Este Domingo (dia 21): Dia Mundial das Missões.
Os ofertórios deste fim de semana, dias 20 e 21 de Outubro, são destinados para as Missões. Ajudemos! No final das eucaristias deste fim de semana serão distribuídas duas pagelas: a oração de Nossa Senhora e São Miguel e um Exame de Consciência para preparar as confissões. Terça-feira (dia 23): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. // Sede dos Escuteiros (21h15): Reunião dos dirigentes do agrupamento 447 com o pároco. Quarta-feira (dia 24): Igreja Nova da Trofa (17h0020h00): Confissões para o Dia de Todos os Santos e Jubileu das Almas // Ig. Matriz de Bougado (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quinta-feira (dia 25): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Momento de Adoração Eucarística; preside o pároco. Sexta-feira (dia 26): Ig. Matriz (9h30-12h00 // 17h0020h00): Confissões gerais para o Dia de Todos os Santos e Fiéis Defuntos. (Estarão presentes vários sacerdotes! Faz-se um apelo a todos para aproveitarem estas confissões, sobretudo as crianças, adolescentes e jovens da catequese e suas famílias. Aproveitemos este momento de graça e de misericórdia e procuremos limpar o nosso coração para melhor oferecer as nossas orações pelos nossos queridos defuntos e alcançar as indulgências. Preparem-se! Salão paroquial (21h15): 3º encontro de preparação para o Crisma. (O Crisma será no dia 11 de Novembro, às 15h30, na Igreja Nova da Trofa). Sábado (dia 27):Ig. Matriz (20h00): Eucaristia dos jovens e bênção dos estudantes: o grupo da Pastoral da Família quer convidar todos os estudantes (desde o 5º ano do ciclo até à universidade) para esta eucaristia de bênção. No início de mais um académico faz todo o sentido que peçamos a Bênção de Deus para mais um ano de estudos. Assim sendo, pede-se que todos os estudantes residentes da paróquia participem nesta celebração. Ao universitários pede-se que venham trajados com as suas capas. Venham! Salão paroquial (21h15): Reunião importante de início de ano pastoral com todos os membros do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP). Apela-se a que os membros eleitos para este conselho estejam presentes para a planificação da vida pastoral da paróquia. Pede -se que todos os coordenadores dos grupos façam chegam, sem falta, o plano anual e as programações dos seus grupos esta semana.
Mudança de hora: Nesta mesma noite, de 27 (sábado) para 28 (domingo) ocorre a mudança da hora. Os relógios atrasam uma hora! Solenidade de Todos os Santos: dia 31, às 19h30: Eucaristia vespertina desta Solenidade; Quinta, dia 1, o horário das missas de manhã é o de domingo. A tradicional celebração no Cemitério será celebrada à tarde às 15h30! Será distribuído um folheto com uma mensagem do pároco de início de Ano Pastoral. Ultrapassadas algumas burocracias legais e processuais, e se Deus quiser, em Dezembro, todo o projecto e maquete estarão prontos! Esta semana iniciamos já a reconstrução do muro que separa os terrenos do salão com os vizinhos. Essa obra está ao encargo da paróquia e foi possível graças à generosidade e doação de terreno da família vizinha. Esta ampliação vai beneficiar o nosso salão com um espaço mais digno. A paciência tudo alcança. Até lá temos que ir juntando dinheiro. Sejam compreensivos e generosos. O tradicional ofertório desta eucaristia do cemitério reverterá, mais uma vez, para as obras do Salão e da Residência. Este peditório será realizado pelos membros da Comissão de São Gens! Procuremos ser generosos já neste primeiro peditório! Muito Obrigado! O grupo de jovens estará à porta do cemitério a vender peças de arte para as obras da paróquia. Sexta-feira (dia 2): Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos: Ig. Matriz (7h00): Eucaristia e procissão ao cemitério/ Ig. Matriz (9h00): Eucaristia e procissão ao cemitério/ Ig. Matriz (19h30): Eucaristia com ofício e procissão ao cemitério. (Os ofertórios destas eucaristias serão para as Almas. Será também distribuída uma pagela com orações pelos defuntos para se rezar no Mês das Almas).
