Semana dos Consagrados: Os ofertórios deste fim de semana (2 e 3 de Fevereiro) são destinados para a Universidade Católica. Colaboremos. A Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora da Livração fará o peditório pela paróquia neste mês de Fevereiro. Neste fim de semana 2 e 3 de Fevereiro estarão na Trofa-velha e Cedões. Procuremos colaborar. Jornadas de Teologia (desta segunda a quinta) no polo da Universidade Católica - Porto. Terça-feira (dia 5): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quarta-feira (dia 6): Capela de Bairros (18h0019h00): Confissões. / Sala 1 (20h30): Reunião mensal dos Vicentinos. Quinta-feira (dia 7): Capela de Lantemil (17h30 – 18h30): Confissões. / Residência (20h30): Reunião do Conselho Económico (Fábrica da Igreja). Sexta-feira (dia 8): Ig. Matriz (18h00-19h00): Confissões. / Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração ao SSº Sacramento / Salão de Guilhabreu (21h30): 1º encontro de formação do Serviço Diocesano de Liturgia para os coros, salmistas, directores de coro, acólitos e leitores. Sábado (dia 9): Ig. Matriz (16h30): Eucaristia da Catequese com Festa das Bem-Aventuranças. / Salão paroquial (21h30): O pároco e a comissão fabriqueira convidam todos os paroquianos para a sessão pública de apresentação do projecto e maquete das obras do Centro Paroquial de Pastoral. Contaremos com a presença do Bispo Auxiliar do Porto, Dom Pio Alves, do Sr. Presidente da Cámara, Dr. Sérgio Humberto e do presidente da Junta de Freguesia, Sr. Luís Paulo. Dia mundial do doente: 11 de Fevereiro.
As liturgias diárias do mês de Março e Abril encontram-se disponíveis para levantamento no cartório. CPM/ Preparação para o Matrimónio: Os encontros de preparação para o Matrimónio vão iniciar no dia 22 de Fevereiro de 2019. Serão realizados na Cripta da Igreja nova da Trofa sempre às sextas-feiras às 21.30h. Os noivos que pensam casar nos tempos mais próximos devem frequentar estes encontros e para isso podem inscrever-se no cartório paroquial nos horários normais. Festas da Catequese, festas religiosas e dias dos Baptismos: as festas religiosas e da catequese, as datas dos baptismos comunitários, bem como toda a organização dos processos e normas dos sacramentos estão disponíveis no site da paróquia normas dos sacramentos estão disponíveis no site da paróquia: www.paroquiadebougado.pt. // Para marcar os baptismos, devem contactar o cartório. Lembramos que só pode ser padrinho de baptismo quem não esteja em situação irregular perante a Igreja (divorciados recasados; casados só civilmente ou a viver em união de facto). Namoro, vamos conversar...este é o título de uma tertúlia/ encontro organizado pela pastoral familiar dirigido a todos, em especial aos jovens. Terá lugar no dia 23 de Fevereiro, na cripta da Ig. Nova da Trofa, às 21h00. Procuremos participar. O Grupo Cerealis está a recrutar operadores fabris para a sua fabrica na trofa. Quem desejar esta oferta deve encaminhar a sua candidatura para recrutamento@cerealis.pt com a Ref.a Op Fab Trofa ou dirigir-se diretamente à Portaria do Centro de Produção situada na Rua de Entre Linhas Santiago do Bougado, Trofa. CONTAS: Ofertórios dia 23 e 24 de Janeiro: 323,41 eur. / Ofertório de exéquias: 72.42 eur. / Ofertórios de missas de 7º dia: 68.70 eur / Lampadários da Capª. de S. Gens: 1.70 eur.
Apostolado da oração: estão em distribuição os folhetos com as intenções de oração do papa. A Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora de Desterro fará o peditório pela paróquia no fim de semana 9 e 10 de Fevereiro.
Terça-Feira e Quinta-feira 09h00-12h30 | 14h00 - 18h00 Quarta-Feira e Sexta-feira 09h00-12h30 | 14h00 - 19h00 Sábado: Encerrado.
Cartório paroquial e atendimento esta semana:
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial): Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
a determinadas circunstâncias humanas e temporais; mas a sua Palavra vem ao mundo para ser levada até aos confins da Terra. Ela não veio para dividir, mas para unir; dividir, só a verdade do erro, o bem do mal, a luz das trevas, porque Deus é Luz.
Nós somos os profetas de hoje! 1ª leitura (Jer 1, 4-5. 17-19)
«Eu te constituí profeta entre as nações» Desde o dia da sua vocação, Jeremias, que os seus compatriotas hão-de acolher tão mal, é destinado por Deus para levar a palavra divina até aos pagãos. A palavra de Deus vem ao mundo para chegar a toda a Terra; e deve partir do meio do povo que Ele mesmo acolheu, mas que tantas vezes não é o que Lhe dá melhor acolhimento.
Salmo responsorial (Salmo 70(71))
«A minha boca proclamará a vossa salvação.» 2ª leitura (1 Cor 12, 31 - 13, 13) «Agora permanecem a fé, a esperança e a caridade; mas a maior de todas é a caridade»
No Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja, há grande diversidade de dons e graças. Depois de se referir a essa variedade, que enriquece o corpo da Igreja, o Apóstolo aponta o que é carisma de todos os cristãos e a que todos são chamados, embora cada um em grau diferente: a caridade. Esta leitura é um verdadeiro hino à caridade.
Evangelho (Lc 4, 21-30)
«Como Elias e Eliseu, Jesus não é enviado somente aos judeus»
Como Jeremias, também Jesus foi mal recebido pelos seus, e, deixando Nazaré, a terra “onde Se tinha criado”, partiu para outros lugares, onde a palavra de Deus pudesse encontrar quem melhor a escutasse. Deus liga-Se
Jesus é rejeitado pelos seus porque o conhecem. Mas é um conhecimento superficial e por isso não aderem a Jesus. Será que o nosso conhecimento de Jesus nos leva a acolhê-l’O e a viver com alegria e entusiasmo a Sua mensagem? Jesus não realiza milagres na Sua cidade, como os seus desejavam. É a atitude de quem procura um Jesus – espetáculo. Qual é o Deus que procuramos? O Deus dos milagres ou o Deus portador de uma proposta de liberdade e salvação? Por ser fiel a Deus e ao povo, o profeta nunca é um personagem aplaudido e elogiado pelas multidões. O caminho do profeta é sempre marcado pela incompreensão, sofrimento, solidão, risco. Por isso “…Nenhum profeta é bem recebido na sua terra”, tal como Jesus não foi. No hino de Paulo que lemos neste domingo e que é uma das suas páginas mais célebres, o apóstolo indica-nos “um caminho superior a todos os outros”: não o caminho do amorpaixão, não o caminho do amor-amizade, mas o caminho do amor-caridade: o caminho da agapè. E para falar deste amor, em vez de dar definições, ele mostra-o em acção e utiliza 15 verbos: ter paciência, servir, não invejar, não se vangloriar, não se orgulhar, etc. Este hino eleva -nos, inflama-nos… mas proíbe-nos de sonhar: estes 15 verbos são verbos para a acção! Uma sugestão: reler este texto, substituindo “caridade” por “Cristo”. A agapè é Cristo que ama em nós! Ame-mos os outros também!