse nos novos membros da Confraria da Senhora do Rosário/Aldeia de Cidai) / Jornada Mundial de Oração pelas intenções do Santo Padre (Apostolado da Oração).
Durante o mês de Outubro vamos reunir com todos os membros do CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL para apresentar o Lema Pastoral da Diocese para este ano e delinear, mais especificamente, o nosso programa paroquial de pastoral, os nossos desafios e os objetivos para este ano e a situação do avanço das obras! Aguardemos! A vossa colaboração é essencial!
RESTAURO DE TELAS/ESTANDARTES E QUADROS DE ANTIGOS PÁROCOS: para marcar também o início deste ano pastoral, a paróquia e a Confraria das Almas mandaram restaurar 4 telas do séc. XVIII e XIX com pinturas de São Tiago, São Sebastião, São Miguel e Senhora do Rosário, como forma de preservar o nosso património e as nossas memórias. Foram colocados nas duas sacristias quadros com os retratos de antigos párocos, bem como uma lista dos párocos de Bougado Grande desde o séc. XVI até hoje. Aproveitem para apreciar e ver essas memórias nas sacristias! Limpeza da Igreja: Aldeia de Bairros! Muito Obrigado aos que limparam no mês anterior! Formação Diocesana para Ministros Extraordinários da Comunhão: No dia 18 de Outubro, às 21.00h no colégio das Teresianas em Santo Tirso, haverá mais uma sessão de formação para Ministros da Comunhão. SITE DA PARÓQUIA: na próxima semana o nosso Site da paróquia será renovado e complementado, para melhor estar disponível para consulta e acompanhamento da nossa vida paroquial.
Ofertório dominical (dia 24 e 25 de Sábado (dia 8): Ig Matriz (das 9h30 às 11h30): CONTAS: Setembro): 428,68 eur. / Ofertório de casamenCONFISSÕES para as crianças e jovens do 4º,5º,6º,7º,8º,9º,10º. (Depois de um longo período de ausência na eucaristia dominical para muitos, devido às férias, é necessário purificar novamente o coração para se poder dignamente receber a Comunhão e celebrar melhor o encontro renovado com Jesus Cristo). APOSTOLADO DA ORAÇÃO: estão em distribuição os folhetos com as intenções do Papa para o mês de Outubro. Levemos para rezar!
tos: 33.40 eur. / Ofertório de missa de 7º dia: 26,53 eur./ Oferta particular de cumprimento de promessa às Alminhas de Santa Bárbara (Bairros): 250 eur. / Esmolas das Alminhas de Santa Bárbara (Bairros): 15 eur. / Foi entregue à paróquia pela srª Maria Alice da Costa e Silva a quantia de 500 eur, para serem celebradas missas por ela, após a sua morte, e pelo seu marido / Foram também entregues 300 eur para serem celebradas missas por Maria Amélia de Azevedo Costa!
Sexta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h30 Sábado | Igreja Matriz | 9h30 - 11h30 (para as crianças e jovens da Catequese!) Terça, quinta, Sexta: Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 9h30 - 12h30 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com 15h00 - 19h30 Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Sábado Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 9h30 - 12h30 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
A FÉ MOVE MONTANHAS
1ª leitura (Hab 1, 2-3; 2-4)
«O justo viverá pela sua fé» A grande provação do exílio de Babilónia pôde fazer nascer no espírito de muitos de entre o povo de Deus interrogações e dúvidas, que vieram perturbar a sua fé: “Até quando Senhor...? Porquê ?” Mas a provação é purificação para a fé, e “o justo viverá pela sua fidelidade”. Sendo fiel até ao fim, viverá para sempre em Deus, a quem nenhum acontecimento do mundo poderá afectar.
Salmo responsorial (Salmo 94(95)) «Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações. »
2ª leitura (2 Tim 1, 6-8. 13-14)
«Não te envergonhes de dar testemunho de Nosso Senhor » A imposição das mãos, que foi certamente para Timóteo o momento da sua ordenação, é fonte do dom de Deus orientado para o apostolado. Este é uma obra difícil. É necessário, por isso, recorrer constantemente a essa fonte, donde brota a graça do Espírito Santo, que é a “força de Deus”.
Evangelho (Lc 17, 5-10)
«Se tivésseis fé! » A fé é a raiz de toda a vida do cristão. A fé é que nos há-de predispor a fazer, com simplicidade e generosidade, tudo o que o Senhor nos mandar. Por isso, no cristão, todo o serviço do reino de Deus é exercício da fé, e, no fim de tudo, realização da sua própria vocação cristã.
Quantas vezes na vida temos momentos de desânimo, impaciência, descrença. Pomos tudo em causa, até mesmo a nossa fé. Mas o que é isso de ter fé? A fé é dom de Deus e supõe uma resposta viva e atuante da nossa parte. Fé e vida devem andar sempre juntas. A fé, mesmo que pequena, cresce e torna-se forte pela prática da oração, da participação ativa na comunidade, pela prática da caridade, da justiça, pela vivência fraterna e solidária. A fé em Deus sendo algo de invisível e intangível é a melhor segurança que se pode ter na vida porque é estar em comunhão com Deus, única rocha firme em que verdadeiramente nos podemos apoiar. A nossa relação com Deus, pela fé, deve ser esponsal, semelhante ao amor entre marido e mulher. Não é apenas uma adesão intelectual a umas quantas verdades aprendidas. Não é um recurso para conseguir determinadas coisas. Tem de ser antes uma adesão de vida ao projeto de Deus, revelado por Jesus Cristo. A fé é um encontro pessoal com Deus, em Jesus Cristo. É aceitar realizar o plano de Deus em nós, fazer a vontade de Deus. É olhar o mundo, os acontecimentos, as pessoas com o olhar misericordioso de Deus. É um abandono total e gratuito a Deus, sem esperar direitos e privilégios. Não é ter Deus ao nosso serviço, mas colocarmos--nos plenamente à disposição de Deus. “O justo viverá pela sua fé”. Peçamos ao Senhor a graça desta fé que faz viver e move montanhas.
REZA ESTA SEMANA O TERÇO...ÉS CAPAZ DISSO, TU E A TUA FAMÍLIA?