Site da Paróquia: para marcar o início de mais um ano pastoral, o nosso Site da paróquia www.paroquiadebougado.pt foi renovado e está a ser atualizado com mais informações. Procurem consultar e a acompanhar toda a vida paroquial, tanto no site como na nossa página do Facebook. Todas as sugestões de melhoria e opiniões que acharem que podem dar, enviem para o nosso e-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com. Obrigado e aproveitem para nos visitar e acompanhar a por estes meios! CONTAS: Ofertórios Dominicais (dias 13 e 14 de Outubro): 322.20 eur. / Ofertório de 7º dia: 20 eur. / Ofertório de exéquias: 43 eur.
Horário do Cartório Paroquial esta semana: Quarta, quinta e Sexta-feira 09h00-12h30 | 14h00-19h00 Sábado 09h00-12h30
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Evangelho (Mc 10, 35-45) «O Filho do homem veio para dar a vida pela redenção de todos » Jesus realizou em Si a figura do Servo de Deus, de que falava a primeira leitura. E, se hoje O reconhecemos como “Senhor”, foi porque o Pai O exaltou e Lhe deu esse nome, que está acima de todos os nomes, depois de Ele ter sido obediente até à morte e morte de cruz. O caminho que O levou à glória foi o do serviço até à morte. 1ª leitura (Is 53, 10-11) «Se oferecer a sua vida como sacrifício de expiação, terá uma descendência duradoira» Esta leitura é um dos chamados “Cânticos do Servo de Deus” do Livro de Isaías. Este Servo apresenta-se como alguém que leva o seu espírito de serviço até ao ponto de dar a própria vida pela salvação da multidão. Jesus há-de realizar, da maneira mais perfeita que se possa imaginar, esta figura do Servo de Deus, e ensinou que este é o único caminho para entender a sua missão e a nossa, como seus discípulos e membros do seu povo.
Salmo responsorial (Salmo 32(33))
«Desça sobre nós a vossa misericórdia, porque em Vós esperamos, Senhor.» 2ª leitura (Hebr 4, 14-16) «Vamos cheios de confiança ao trono da graça» Por uma coincidência feliz, esta leitura liga-se hoje muito bem às outras duas. Fala-nos ela de Cristo como nosso Sacerdote. Ele não só Se ofereceu a Si mesmo ao Pai por nós, mas, como fruto dessa oblação, Ele mesmo, em sua humanidade, penetrou nos Céus e lá colocou, à direita do Pai, a nossa pobre humanidade, por Ele salva. Aí Ele continua a ser o Sacerdote da humanidade, por quem sempre intercede junto do Pai. Podemos, por isso, aproximar-nos confiantes de Deus, que nos acolhe com a sua graça.
partilhou, na Terra, as alegrias e as tristezas, os êxitos, os fracassos, os momentos felizes e as dores que são características da vida humana. Conhece bem as alternâncias das situações da nossa existência. Está no Céu como nosso advogado junto do Pai. A Páscoa D’Ele e também a nossa é precedida pela Semana da Paixão dolorosa. Temos de aceitar esta realidade, sabendo que Ele nos precedeu, nos acompanha e nos dá força para avançarmos, confiantes.
Senhor Jesus, desperta em nós um olhar missionário, ajuda-nos a escutar o coração do outro, e a ver o Teu rosto nos irmãos. Ajuda-nos a ser audazes afastando-nos dos nossos medos e preconceitos. Queremos, como tu, viver a linguagem do amor e servir mais do que ser servidos. Só Tu és o Caminho, dá-nos a coragem de Te seguir e de Ser Igreja missionária aonde nos levares. Aqui estamos, Senhor, porque acreditamos que Ser cristão é Ser Missão! Ámen.