Boletim paroquial de santiago bougado 1302

Page 1

Este domingo (dia 17): A Confraria de Nossa Senhora do Rosário recolhe os anuais dos associados no Lugar de Cidai (e dia 24 também). A comissão de Festas da Senhora da Livração vai fazer novamente o peditório este domingo dia 17 e 24 de Dez. no final das missas em Lantemil para a Festa do Menino. Procuremos colaborar! Ig. Matriz (16h00): Adoração ao SSº e Vésperas! Segunda-feira (dia18): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Terça-feira (dia 19): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Salão de Guilhabreu (21h00): Encontro de formação vicarial para os coros, organistas, salmistas e directores de coros de Vila do Conde. Quarta-feira (dia 20): S. Mamede do Coronado (21h00): Encontro de formação vicarial para os coros, organistas, salmistas e directores de coros da Trofa. Sexta-feira (dia 22): Ig. Matriz: Eucaristia às 8h00! Ig. Matriz (17h00-20h00): CONFISSÕES DE PREPARAÇÃO PARA O NATAL. Estarão presentes vários sacerdotes para atender as pessoas. Convidamos especialmente as famílias, as crianças e jovens (da catequese do 4º ao 11º ano) a prepararem o seu coração para acolher bem o Nascimento de Jesus! Só assim é será um verdadeiro Natal! Ig. Matriz (21h00): Ensaio do Coro Paroquial. Sábado (dia 23): Ig. Matriz (16h30): Eucaristia de Encerramento do 1º período de Catequese/ Festa de Advento-Natal, no Salão, para todos os catequisandos, seus pais e todos os catequistas! Ig. Matriz (17h30): Ensaio do Coro Paroquial Salão (depois da eucaristia das 20h00): Breve encontro e convívio de Advento-Natal do Sr Abade com todos os elementos dos seguintes grupos da liturgia: Equipa da Liturgia, Coro Paroquial, Leitores, Acólitos, Ministros da Comunhão, Zeladores (as) dos altares da Ig. Matriz e Capelas, e Grupo de Jovens. Devem trazer algo de comer e beber para partilhar no fim. Haverá uma surpresa! Livro de Orações para o Advento “Rezar no Advento (esperança e alegria)”: Ainda existem disponíveis no cartório alguns exemplares pelo valor de 1,50 eur. PRESÉPIOS: estão à venda, no Cartório e no final das eucaristias, na Ig. Matriz, vários presépios feitos à mão. O fruto da venda reverte para as obras paroquiais. A arte sacra é uma boa forma de presente! VISITA DOS DOENTES: antes do Natal o Sr. Abade estará a visitar os doentes. Domingo (dia 24) : VÉSPERA DE NATAL/ Ig. Matriz (15h30): Eucaristia solene da Vigília de Natal. Convi-

damos para esta celebração as famílias, as crianças e os jovens da catequese para assim celebrarmos comunitariamente o Natal de Jesus. Esta eucaristia será a grande celebração de Natal de toda a catequese. Será entregue a todos um pequeno presente. Ig. Matriz de Santiago (23h59): MISSA DO “GALO”: Eucaristia solene da noite de Natal das duas comunidades de Santiago e São Martinho. Será também entregue “A Luz da Paz de Belém”. Esta Luz é acesa numa chama que arde incessantemente na Gruta da Natividade, em Belém, e representa o nascimento de Jesus. Na nossa comunidade de Santiago foi acolhida pelo nosso Agrupamento de Escuteiros e será distribuída nesta eucaristia da Noite de Natal. As pessoas são convidadas, nesta noite, a trazer as suas candeias antigas para depois poderem levar esta luz e rezarem na noite e dia de Natal com as suas famílias. Domingo (dia 25): DIA SOLENE DE NATAL. As eucaristias serão nos horários normais! A missa das 12h00 será a mais solenizada. Nesta véspera e neste dia dar -se-á a imagem do Menino Jesus a beijar e será oferecida uma lembrança de Natal. IMAGEM DO MENINO JESUS DO NOSSO PRESÉPIO: este ano queremos convidar todas as famílias a trazerem a imagem do Menino Jesus que vão colocar nos seus presépios para uma bênção especial nas celebrações do Natal. Assim sendo, na missa vespertina de Natal (15h30), da meia-noite (23h59) e do dia (12h00) será feita essa bênção. Tragam as imagens! Estamos a chegar às celebrações do Natal! Procuremos participar na dinâmica “Movidos pela Estrela que brilha no Amor” com a partilha de bens alimentares ou dinheiro para os mais necessitados da nossa comunidade! Procuremos participar com alegria, de coração purificado, nas celebrações litúrgicas do Natal com toda a família: façamos o Presépio, valorizemos os sinais exteriores, como a imagem do Menino Jesus, e mostremos como é celebrar o verdadeiro Natal! neste tempo de dar ofertas e presentes convidamos os paroquianos e as suas famílias a darem a sua oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia. A sustentação da paróquia depende da ajuda de todos! Obrigado! Podem proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2016-2017. O oferecimento da Eucaristia é O MELHOR PRESENTE que podemos dar! CONTAS: Ofertórios do fim de semana 8, 9 e 10 de Dezembro: 513,70 eur. / Ofertório da missa na Cap.ª de Stª Luzia (dia 13): 50 eur./ Caixas das esmolas da Capª. Stª Luzia: 55 eur. / Oferta particular para as obras: 500 eur.

Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários: Terça a Sexta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

A ALEGRIA DO EVANGELHO LIBERTA Neste 3º Domingo do Advento, a Palavra de Deus convida-nos a viver na alegria. O Messias vem para nos libertar e anunciar a boa nova da alegria. No Evangelho, continua a sobressair João Batista, um Homem (com letra maiúscula) livre e verdadeiro. Precisamos de vozes assim, testemunhas da Luz, que não se deixam condicionar pela mentira ou conveniências aparentes, que são capazes de reconhecer e propor Aquele que é a verdadeira Luz e o autêntico Libertador: Jesus. Rejubilando no Senhor que nos revestiu da 1ª leitura (Is 61, 1-2a. 10-11) dignidade de pessoas livres, prolongue-mos a Sua missão messiânica na fidelidade ao Espírito. Levemos a «Exulto de alegria no Senhor» todos a alegria deste Evangelho da libertação. Mas A salvação, que o profeta tem o dever de anunciar, privilegiemos os pobres, os humildes, os que sofrem. renova a Aliança com Deus e faz-nos participar da Sua mesma vida. Por isso, é em nós fonte de alegria. O cristão deve comunicar esta alegria aos seus irmãos. A unção baptismal, infundindo em nós a Fé, a Esperança e a Caridade, tornou-nos capazes de anunciar a boa notícia da salvação. Salmo responsorial (Salmo Lc 1, 46b-48. 49-50. 53-54) «A minha alma exulta de alegria no Senhor.»

2ª leitura (1 Tes 5, 16-24)

«Todo o vosso ser – espírito, alma e corpo – se conserve para a vinda do Senhor» A fidelidade de Deus às Suas promessas exige uma resposta. Por isso, o cristão deve viver na alegria, na oração, na acção de graças, numa palavra, na santidade, ao longo da sua vida, na perspectiva da Vinda Gloriosa de Cristo. Na sua marcha, encontrará, por certo, como todos os homens, a provação e o sofrimento. Mas o nosso Deus é um Deus de paz, isto é, de felicidade material (sentido de paz no A. T.) e espiritual (plenitude de vida divina em Cristo). Há-de, portanto, ajudá-lo a conseguir esta felicidade, pela santidade.

Evangelho (Mc 1, 18-25)

«No meio de vós está Alguém que não conheceis» A palavra de João Baptista conserva toda a sua actualidade: no meio de nós está Jesus Cristo, mas nós não O reconhecemos. Vemos talvez n’Ele o herói dum messianismo temporal, o pregador duma fraternidade e duma felicidade puramente humanas, o taumaturgo extraordinário. Mas o segredo da Sua personalidade de Homem-Deus e da Sua fidelidade ao Pai, até à morte, escapa-nos. Descobrir Cristo com o olhar lúcido da fé e mostrá-l’O aos outros – eis a boa notícia, que nos dá a alegria verdadeira

“Apareceu um homem enviado por Deus…… Eu sou a voz do que clama no deserto!” (Evangelho) Afirmar a liberdade de expressão da nossa fé, na esfera pública. Realizar um sinal de pública manifestação de fé, fazendo um anúncio público do Natal de Jesus, sinalizando-o em presépios, que podem ser colocados em espaços públicos, ou através de envio de mensagens, de publicações explícitas nas redes sociais, etc. Através de pequenos vídeos, desafiar à proposta do anúncio do Natal cristão, de modo a fazer chegar a todos a mais envolvente notícia do amor de Deus. Na celebração eucarística dominical, no rito do envio, deixar um mote para tal anúncio. Colocar no péde-meia (lá em casa e/ou na Igreja) o fruto da partilha.

Movidos pela Estrela que brilha no amor, salta de alegria o nosso coração ao ver chegar o Vosso dia, Senhor. Desatai todos os nós cegos que atrapalham o caminho da vida e da verdade que nos liberta. Dai-nos a Luz que nos desperta para sermos caminheiros da fé, mensageiros do Vosso amor.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.